Os programas de assistência estudantil e a equidade de ensino na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47587 |
Resumo: | No âmbito do projeto “Precisamos falar sobre o ensino da FAU’’, contemplado pelo Edital Vida Estudantil (Edital DEG/DEX/DAC nº. 20/2018), este artigo trata da situação dos estudantes pertencentes à política do PNAES, e tem por objetivo analisar o programa, captar o perfil do estudante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB), compreender as dificuldades que os alunos vulneráveis socioeconomicamente enfrentam, destacar os principais problemas e propor alternativas que possam melhorar o ensino e as metodologias atualmente aplicadas na FAU-UnB. Busca-se ainda identificar no ensino de Arquitetura e Urbanismo formas para promoção de equidade na graduação. Inspirada na pedagogia freireana, a pesquisa busca um compromisso com a inovação na educação (PACHECO, 2019) e caminhos para uma educação libertadora (FREIRE, 1992). Com o objetivo de compreender como se dá a metodologia de ensino da FAU UnB na perspectiva do estudante, e como ela afeta a vida dos alunos em situação de vulnerabilidade, foi elaborado um questionário que contou com 181 respostas. Como resultado, percebeu-se que, embora exista um avanço em relação às políticas de incentivo ao ingresso de estudantes em situação de vulnerabilidade na universidade, as políticas de assistência para a permanência desses estudantes na universidade nem sempre são suficientes. No contexto da FAU/UnB, a tradicional elitização do ensino de arquitetura e urbanismo, se torna um dos agravantes para a permanência desses alunos no curso. |
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Os programas de assistência estudantil e a equidade de ensino na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de BrasíliaAssistência estudantilEnsino superior - arquiteturaProtagonismo estudantilNo âmbito do projeto “Precisamos falar sobre o ensino da FAU’’, contemplado pelo Edital Vida Estudantil (Edital DEG/DEX/DAC nº. 20/2018), este artigo trata da situação dos estudantes pertencentes à política do PNAES, e tem por objetivo analisar o programa, captar o perfil do estudante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB), compreender as dificuldades que os alunos vulneráveis socioeconomicamente enfrentam, destacar os principais problemas e propor alternativas que possam melhorar o ensino e as metodologias atualmente aplicadas na FAU-UnB. Busca-se ainda identificar no ensino de Arquitetura e Urbanismo formas para promoção de equidade na graduação. Inspirada na pedagogia freireana, a pesquisa busca um compromisso com a inovação na educação (PACHECO, 2019) e caminhos para uma educação libertadora (FREIRE, 1992). Com o objetivo de compreender como se dá a metodologia de ensino da FAU UnB na perspectiva do estudante, e como ela afeta a vida dos alunos em situação de vulnerabilidade, foi elaborado um questionário que contou com 181 respostas. Como resultado, percebeu-se que, embora exista um avanço em relação às políticas de incentivo ao ingresso de estudantes em situação de vulnerabilidade na universidade, as políticas de assistência para a permanência desses estudantes na universidade nem sempre são suficientes. No contexto da FAU/UnB, a tradicional elitização do ensino de arquitetura e urbanismo, se torna um dos agravantes para a permanência desses alunos no curso.En el ámbito del proyecto “Precisamos hablar sobre la enseñanza de la FAU”, contemplado por el “Edital Vida Estudiantil” (Edital DEG / DEX / DAC nº 20/2018), este artículo trata de la situación de los estudiantes que pertenecen a política del PNAES, y tiene como objetivo analizar el programa, captando el perfil del estudiante de la Facultad de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad de Brasilia, entendiendo las dificultades que enfrentan los estudiantes socioeconómicamente vulnerables, destacando los principales problemas y proponiendo alternativas que pueden mejorar la enseñanza y las metodologías que se aplican actualmente en FAU/UnB. Tambien identificar formas en la enseñanza de Arquitectura y Urbanismo para ascender la equidad en los cursos de graduación. Inspirada en la pedagogía de Freire, la investigación busca un compromiso con la innovación en la educación (PACHECO, 2019) y caminos hacia una educación liberadora (FREIRE, 1992). Para comprender cómo se desarrolla la metodología de enseñanza de la FAU/UnB desde el punto de vista del alumno, y cómo afecta la vida de los alumnos en situaciones de vulnerabilidad, se desarrolló un cuestionario con 181 respuestas. Como resultado, se percibió que, aunque existe un avance en relación con las políticas para incentivar el ingreso de estudiantes en situación de vulnerabilidad a la universidad, las políticas de asistencia para la permanencia de estos estudiantes en la universidad ni siempre son suficientes. En el contexto de FAU/UnB, la tradicional elitización de la enseñanza de la arquitectura y el urbanismo se convierte en uno de los agravantes para la permanencia de estos estudiantes en el curso.Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)Departamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO)Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoEditorial de la Facultad de Arquitectura, Urbanismo y Diseño de la Universidad Nacional de CórdobaUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e UrbanismoUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e UrbanismoUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e UrbanismoUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoCardoso, Suenne GomesDamasceno, Thaylla SantosAndrade, Liza Maria Souza deSilva, Ana Luiza Aureliano2024-01-30T11:50:10Z2024-01-30T11:50:10Z2021Trabalho apresentado em eventoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCARDOSO, Suenne Gomes et al. Os programas de assistência estudantil e a equidade de ensino na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. In: ENCUENTRO INTERNACIONAL LA FORMACIÓN UNIVERSITARIA Y LA DIMENSIÓN SOCIAL DEL PROFESIONAL, 5., 2021, Córdoba. Anais [...]. Córdoba: Editorial de la Facultad de Arquitectura, Urbanismo y Diseño de la Universidad Nacional de Córdoba, 2021. p. 822-842. Tema: Hábitat, ciudadanía y participación. Disponível em: https://0fce024f-6784-49dc-8b96-1329d6dd0fa3.filesusr.com/ugd/e66e11_9cf3ad30ba0a4cce9c0cf843fd1d7d2f.pdf. Acesso em: 30 jan. 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47587porAutorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pela autora Ana Luiza Aureliano Silva para disponibilizar a obra, gratuitamente, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-30T11:50:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/47587Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-30T11:50:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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