EU NARRO. QUER NARRAR COMIGO? NOVAS FORMAS DE LEITURA E ESCRITA COM IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Veronica dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Porto, Cristiane de Magalhães, Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9574
Resumo: O artigo tem como objetivo discutir a estrutura de narrativas interativas produzidas em ambientes digitais on-line a partir dos conceitos aristotélicos de mimeses, catarse e poiesis. Para isso, se estabelece algumas comparações com a estrutura das narrativas literárias tradicionais e apresenta-se as narrativas ficcionais no contexto da Cibercultura como resultado de um processo evolutivo da literatura e do contexto sócio-histórico. Metodologicamente, o trabalho constitui-se por uma pesquisa bibliográfica com caráter exploratório-descritivo. O argumento principal defende a importância de o docente compreender essas novas narrativas como manifestação das diversas possibilidades compositivas da ficção que, na interação oferecida pelo ambiente virtual no contexto da Cibercultura, pode ser formulada e reformulada por meio das diversas linguagens, especialmente a digital.
id UFS-3_824dc90942cd0ad00654f1358b08c9c0
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9574
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling EU NARRO. QUER NARRAR COMIGO? NOVAS FORMAS DE LEITURA E ESCRITA COM IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTEO artigo tem como objetivo discutir a estrutura de narrativas interativas produzidas em ambientes digitais on-line a partir dos conceitos aristotélicos de mimeses, catarse e poiesis. Para isso, se estabelece algumas comparações com a estrutura das narrativas literárias tradicionais e apresenta-se as narrativas ficcionais no contexto da Cibercultura como resultado de um processo evolutivo da literatura e do contexto sócio-histórico. Metodologicamente, o trabalho constitui-se por uma pesquisa bibliográfica com caráter exploratório-descritivo. O argumento principal defende a importância de o docente compreender essas novas narrativas como manifestação das diversas possibilidades compositivas da ficção que, na interação oferecida pelo ambiente virtual no contexto da Cibercultura, pode ser formulada e reformulada por meio das diversas linguagens, especialmente a digital.Revista Tempos e Espaços em Educação2019-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/957410.20952/revtee.v11i01.9574Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 01 (2018): Edição Especial; 187-201Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 01 (2018): Edição Especial; 187-201Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 01 (2018): Edição Especial; 187-201Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 01 (2018): Edição Especial; 187-2012358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9574/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessConceição, Veronica dos SantosPorto, Cristiane de MagalhãesOliveira, Kaio Eduardo de Jesus2022-02-09T21:03:51Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9574Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T21:03:51Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv EU NARRO. QUER NARRAR COMIGO? NOVAS FORMAS DE LEITURA E ESCRITA COM IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
title EU NARRO. QUER NARRAR COMIGO? NOVAS FORMAS DE LEITURA E ESCRITA COM IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
spellingShingle EU NARRO. QUER NARRAR COMIGO? NOVAS FORMAS DE LEITURA E ESCRITA COM IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
Conceição, Veronica dos Santos
title_short EU NARRO. QUER NARRAR COMIGO? NOVAS FORMAS DE LEITURA E ESCRITA COM IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_full EU NARRO. QUER NARRAR COMIGO? NOVAS FORMAS DE LEITURA E ESCRITA COM IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_fullStr EU NARRO. QUER NARRAR COMIGO? NOVAS FORMAS DE LEITURA E ESCRITA COM IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed EU NARRO. QUER NARRAR COMIGO? NOVAS FORMAS DE LEITURA E ESCRITA COM IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_sort EU NARRO. QUER NARRAR COMIGO? NOVAS FORMAS DE LEITURA E ESCRITA COM IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
author Conceição, Veronica dos Santos
author_facet Conceição, Veronica dos Santos
Porto, Cristiane de Magalhães
Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus
author_role author
author2 Porto, Cristiane de Magalhães
Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Veronica dos Santos
Porto, Cristiane de Magalhães
Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus
description O artigo tem como objetivo discutir a estrutura de narrativas interativas produzidas em ambientes digitais on-line a partir dos conceitos aristotélicos de mimeses, catarse e poiesis. Para isso, se estabelece algumas comparações com a estrutura das narrativas literárias tradicionais e apresenta-se as narrativas ficcionais no contexto da Cibercultura como resultado de um processo evolutivo da literatura e do contexto sócio-histórico. Metodologicamente, o trabalho constitui-se por uma pesquisa bibliográfica com caráter exploratório-descritivo. O argumento principal defende a importância de o docente compreender essas novas narrativas como manifestação das diversas possibilidades compositivas da ficção que, na interação oferecida pelo ambiente virtual no contexto da Cibercultura, pode ser formulada e reformulada por meio das diversas linguagens, especialmente a digital.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9574
10.20952/revtee.v11i01.9574
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9574
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v11i01.9574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9574/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 01 (2018): Edição Especial; 187-201
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 01 (2018): Edição Especial; 187-201
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 01 (2018): Edição Especial; 187-201
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 01 (2018): Edição Especial; 187-201
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182265892864