Utilização das tic no ensino de português: o olhar revelador dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2269 |
Resumo: | Este trabalho é resultado de investigação a cerca da recorrente aplicabilidade das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’s ao ensino de português. as novas tecnologias estão trazendo novos desafios pedagógicos para as escolas e professores. dessa forma, a pesquisa se propôs a compreender os desafios, as contribuições e as perspectivas contemporâneas para a docência de língua portuguesa à luz das novas Tecnologias, bem como analisar a integração das mídias e tecnologias na escola e a prática dos docentes em duas escolas da rede pública de ensino em fátima, Bahia. Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizamos os procedimentos de análise de documentos e entrevistas. ao analisar o uso das mídias na escola, percebe-se que os alunos têm mais facilidade em incorporá-las que os professores, fato que não pode mais ser justificado pela ausência de programas de formação. O que se percebe é que, na tentativa de incorporar as novas formas de ensinar, usando as mídias e as tecnologias, a maioria dos professores tem feito adaptações, ou até mesmo muitos docentes têm fechado os olhos a essas novas ferramentas. Esse contexto deixa claro que ensinar e aprender com as tecnologias são desafios que têm modificado o paradigma tradicional do conceito de sala de aula e ensino e aprendizagem de português. Os desafios contemporâneos requerem um repensar da educação para evitar usos parciais ou ineficazes dessas tecnologias. |
id |
UFS-3_837fc5682f5912f2895e79897ddb9fb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2269 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização das tic no ensino de português: o olhar revelador dos professoresEste trabalho é resultado de investigação a cerca da recorrente aplicabilidade das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’s ao ensino de português. as novas tecnologias estão trazendo novos desafios pedagógicos para as escolas e professores. dessa forma, a pesquisa se propôs a compreender os desafios, as contribuições e as perspectivas contemporâneas para a docência de língua portuguesa à luz das novas Tecnologias, bem como analisar a integração das mídias e tecnologias na escola e a prática dos docentes em duas escolas da rede pública de ensino em fátima, Bahia. Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizamos os procedimentos de análise de documentos e entrevistas. ao analisar o uso das mídias na escola, percebe-se que os alunos têm mais facilidade em incorporá-las que os professores, fato que não pode mais ser justificado pela ausência de programas de formação. O que se percebe é que, na tentativa de incorporar as novas formas de ensinar, usando as mídias e as tecnologias, a maioria dos professores tem feito adaptações, ou até mesmo muitos docentes têm fechado os olhos a essas novas ferramentas. Esse contexto deixa claro que ensinar e aprender com as tecnologias são desafios que têm modificado o paradigma tradicional do conceito de sala de aula e ensino e aprendizagem de português. Os desafios contemporâneos requerem um repensar da educação para evitar usos parciais ou ineficazes dessas tecnologias.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/226910.20952/revtee.v0i0.2269Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 Núm. 9 (2012): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 No 9 (2012): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 4 n. 9 (2012): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 No. 9 (2012): Julho-Dezembro2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2269/1940Neto, Joaquim Cardoso da Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-04T22:01:22Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2269Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-04T22:01:22Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização das tic no ensino de português: o olhar revelador dos professores |
title |
Utilização das tic no ensino de português: o olhar revelador dos professores |
spellingShingle |
Utilização das tic no ensino de português: o olhar revelador dos professores Neto, Joaquim Cardoso da Silveira |
title_short |
Utilização das tic no ensino de português: o olhar revelador dos professores |
title_full |
Utilização das tic no ensino de português: o olhar revelador dos professores |
title_fullStr |
Utilização das tic no ensino de português: o olhar revelador dos professores |
title_full_unstemmed |
Utilização das tic no ensino de português: o olhar revelador dos professores |
title_sort |
Utilização das tic no ensino de português: o olhar revelador dos professores |
author |
Neto, Joaquim Cardoso da Silveira |
author_facet |
Neto, Joaquim Cardoso da Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, Joaquim Cardoso da Silveira |
description |
Este trabalho é resultado de investigação a cerca da recorrente aplicabilidade das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’s ao ensino de português. as novas tecnologias estão trazendo novos desafios pedagógicos para as escolas e professores. dessa forma, a pesquisa se propôs a compreender os desafios, as contribuições e as perspectivas contemporâneas para a docência de língua portuguesa à luz das novas Tecnologias, bem como analisar a integração das mídias e tecnologias na escola e a prática dos docentes em duas escolas da rede pública de ensino em fátima, Bahia. Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizamos os procedimentos de análise de documentos e entrevistas. ao analisar o uso das mídias na escola, percebe-se que os alunos têm mais facilidade em incorporá-las que os professores, fato que não pode mais ser justificado pela ausência de programas de formação. O que se percebe é que, na tentativa de incorporar as novas formas de ensinar, usando as mídias e as tecnologias, a maioria dos professores tem feito adaptações, ou até mesmo muitos docentes têm fechado os olhos a essas novas ferramentas. Esse contexto deixa claro que ensinar e aprender com as tecnologias são desafios que têm modificado o paradigma tradicional do conceito de sala de aula e ensino e aprendizagem de português. Os desafios contemporâneos requerem um repensar da educação para evitar usos parciais ou ineficazes dessas tecnologias. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2269 10.20952/revtee.v0i0.2269 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2269 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.2269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2269/1940 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 Núm. 9 (2012): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 No 9 (2012): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 4 n. 9 (2012): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 No. 9 (2012): Julho-Dezembro 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875180595511296 |