#EntreNÓSnaRede: rede digital de aprendizagem de professores com tecnologias educativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12895 |
Resumo: | O foco deste texto é abordar as tecnologias digitais como possibilidade de potencializar a tessitura de redes de aprendizagem, tanto no contexto presencial como no digital. Para isso, serão utilizados os pressupostos teóricos do paradigma da complexidade e o conceito de ontoepistemogênese para perceber-operar com os processos cognitivos-subjetivos que emergem nas experiências de uma pesquisa em fluxo. A metodologia será organizado a partir de oficinas e rodas de conversas com educadores e o desenvolvimento de uma rede dialógica no ambiente digital a fim de articular docência e tecnologia. Para tratar as emergências empíricas, as autonarrativas e diários de bordo contribuirão para cartografar os processos de ontoepistemogênese dos sujeitos em devir. Como resultado acreditamos que o desenvolvimento dessa rede digital dialógica de aprendizagem poderá ser uma ação inovadora no contexto escolar e potencializar a tessitura de vínculos entre professores-tecnologias-escola. |
id |
UFS-3_8a09bbc6e88e42e672cc70c1ce112b19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12895 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
#EntreNÓSnaRede: rede digital de aprendizagem de professores com tecnologias educativasO foco deste texto é abordar as tecnologias digitais como possibilidade de potencializar a tessitura de redes de aprendizagem, tanto no contexto presencial como no digital. Para isso, serão utilizados os pressupostos teóricos do paradigma da complexidade e o conceito de ontoepistemogênese para perceber-operar com os processos cognitivos-subjetivos que emergem nas experiências de uma pesquisa em fluxo. A metodologia será organizado a partir de oficinas e rodas de conversas com educadores e o desenvolvimento de uma rede dialógica no ambiente digital a fim de articular docência e tecnologia. Para tratar as emergências empíricas, as autonarrativas e diários de bordo contribuirão para cartografar os processos de ontoepistemogênese dos sujeitos em devir. Como resultado acreditamos que o desenvolvimento dessa rede digital dialógica de aprendizagem poderá ser uma ação inovadora no contexto escolar e potencializar a tessitura de vínculos entre professores-tecnologias-escola.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1289510.20952/revtee.v13i32.12895Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-162358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12895/10348Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessChagas, Maria de Fátima de Lima dasPellanda, Nize Maria CamposOliveira, Lia Raquel Moreira2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12895Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
#EntreNÓSnaRede: rede digital de aprendizagem de professores com tecnologias educativas |
title |
#EntreNÓSnaRede: rede digital de aprendizagem de professores com tecnologias educativas |
spellingShingle |
#EntreNÓSnaRede: rede digital de aprendizagem de professores com tecnologias educativas Chagas, Maria de Fátima de Lima das |
title_short |
#EntreNÓSnaRede: rede digital de aprendizagem de professores com tecnologias educativas |
title_full |
#EntreNÓSnaRede: rede digital de aprendizagem de professores com tecnologias educativas |
title_fullStr |
#EntreNÓSnaRede: rede digital de aprendizagem de professores com tecnologias educativas |
title_full_unstemmed |
#EntreNÓSnaRede: rede digital de aprendizagem de professores com tecnologias educativas |
title_sort |
#EntreNÓSnaRede: rede digital de aprendizagem de professores com tecnologias educativas |
author |
Chagas, Maria de Fátima de Lima das |
author_facet |
Chagas, Maria de Fátima de Lima das Pellanda, Nize Maria Campos Oliveira, Lia Raquel Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Pellanda, Nize Maria Campos Oliveira, Lia Raquel Moreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas, Maria de Fátima de Lima das Pellanda, Nize Maria Campos Oliveira, Lia Raquel Moreira |
description |
O foco deste texto é abordar as tecnologias digitais como possibilidade de potencializar a tessitura de redes de aprendizagem, tanto no contexto presencial como no digital. Para isso, serão utilizados os pressupostos teóricos do paradigma da complexidade e o conceito de ontoepistemogênese para perceber-operar com os processos cognitivos-subjetivos que emergem nas experiências de uma pesquisa em fluxo. A metodologia será organizado a partir de oficinas e rodas de conversas com educadores e o desenvolvimento de uma rede dialógica no ambiente digital a fim de articular docência e tecnologia. Para tratar as emergências empíricas, as autonarrativas e diários de bordo contribuirão para cartografar os processos de ontoepistemogênese dos sujeitos em devir. Como resultado acreditamos que o desenvolvimento dessa rede digital dialógica de aprendizagem poderá ser uma ação inovadora no contexto escolar e potencializar a tessitura de vínculos entre professores-tecnologias-escola. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12895 10.20952/revtee.v13i32.12895 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12895 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v13i32.12895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12895/10348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875182777597952 |