#EntreNÓSnaRede: rede digital de aprendizagem de professores com tecnologias educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Maria de Fátima de Lima das
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pellanda, Nize Maria Campos, Oliveira, Lia Raquel Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12895
Resumo: O foco deste texto é abordar as tecnologias digitais como possibilidade de potencializar a tessitura de redes de aprendizagem, tanto no contexto presencial como no digital. Para isso, serão utilizados os pressupostos teóricos do paradigma da complexidade e o conceito de ontoepistemogênese para perceber-operar com os processos cognitivos-subjetivos que emergem nas experiências de uma pesquisa em fluxo. A metodologia será organizado a partir de oficinas e rodas de conversas com educadores e o desenvolvimento de uma rede dialógica no ambiente digital a fim de articular docência e tecnologia. Para tratar as emergências empíricas, as autonarrativas e diários de bordo contribuirão para cartografar os processos de ontoepistemogênese dos sujeitos em devir. Como resultado acreditamos que o desenvolvimento dessa rede digital dialógica de aprendizagem poderá ser uma ação inovadora no contexto escolar e potencializar a tessitura de vínculos entre professores-tecnologias-escola.
id UFS-3_8a09bbc6e88e42e672cc70c1ce112b19
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12895
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling #EntreNÓSnaRede: rede digital de aprendizagem de professores com tecnologias educativasO foco deste texto é abordar as tecnologias digitais como possibilidade de potencializar a tessitura de redes de aprendizagem, tanto no contexto presencial como no digital. Para isso, serão utilizados os pressupostos teóricos do paradigma da complexidade e o conceito de ontoepistemogênese para perceber-operar com os processos cognitivos-subjetivos que emergem nas experiências de uma pesquisa em fluxo. A metodologia será organizado a partir de oficinas e rodas de conversas com educadores e o desenvolvimento de uma rede dialógica no ambiente digital a fim de articular docência e tecnologia. Para tratar as emergências empíricas, as autonarrativas e diários de bordo contribuirão para cartografar os processos de ontoepistemogênese dos sujeitos em devir. Como resultado acreditamos que o desenvolvimento dessa rede digital dialógica de aprendizagem poderá ser uma ação inovadora no contexto escolar e potencializar a tessitura de vínculos entre professores-tecnologias-escola.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1289510.20952/revtee.v13i32.12895Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-162358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12895/10348Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessChagas, Maria de Fátima de Lima dasPellanda, Nize Maria CamposOliveira, Lia Raquel Moreira2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12895Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv #EntreNÓSnaRede: rede digital de aprendizagem de professores com tecnologias educativas
title #EntreNÓSnaRede: rede digital de aprendizagem de professores com tecnologias educativas
spellingShingle #EntreNÓSnaRede: rede digital de aprendizagem de professores com tecnologias educativas
Chagas, Maria de Fátima de Lima das
title_short #EntreNÓSnaRede: rede digital de aprendizagem de professores com tecnologias educativas
title_full #EntreNÓSnaRede: rede digital de aprendizagem de professores com tecnologias educativas
title_fullStr #EntreNÓSnaRede: rede digital de aprendizagem de professores com tecnologias educativas
title_full_unstemmed #EntreNÓSnaRede: rede digital de aprendizagem de professores com tecnologias educativas
title_sort #EntreNÓSnaRede: rede digital de aprendizagem de professores com tecnologias educativas
author Chagas, Maria de Fátima de Lima das
author_facet Chagas, Maria de Fátima de Lima das
Pellanda, Nize Maria Campos
Oliveira, Lia Raquel Moreira
author_role author
author2 Pellanda, Nize Maria Campos
Oliveira, Lia Raquel Moreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Maria de Fátima de Lima das
Pellanda, Nize Maria Campos
Oliveira, Lia Raquel Moreira
description O foco deste texto é abordar as tecnologias digitais como possibilidade de potencializar a tessitura de redes de aprendizagem, tanto no contexto presencial como no digital. Para isso, serão utilizados os pressupostos teóricos do paradigma da complexidade e o conceito de ontoepistemogênese para perceber-operar com os processos cognitivos-subjetivos que emergem nas experiências de uma pesquisa em fluxo. A metodologia será organizado a partir de oficinas e rodas de conversas com educadores e o desenvolvimento de uma rede dialógica no ambiente digital a fim de articular docência e tecnologia. Para tratar as emergências empíricas, as autonarrativas e diários de bordo contribuirão para cartografar os processos de ontoepistemogênese dos sujeitos em devir. Como resultado acreditamos que o desenvolvimento dessa rede digital dialógica de aprendizagem poderá ser uma ação inovadora no contexto escolar e potencializar a tessitura de vínculos entre professores-tecnologias-escola.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12895
10.20952/revtee.v13i32.12895
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12895
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v13i32.12895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12895/10348
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182777597952