REDES EDUCATIVAS, ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Edmea
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Marti, Frieda, Santos, Rosemary dos, Gonçalves, Lina Maria, Nunes, Suzana Gilioli, Moraes, Nelson Russo de, Porto Junior, Francisco Gilson Rebouças
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6461
Resumo: A Revista Observatório chega com esperada veemência ao seu quinto ano editorial, com capa produzida pela colega, professor e artista Adriano Alves da Silva, trazendo com tenacidade mais dois dossiês especiais! Nosso quinto ano editorial será marcado por diversas mudanças (principalmente no número de dossiês e de artigos publicados), conforme serão vistas ao longo de 2019! Convidamos você leitor a continuar a prestigiar e compartilhar o conteúdo disponibilizado, fruto do esforço coletivo pela divulgação científica e qualidade. O primeiro, intitulado REDES EDUCATIVAS E ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM, foi organizado pelas colegas Edméa de Oliveira Santos, Frieda Maria Marti e Rosemary dos Santos, com foco em contribuir para a discussão sobre modos outros de “pensarfazer” a pesquisa e a prática em Educação, tomando como ponto de partida as bases epistemológicas da multirreferencialidade e a noção de redes educativas e espaços multirreferenciais de aprendizagemensino. O dossiê apresenta relatos e reflexões científicas de autores brasileiros e do exterior (Inglaterra) derivadas de investigações sistemáticas e de experiências institucionais relevantes para o contexto nacional. O segundo, intitulado TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): PENSAMENTO COMPUTACIONAL, EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL, foi organizado pelas colegas Lina Maria Gonçalves e Suzana Giglioli Nunes, ambas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), tendo como foco a divulgação de pesquisas que abordam as TDIC como importantes instrumentos para o desenvolvimento humano e social, especialmente no que se refere ao desenvolvimento do pensamento lógico e computacional.
id UFT-7_8f7cb33cb5860e36648156dfbe89a8d4
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/6461
network_acronym_str UFT-7
network_name_str Revista Observatório
repository_id_str
spelling REDES EDUCATIVAS, ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOeditorialeditorialA Revista Observatório chega com esperada veemência ao seu quinto ano editorial, com capa produzida pela colega, professor e artista Adriano Alves da Silva, trazendo com tenacidade mais dois dossiês especiais! Nosso quinto ano editorial será marcado por diversas mudanças (principalmente no número de dossiês e de artigos publicados), conforme serão vistas ao longo de 2019! Convidamos você leitor a continuar a prestigiar e compartilhar o conteúdo disponibilizado, fruto do esforço coletivo pela divulgação científica e qualidade. O primeiro, intitulado REDES EDUCATIVAS E ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM, foi organizado pelas colegas Edméa de Oliveira Santos, Frieda Maria Marti e Rosemary dos Santos, com foco em contribuir para a discussão sobre modos outros de “pensarfazer” a pesquisa e a prática em Educação, tomando como ponto de partida as bases epistemológicas da multirreferencialidade e a noção de redes educativas e espaços multirreferenciais de aprendizagemensino. O dossiê apresenta relatos e reflexões científicas de autores brasileiros e do exterior (Inglaterra) derivadas de investigações sistemáticas e de experiências institucionais relevantes para o contexto nacional. O segundo, intitulado TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): PENSAMENTO COMPUTACIONAL, EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL, foi organizado pelas colegas Lina Maria Gonçalves e Suzana Giglioli Nunes, ambas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), tendo como foco a divulgação de pesquisas que abordam as TDIC como importantes instrumentos para o desenvolvimento humano e social, especialmente no que se refere ao desenvolvimento do pensamento lógico e computacional.Universidade Federal do Tocantins - UFT2019-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamapplication/zipapplication/x-gzipapplication/ziphttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/646110.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p25Observatory Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 25-37Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 25-37Observatoire Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 25-37Revista Observatório ; v. 5 n. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 25-372447-426610.20873/uft.2447-4266.2019v5n1reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6461/14689https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6461/14719https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6461/14730https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6461/14733https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6461/14744https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6461/14755Copyright (c) 2019 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, EdmeaMarti, FriedaSantos, Rosemary dosGonçalves, Lina MariaNunes, Suzana GilioliMoraes, Nelson Russo dePorto Junior, Francisco Gilson Rebouças2022-03-04T13:06:47Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/6461Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oai2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:06:47Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv REDES EDUCATIVAS, ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title REDES EDUCATIVAS, ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
spellingShingle REDES EDUCATIVAS, ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Santos, Edmea
editorial
editorial
title_short REDES EDUCATIVAS, ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title_full REDES EDUCATIVAS, ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title_fullStr REDES EDUCATIVAS, ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title_full_unstemmed REDES EDUCATIVAS, ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title_sort REDES EDUCATIVAS, ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
author Santos, Edmea
author_facet Santos, Edmea
Marti, Frieda
Santos, Rosemary dos
Gonçalves, Lina Maria
Nunes, Suzana Gilioli
Moraes, Nelson Russo de
Porto Junior, Francisco Gilson Rebouças
author_role author
author2 Marti, Frieda
Santos, Rosemary dos
Gonçalves, Lina Maria
Nunes, Suzana Gilioli
Moraes, Nelson Russo de
Porto Junior, Francisco Gilson Rebouças
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Edmea
Marti, Frieda
Santos, Rosemary dos
Gonçalves, Lina Maria
Nunes, Suzana Gilioli
Moraes, Nelson Russo de
Porto Junior, Francisco Gilson Rebouças
dc.subject.por.fl_str_mv editorial
editorial
topic editorial
editorial
description A Revista Observatório chega com esperada veemência ao seu quinto ano editorial, com capa produzida pela colega, professor e artista Adriano Alves da Silva, trazendo com tenacidade mais dois dossiês especiais! Nosso quinto ano editorial será marcado por diversas mudanças (principalmente no número de dossiês e de artigos publicados), conforme serão vistas ao longo de 2019! Convidamos você leitor a continuar a prestigiar e compartilhar o conteúdo disponibilizado, fruto do esforço coletivo pela divulgação científica e qualidade. O primeiro, intitulado REDES EDUCATIVAS E ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM, foi organizado pelas colegas Edméa de Oliveira Santos, Frieda Maria Marti e Rosemary dos Santos, com foco em contribuir para a discussão sobre modos outros de “pensarfazer” a pesquisa e a prática em Educação, tomando como ponto de partida as bases epistemológicas da multirreferencialidade e a noção de redes educativas e espaços multirreferenciais de aprendizagemensino. O dossiê apresenta relatos e reflexões científicas de autores brasileiros e do exterior (Inglaterra) derivadas de investigações sistemáticas e de experiências institucionais relevantes para o contexto nacional. O segundo, intitulado TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): PENSAMENTO COMPUTACIONAL, EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL, foi organizado pelas colegas Lina Maria Gonçalves e Suzana Giglioli Nunes, ambas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), tendo como foco a divulgação de pesquisas que abordam as TDIC como importantes instrumentos para o desenvolvimento humano e social, especialmente no que se refere ao desenvolvimento do pensamento lógico e computacional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6461
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p25
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6461
identifier_str_mv 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p25
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6461/14689
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6461/14719
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6461/14730
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6461/14733
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6461/14744
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6461/14755
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
application/octet-stream
application/zip
application/x-gzip
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Observatory Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 25-37
Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 25-37
Observatoire Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 25-37
Revista Observatório ; v. 5 n. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 25-37
2447-4266
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1
reponame:Revista Observatório
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Observatório
collection Revista Observatório
repository.name.fl_str_mv Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313248618971136