A Aprendizagem Colaborativa através da rede: limites e possibilidades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7449 |
Resumo: | A escola que temos mudou muito pouco desde a sua afirmação como instituição que se propõe estruturar a vida das pessoas para que corresponda a um padrão de suporte do capitalismo social. Esteve sempre centrada em processos de ensino organizado em disciplinas e currículos que determinam o que se deve aprender e que procuram uma maior eficiência estabelecendo metas dirigidas a performances individuais suportadas por provas e exames que garantam a estratificação não dando espaço a processos reflexivos e colaborativos. Um aspecto fundamental é a consciência de que a aprendizagem em contexto de colaboração, de ajuda mútua, de consciencialização de necessidades e limitações se adquire pela interação social. A escola deve capacitar os alunos a decifrar e interpretar o mundo para que possam integrar-se nele como sistema produtivo, social e cultural, setores influenciados, sobremaneira, pela tecnologia. |
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A Aprendizagem Colaborativa através da rede: limites e possibilidadesA escola que temos mudou muito pouco desde a sua afirmação como instituição que se propõe estruturar a vida das pessoas para que corresponda a um padrão de suporte do capitalismo social. Esteve sempre centrada em processos de ensino organizado em disciplinas e currículos que determinam o que se deve aprender e que procuram uma maior eficiência estabelecendo metas dirigidas a performances individuais suportadas por provas e exames que garantam a estratificação não dando espaço a processos reflexivos e colaborativos. Um aspecto fundamental é a consciência de que a aprendizagem em contexto de colaboração, de ajuda mútua, de consciencialização de necessidades e limitações se adquire pela interação social. A escola deve capacitar os alunos a decifrar e interpretar o mundo para que possam integrar-se nele como sistema produtivo, social e cultural, setores influenciados, sobremaneira, pela tecnologia.Revista Tempos e Espaços em Educação2017-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/744910.20952/revtee.v10i23.7449Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 109-118Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 23 (2017): Setembro-Dezembro; 109-118Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 109-118Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 109-1182358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7449/pdfCopyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Fernando2022-02-13T18:33:29Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7449Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:33:29Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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