A Aprendizagem Colaborativa através da rede: limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Fernando
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7449
Resumo: A escola que temos mudou muito pouco desde a sua afirmação como instituição que se propõe estruturar a vida das pessoas para que corresponda a um padrão de suporte do capitalismo social. Esteve sempre centrada em processos de ensino organizado em disciplinas e currículos que determinam o que se deve aprender e que procuram uma maior eficiência estabelecendo metas dirigidas a performances individuais suportadas por provas e exames que garantam a estratificação não dando espaço a processos reflexivos e colaborativos. Um aspecto fundamental é a consciência de que a aprendizagem em contexto de colaboração, de ajuda mútua, de consciencialização de necessidades e limitações se adquire pela interação social. A escola deve capacitar os alunos a decifrar e interpretar o mundo para que possam integrar-se nele como sistema produtivo, social e cultural, setores influenciados, sobremaneira, pela tecnologia.
id UFS-3_8a82e889dbd353cc144e506ff664a10a
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7449
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A Aprendizagem Colaborativa através da rede: limites e possibilidadesA escola que temos mudou muito pouco desde a sua afirmação como instituição que se propõe estruturar a vida das pessoas para que corresponda a um padrão de suporte do capitalismo social. Esteve sempre centrada em processos de ensino organizado em disciplinas e currículos que determinam o que se deve aprender e que procuram uma maior eficiência estabelecendo metas dirigidas a performances individuais suportadas por provas e exames que garantam a estratificação não dando espaço a processos reflexivos e colaborativos. Um aspecto fundamental é a consciência de que a aprendizagem em contexto de colaboração, de ajuda mútua, de consciencialização de necessidades e limitações se adquire pela interação social. A escola deve capacitar os alunos a decifrar e interpretar o mundo para que possam integrar-se nele como sistema produtivo, social e cultural, setores influenciados, sobremaneira, pela tecnologia.Revista Tempos e Espaços em Educação2017-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/744910.20952/revtee.v10i23.7449Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 109-118Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 23 (2017): Setembro-Dezembro; 109-118Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 109-118Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 109-1182358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7449/pdfCopyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Fernando2022-02-13T18:33:29Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7449Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:33:29Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Aprendizagem Colaborativa através da rede: limites e possibilidades
title A Aprendizagem Colaborativa através da rede: limites e possibilidades
spellingShingle A Aprendizagem Colaborativa através da rede: limites e possibilidades
Correia, Fernando
title_short A Aprendizagem Colaborativa através da rede: limites e possibilidades
title_full A Aprendizagem Colaborativa através da rede: limites e possibilidades
title_fullStr A Aprendizagem Colaborativa através da rede: limites e possibilidades
title_full_unstemmed A Aprendizagem Colaborativa através da rede: limites e possibilidades
title_sort A Aprendizagem Colaborativa através da rede: limites e possibilidades
author Correia, Fernando
author_facet Correia, Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Fernando
description A escola que temos mudou muito pouco desde a sua afirmação como instituição que se propõe estruturar a vida das pessoas para que corresponda a um padrão de suporte do capitalismo social. Esteve sempre centrada em processos de ensino organizado em disciplinas e currículos que determinam o que se deve aprender e que procuram uma maior eficiência estabelecendo metas dirigidas a performances individuais suportadas por provas e exames que garantam a estratificação não dando espaço a processos reflexivos e colaborativos. Um aspecto fundamental é a consciência de que a aprendizagem em contexto de colaboração, de ajuda mútua, de consciencialização de necessidades e limitações se adquire pela interação social. A escola deve capacitar os alunos a decifrar e interpretar o mundo para que possam integrar-se nele como sistema produtivo, social e cultural, setores influenciados, sobremaneira, pela tecnologia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7449
10.20952/revtee.v10i23.7449
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7449
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v10i23.7449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7449/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 109-118
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 23 (2017): Setembro-Dezembro; 109-118
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 109-118
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 109-118
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181837025280