A experiência da docência em Sociologia: notas de um tempo fugaz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12623 |
Resumo: | O texto presente é resultante de dados qualitativos obtidos de uma pesquisa comparativa sobre a formação de professores que atuam com o ensino de sociologia, no ensino médio, em escolas da rede pública dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Através de entrevistas, observações e uso de questionários, a pesquisa verificou sobre o perfil desses professores, temas tratados em sala de aula, métodos, maiores desafios do ofício, das práticas e dos conteúdos que fazem parte de seus cotidianos, assim como implicações epistemológicas e metodológicas sobre a atual formação de professores. Verificamos que a ausência e a presença da disciplina nos currículos da educação básica em articulação com outros elementos forma um conjunto de questões que norteiam a narrativa dos professores sobre suas experiências pedagógicas. |
id |
UFS-3_8f14eec0997deb269ff0d1d1ec606efe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12623 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A experiência da docência em Sociologia: notas de um tempo fugazO texto presente é resultante de dados qualitativos obtidos de uma pesquisa comparativa sobre a formação de professores que atuam com o ensino de sociologia, no ensino médio, em escolas da rede pública dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Através de entrevistas, observações e uso de questionários, a pesquisa verificou sobre o perfil desses professores, temas tratados em sala de aula, métodos, maiores desafios do ofício, das práticas e dos conteúdos que fazem parte de seus cotidianos, assim como implicações epistemológicas e metodológicas sobre a atual formação de professores. Verificamos que a ausência e a presença da disciplina nos currículos da educação básica em articulação com outros elementos forma um conjunto de questões que norteiam a narrativa dos professores sobre suas experiências pedagógicas.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1262310.20952/revtee.v13i32.12623Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-182358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12623/10642Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rosimeri Aquino da Oliveira, Amurabi2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12623Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência da docência em Sociologia: notas de um tempo fugaz |
title |
A experiência da docência em Sociologia: notas de um tempo fugaz |
spellingShingle |
A experiência da docência em Sociologia: notas de um tempo fugaz Silva, Rosimeri Aquino da |
title_short |
A experiência da docência em Sociologia: notas de um tempo fugaz |
title_full |
A experiência da docência em Sociologia: notas de um tempo fugaz |
title_fullStr |
A experiência da docência em Sociologia: notas de um tempo fugaz |
title_full_unstemmed |
A experiência da docência em Sociologia: notas de um tempo fugaz |
title_sort |
A experiência da docência em Sociologia: notas de um tempo fugaz |
author |
Silva, Rosimeri Aquino da |
author_facet |
Silva, Rosimeri Aquino da Oliveira, Amurabi |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Amurabi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rosimeri Aquino da Oliveira, Amurabi |
description |
O texto presente é resultante de dados qualitativos obtidos de uma pesquisa comparativa sobre a formação de professores que atuam com o ensino de sociologia, no ensino médio, em escolas da rede pública dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Através de entrevistas, observações e uso de questionários, a pesquisa verificou sobre o perfil desses professores, temas tratados em sala de aula, métodos, maiores desafios do ofício, das práticas e dos conteúdos que fazem parte de seus cotidianos, assim como implicações epistemológicas e metodológicas sobre a atual formação de professores. Verificamos que a ausência e a presença da disciplina nos currículos da educação básica em articulação com outros elementos forma um conjunto de questões que norteiam a narrativa dos professores sobre suas experiências pedagógicas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12623 10.20952/revtee.v13i32.12623 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12623 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v13i32.12623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12623/10642 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875182771306496 |