A experiência da docência em Sociologia: notas de um tempo fugaz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosimeri Aquino da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Amurabi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12623
Resumo: O texto presente é resultante de dados qualitativos obtidos de uma pesquisa comparativa sobre a formação de professores que atuam com o ensino de sociologia, no ensino médio, em escolas da rede pública dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Através de entrevistas, observações e uso de questionários, a pesquisa verificou sobre o perfil desses professores, temas tratados em sala de aula, métodos, maiores desafios do ofício, das práticas e dos conteúdos que fazem parte de seus cotidianos, assim como implicações epistemológicas e metodológicas sobre a atual formação de professores.  Verificamos que a ausência e a presença da disciplina nos currículos da educação básica em articulação com outros elementos forma um conjunto de questões que norteiam a narrativa dos professores sobre suas experiências pedagógicas.
id UFS-3_8f14eec0997deb269ff0d1d1ec606efe
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12623
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A experiência da docência em Sociologia: notas de um tempo fugazO texto presente é resultante de dados qualitativos obtidos de uma pesquisa comparativa sobre a formação de professores que atuam com o ensino de sociologia, no ensino médio, em escolas da rede pública dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Através de entrevistas, observações e uso de questionários, a pesquisa verificou sobre o perfil desses professores, temas tratados em sala de aula, métodos, maiores desafios do ofício, das práticas e dos conteúdos que fazem parte de seus cotidianos, assim como implicações epistemológicas e metodológicas sobre a atual formação de professores.  Verificamos que a ausência e a presença da disciplina nos currículos da educação básica em articulação com outros elementos forma um conjunto de questões que norteiam a narrativa dos professores sobre suas experiências pedagógicas.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1262310.20952/revtee.v13i32.12623Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-182358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12623/10642Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rosimeri Aquino da Oliveira, Amurabi2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12623Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência da docência em Sociologia: notas de um tempo fugaz
title A experiência da docência em Sociologia: notas de um tempo fugaz
spellingShingle A experiência da docência em Sociologia: notas de um tempo fugaz
Silva, Rosimeri Aquino da
title_short A experiência da docência em Sociologia: notas de um tempo fugaz
title_full A experiência da docência em Sociologia: notas de um tempo fugaz
title_fullStr A experiência da docência em Sociologia: notas de um tempo fugaz
title_full_unstemmed A experiência da docência em Sociologia: notas de um tempo fugaz
title_sort A experiência da docência em Sociologia: notas de um tempo fugaz
author Silva, Rosimeri Aquino da
author_facet Silva, Rosimeri Aquino da
Oliveira, Amurabi
author_role author
author2 Oliveira, Amurabi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rosimeri Aquino da
Oliveira, Amurabi
description O texto presente é resultante de dados qualitativos obtidos de uma pesquisa comparativa sobre a formação de professores que atuam com o ensino de sociologia, no ensino médio, em escolas da rede pública dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Através de entrevistas, observações e uso de questionários, a pesquisa verificou sobre o perfil desses professores, temas tratados em sala de aula, métodos, maiores desafios do ofício, das práticas e dos conteúdos que fazem parte de seus cotidianos, assim como implicações epistemológicas e metodológicas sobre a atual formação de professores.  Verificamos que a ausência e a presença da disciplina nos currículos da educação básica em articulação com outros elementos forma um conjunto de questões que norteiam a narrativa dos professores sobre suas experiências pedagógicas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12623
10.20952/revtee.v13i32.12623
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12623
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v13i32.12623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12623/10642
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182771306496