A experiência da docência em sociologia : notas de um tempo fugaz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosimeri Aquino da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Amurabi Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/213678
Resumo: O texto presente é resultante de dados qualitativos obtidos de uma pesquisa comparativa sobre a formação de professores que atuam com o ensino de sociologia, no ensino médio, em escolas da rede pública dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Através de entrevistas, observações e uso de questionários, a pesquisa verificou sobre o perfil desses professores, temas tratados em sala de aula,métodos, maiores desafios do ofício, das práticas e dos conteúdos que fazem parte de seus cotidianos, assim como implicações epistemológicas e metodológicas sobre a atual formação de professores. Verificamos que a ausência e a presença da disciplina nos currículos da educação básica em articulação com outros elementos forma um conjunto de questões que norteiam a narrativa dos professores sobre suas experiências pedagógicas.
id UFRGS-2_18339476f529de0acf9b6b17dd164579
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213678
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Rosimeri Aquino daOliveira, Amurabi Pereira de2020-09-23T04:03:05Z20201983-6597http://hdl.handle.net/10183/213678001115450O texto presente é resultante de dados qualitativos obtidos de uma pesquisa comparativa sobre a formação de professores que atuam com o ensino de sociologia, no ensino médio, em escolas da rede pública dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Através de entrevistas, observações e uso de questionários, a pesquisa verificou sobre o perfil desses professores, temas tratados em sala de aula,métodos, maiores desafios do ofício, das práticas e dos conteúdos que fazem parte de seus cotidianos, assim como implicações epistemológicas e metodológicas sobre a atual formação de professores. Verificamos que a ausência e a presença da disciplina nos currículos da educação básica em articulação com outros elementos forma um conjunto de questões que norteiam a narrativa dos professores sobre suas experiências pedagógicas.The present text is the resultof qualitative data obtained from a comparative research on the teachers training who work teaching sociology in public high schools in the states of Santa Catarina and Rio Grande do Sul. Through interviews, observations and the use of questionnaires, theresearch verified the profile of these teachers, topics addressed in the classroom, methods, major challenges of the craft, practices and content that are part of their daily lives, as well as epistemological and methodological implications about current teacher training. We found that the absence and presence of the subject in the curricula of basic education in articulation with other elements form a set of questions that guide the narrative of teachers about their pedagogical experiences.El presente texto es el resultado de datos cualitativos obtenidos de una investigación comparativa sobre la formación de maestros que trabajan con la enseñanza de la sociología, en la escuela secundaria, en las escuelas públicas de los estados de Santa Catarina y Rio Grande do Sul. A través de entrevistas, observaciones y el uso de cuestionarios, la investigación verificó el perfil de estos docentes, los temas abordados en el aula, los métodos, los principales desafíos del oficio, las prácticas y el contenido que forman parte de su vida diaria, así como las implicaciones epistemológicas y metodológicas. sobre la formación docente actual. Descubrimos que la ausencia y presencia de la asignatura en los planes de estudio de la educación básica en articulación con otros elementos forman un conjunto de preguntas que guían la narrativa de los docentes sobre sus experiencias pedagógicas.application/pdfporRelatos de uma proposta de educação física escolar: a promoção da saúde na educação de jovens e adultos (EJA). Vol. 13, n. 32 (jan./dez. 2020), p. 1-18,Formação de professoresSociologiaTeaching sociologyTeacher trainingNarrativesEnseñanza de sociologíaFormación de profesoresNarrativasExperienciaA experiência da docência em sociologia : notas de um tempo fugazThe teaching experience in sociology : notes of a fleeting timeLa experiencia docente en sociologia : notas de un tiempo fugazinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115450.pdf.txt001115450.pdf.txtExtracted Texttext/plain47455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213678/2/001115450.pdf.txt8fd13f7ea817e8bdceccdb02b1430bcbMD52ORIGINAL001115450.pdfTexto completoapplication/pdf755545http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213678/1/001115450.pdfe3fe27100b9d30c6e95babe1fe0dc0e7MD5110183/2136782020-11-06 05:11:06.557488oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213678Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-11-06T07:11:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A experiência da docência em sociologia : notas de um tempo fugaz
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The teaching experience in sociology : notes of a fleeting time
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La experiencia docente en sociologia : notas de un tiempo fugaz
title A experiência da docência em sociologia : notas de um tempo fugaz
spellingShingle A experiência da docência em sociologia : notas de um tempo fugaz
Silva, Rosimeri Aquino da
Formação de professores
Sociologia
Teaching sociology
Teacher training
Narratives
Enseñanza de sociología
Formación de profesores
Narrativas
Experiencia
title_short A experiência da docência em sociologia : notas de um tempo fugaz
title_full A experiência da docência em sociologia : notas de um tempo fugaz
title_fullStr A experiência da docência em sociologia : notas de um tempo fugaz
title_full_unstemmed A experiência da docência em sociologia : notas de um tempo fugaz
title_sort A experiência da docência em sociologia : notas de um tempo fugaz
author Silva, Rosimeri Aquino da
author_facet Silva, Rosimeri Aquino da
Oliveira, Amurabi Pereira de
author_role author
author2 Oliveira, Amurabi Pereira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rosimeri Aquino da
Oliveira, Amurabi Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Sociologia
topic Formação de professores
Sociologia
Teaching sociology
Teacher training
Narratives
Enseñanza de sociología
Formación de profesores
Narrativas
Experiencia
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching sociology
Teacher training
Narratives
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza de sociología
Formación de profesores
Narrativas
Experiencia
description O texto presente é resultante de dados qualitativos obtidos de uma pesquisa comparativa sobre a formação de professores que atuam com o ensino de sociologia, no ensino médio, em escolas da rede pública dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Através de entrevistas, observações e uso de questionários, a pesquisa verificou sobre o perfil desses professores, temas tratados em sala de aula,métodos, maiores desafios do ofício, das práticas e dos conteúdos que fazem parte de seus cotidianos, assim como implicações epistemológicas e metodológicas sobre a atual formação de professores. Verificamos que a ausência e a presença da disciplina nos currículos da educação básica em articulação com outros elementos forma um conjunto de questões que norteiam a narrativa dos professores sobre suas experiências pedagógicas.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-23T04:03:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/213678
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983-6597
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001115450
identifier_str_mv 1983-6597
001115450
url http://hdl.handle.net/10183/213678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Relatos de uma proposta de educação física escolar: a promoção da saúde na educação de jovens e adultos (EJA). Vol. 13, n. 32 (jan./dez. 2020), p. 1-18,
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213678/2/001115450.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213678/1/001115450.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8fd13f7ea817e8bdceccdb02b1430bcb
e3fe27100b9d30c6e95babe1fe0dc0e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447720315322368