O engajamento de intelectuais em defesa da Escola Normal de Vitória da Conquista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Gilmario Moreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Coutinho , Maria Gamaliélia do Socorro Limeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14197
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o engajamento de professores e jornalistas como intelectuais que defenderam em jornais uma escola Normal para Vitória da Conquista, Bahia. Indaga-se quais as trajetórias formativas e as concepções de educação, ensino e formação de professores dos referidos profissionais? Trata-se de pesquisa qualitativa, baseada na análise de documentos de memorialistas e artigos publicados nos jornais “A Conquista”, “O Combate” e “A luta” que veiculavam concepções culturais, educacionais e da política local. Para compreender a história da educação nas inter-relações com abordagens das histórias política e intelectual propostas por Sirinelli (1998) e Alves (2019), discutiu-se as mediações culturais promovidas por intelectuais que pleiteavam a implantação da Escola Normal, ampliando os diálogos com Gramsci (2010), Cruz e Peixoto (2007), Buffa e Nosella (1997), Saviani (2005), Oliveira (2005), Silva (2000), Souza (2010), Medeiros (2008), Pereira (2018) Souza e Casimiro (2010).
id UFS-3_91862cdb1a41fdfbc73623d907cc9559
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14197
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling O engajamento de intelectuais em defesa da Escola Normal de Vitória da ConquistaNormal School of Conquista. Engagement. Intellectuals. Cultural mediation. History of education.Escuela Normal de Conquista. Compromiso. Intelectuales. Mediación cultural. Historia de la educación.Escola Normal de Conquista. Engajamento. Intelectuais. Mediação cultural. História da educação.O objetivo deste artigo é analisar o engajamento de professores e jornalistas como intelectuais que defenderam em jornais uma escola Normal para Vitória da Conquista, Bahia. Indaga-se quais as trajetórias formativas e as concepções de educação, ensino e formação de professores dos referidos profissionais? Trata-se de pesquisa qualitativa, baseada na análise de documentos de memorialistas e artigos publicados nos jornais “A Conquista”, “O Combate” e “A luta” que veiculavam concepções culturais, educacionais e da política local. Para compreender a história da educação nas inter-relações com abordagens das histórias política e intelectual propostas por Sirinelli (1998) e Alves (2019), discutiu-se as mediações culturais promovidas por intelectuais que pleiteavam a implantação da Escola Normal, ampliando os diálogos com Gramsci (2010), Cruz e Peixoto (2007), Buffa e Nosella (1997), Saviani (2005), Oliveira (2005), Silva (2000), Souza (2010), Medeiros (2008), Pereira (2018) Souza e Casimiro (2010).Revista Tempos e Espaços em Educação2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1419710.20952/revtee.v13i32.14197Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-202358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14197/11119Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Gilmario MoreiraCoutinho , Maria Gamaliélia do Socorro Limeira 2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14197Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O engajamento de intelectuais em defesa da Escola Normal de Vitória da Conquista
title O engajamento de intelectuais em defesa da Escola Normal de Vitória da Conquista
spellingShingle O engajamento de intelectuais em defesa da Escola Normal de Vitória da Conquista
Brito, Gilmario Moreira
Normal School of Conquista. Engagement. Intellectuals. Cultural mediation. History of education.
Escuela Normal de Conquista. Compromiso. Intelectuales. Mediación cultural. Historia de la educación.
Escola Normal de Conquista. Engajamento. Intelectuais. Mediação cultural. História da educação.
title_short O engajamento de intelectuais em defesa da Escola Normal de Vitória da Conquista
title_full O engajamento de intelectuais em defesa da Escola Normal de Vitória da Conquista
title_fullStr O engajamento de intelectuais em defesa da Escola Normal de Vitória da Conquista
title_full_unstemmed O engajamento de intelectuais em defesa da Escola Normal de Vitória da Conquista
title_sort O engajamento de intelectuais em defesa da Escola Normal de Vitória da Conquista
author Brito, Gilmario Moreira
author_facet Brito, Gilmario Moreira
Coutinho , Maria Gamaliélia do Socorro Limeira
author_role author
author2 Coutinho , Maria Gamaliélia do Socorro Limeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Gilmario Moreira
Coutinho , Maria Gamaliélia do Socorro Limeira
dc.subject.por.fl_str_mv Normal School of Conquista. Engagement. Intellectuals. Cultural mediation. History of education.
Escuela Normal de Conquista. Compromiso. Intelectuales. Mediación cultural. Historia de la educación.
Escola Normal de Conquista. Engajamento. Intelectuais. Mediação cultural. História da educação.
topic Normal School of Conquista. Engagement. Intellectuals. Cultural mediation. History of education.
Escuela Normal de Conquista. Compromiso. Intelectuales. Mediación cultural. Historia de la educación.
Escola Normal de Conquista. Engajamento. Intelectuais. Mediação cultural. História da educação.
description O objetivo deste artigo é analisar o engajamento de professores e jornalistas como intelectuais que defenderam em jornais uma escola Normal para Vitória da Conquista, Bahia. Indaga-se quais as trajetórias formativas e as concepções de educação, ensino e formação de professores dos referidos profissionais? Trata-se de pesquisa qualitativa, baseada na análise de documentos de memorialistas e artigos publicados nos jornais “A Conquista”, “O Combate” e “A luta” que veiculavam concepções culturais, educacionais e da política local. Para compreender a história da educação nas inter-relações com abordagens das histórias política e intelectual propostas por Sirinelli (1998) e Alves (2019), discutiu-se as mediações culturais promovidas por intelectuais que pleiteavam a implantação da Escola Normal, ampliando os diálogos com Gramsci (2010), Cruz e Peixoto (2007), Buffa e Nosella (1997), Saviani (2005), Oliveira (2005), Silva (2000), Souza (2010), Medeiros (2008), Pereira (2018) Souza e Casimiro (2010).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14197
10.20952/revtee.v13i32.14197
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14197
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v13i32.14197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14197/11119
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875183290351616