O engajamento de intelectuais em defesa da Escola Normal de Vitória da Conquista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14197 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar o engajamento de professores e jornalistas como intelectuais que defenderam em jornais uma escola Normal para Vitória da Conquista, Bahia. Indaga-se quais as trajetórias formativas e as concepções de educação, ensino e formação de professores dos referidos profissionais? Trata-se de pesquisa qualitativa, baseada na análise de documentos de memorialistas e artigos publicados nos jornais “A Conquista”, “O Combate” e “A luta” que veiculavam concepções culturais, educacionais e da política local. Para compreender a história da educação nas inter-relações com abordagens das histórias política e intelectual propostas por Sirinelli (1998) e Alves (2019), discutiu-se as mediações culturais promovidas por intelectuais que pleiteavam a implantação da Escola Normal, ampliando os diálogos com Gramsci (2010), Cruz e Peixoto (2007), Buffa e Nosella (1997), Saviani (2005), Oliveira (2005), Silva (2000), Souza (2010), Medeiros (2008), Pereira (2018) Souza e Casimiro (2010). |
id |
UFS-3_91862cdb1a41fdfbc73623d907cc9559 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14197 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O engajamento de intelectuais em defesa da Escola Normal de Vitória da ConquistaNormal School of Conquista. Engagement. Intellectuals. Cultural mediation. History of education.Escuela Normal de Conquista. Compromiso. Intelectuales. Mediación cultural. Historia de la educación.Escola Normal de Conquista. Engajamento. Intelectuais. Mediação cultural. História da educação.O objetivo deste artigo é analisar o engajamento de professores e jornalistas como intelectuais que defenderam em jornais uma escola Normal para Vitória da Conquista, Bahia. Indaga-se quais as trajetórias formativas e as concepções de educação, ensino e formação de professores dos referidos profissionais? Trata-se de pesquisa qualitativa, baseada na análise de documentos de memorialistas e artigos publicados nos jornais “A Conquista”, “O Combate” e “A luta” que veiculavam concepções culturais, educacionais e da política local. Para compreender a história da educação nas inter-relações com abordagens das histórias política e intelectual propostas por Sirinelli (1998) e Alves (2019), discutiu-se as mediações culturais promovidas por intelectuais que pleiteavam a implantação da Escola Normal, ampliando os diálogos com Gramsci (2010), Cruz e Peixoto (2007), Buffa e Nosella (1997), Saviani (2005), Oliveira (2005), Silva (2000), Souza (2010), Medeiros (2008), Pereira (2018) Souza e Casimiro (2010).Revista Tempos e Espaços em Educação2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1419710.20952/revtee.v13i32.14197Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-202358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14197/11119Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Gilmario MoreiraCoutinho , Maria Gamaliélia do Socorro Limeira 2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14197Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O engajamento de intelectuais em defesa da Escola Normal de Vitória da Conquista |
title |
O engajamento de intelectuais em defesa da Escola Normal de Vitória da Conquista |
spellingShingle |
O engajamento de intelectuais em defesa da Escola Normal de Vitória da Conquista Brito, Gilmario Moreira Normal School of Conquista. Engagement. Intellectuals. Cultural mediation. History of education. Escuela Normal de Conquista. Compromiso. Intelectuales. Mediación cultural. Historia de la educación. Escola Normal de Conquista. Engajamento. Intelectuais. Mediação cultural. História da educação. |
title_short |
O engajamento de intelectuais em defesa da Escola Normal de Vitória da Conquista |
title_full |
O engajamento de intelectuais em defesa da Escola Normal de Vitória da Conquista |
title_fullStr |
O engajamento de intelectuais em defesa da Escola Normal de Vitória da Conquista |
title_full_unstemmed |
O engajamento de intelectuais em defesa da Escola Normal de Vitória da Conquista |
title_sort |
O engajamento de intelectuais em defesa da Escola Normal de Vitória da Conquista |
author |
Brito, Gilmario Moreira |
author_facet |
Brito, Gilmario Moreira Coutinho , Maria Gamaliélia do Socorro Limeira |
author_role |
author |
author2 |
Coutinho , Maria Gamaliélia do Socorro Limeira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Gilmario Moreira Coutinho , Maria Gamaliélia do Socorro Limeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Normal School of Conquista. Engagement. Intellectuals. Cultural mediation. History of education. Escuela Normal de Conquista. Compromiso. Intelectuales. Mediación cultural. Historia de la educación. Escola Normal de Conquista. Engajamento. Intelectuais. Mediação cultural. História da educação. |
topic |
Normal School of Conquista. Engagement. Intellectuals. Cultural mediation. History of education. Escuela Normal de Conquista. Compromiso. Intelectuales. Mediación cultural. Historia de la educación. Escola Normal de Conquista. Engajamento. Intelectuais. Mediação cultural. História da educação. |
description |
O objetivo deste artigo é analisar o engajamento de professores e jornalistas como intelectuais que defenderam em jornais uma escola Normal para Vitória da Conquista, Bahia. Indaga-se quais as trajetórias formativas e as concepções de educação, ensino e formação de professores dos referidos profissionais? Trata-se de pesquisa qualitativa, baseada na análise de documentos de memorialistas e artigos publicados nos jornais “A Conquista”, “O Combate” e “A luta” que veiculavam concepções culturais, educacionais e da política local. Para compreender a história da educação nas inter-relações com abordagens das histórias política e intelectual propostas por Sirinelli (1998) e Alves (2019), discutiu-se as mediações culturais promovidas por intelectuais que pleiteavam a implantação da Escola Normal, ampliando os diálogos com Gramsci (2010), Cruz e Peixoto (2007), Buffa e Nosella (1997), Saviani (2005), Oliveira (2005), Silva (2000), Souza (2010), Medeiros (2008), Pereira (2018) Souza e Casimiro (2010). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14197 10.20952/revtee.v13i32.14197 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14197 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v13i32.14197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14197/11119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875183290351616 |