A Revista Nova Escola e a Questão da Avaliação da Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2197 |
Resumo: | O estudo constitui um mapeamento e análise dos artigos sobre avaliação da aprendizagem veiculados na Revista Nova Escola, lançada em março de 1986. Essa revista vem constituindo um canal para difusão do saber pedagógico e do saber docente, favorecendo a socialização de experiências educativas e fomentando o intercâmbio entre os educadores. Uma amostra de 60% das 198 edições foi objeto de análise, pautando-se na perspectiva historiográfica da História Cultural. Os artigos ensejam discussões sobre a concepção progressista em detrimento à visão tradicional de avaliação, envolvendo a disseminação dos novos princípios e diretrizes para nortear a prática avaliativa. Os artigos respaldam-se nas contribuições de vários educadores, entre eles Perrenoud, Luckesi, Jussara Hoffmann, Pedro Demo e Charles Hadji. |
id |
UFS-3_9544348b8bfac8cc032bf9383f401d8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2197 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Revista Nova Escola e a Questão da Avaliação da AprendizagemO estudo constitui um mapeamento e análise dos artigos sobre avaliação da aprendizagem veiculados na Revista Nova Escola, lançada em março de 1986. Essa revista vem constituindo um canal para difusão do saber pedagógico e do saber docente, favorecendo a socialização de experiências educativas e fomentando o intercâmbio entre os educadores. Uma amostra de 60% das 198 edições foi objeto de análise, pautando-se na perspectiva historiográfica da História Cultural. Os artigos ensejam discussões sobre a concepção progressista em detrimento à visão tradicional de avaliação, envolvendo a disseminação dos novos princípios e diretrizes para nortear a prática avaliativa. Os artigos respaldam-se nas contribuições de vários educadores, entre eles Perrenoud, Luckesi, Jussara Hoffmann, Pedro Demo e Charles Hadji.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/219710.20952/revtee.v0i0.2197Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 1 Núm. 1 (2008): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 1 No 1 (2008): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 1 n. 1 (2008): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 1 No. 1 (2008): Julho-Dezembro2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2197/1868Berger, Miguel Andréinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-05T16:06:00Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2197Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-05T16:06Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Revista Nova Escola e a Questão da Avaliação da Aprendizagem |
title |
A Revista Nova Escola e a Questão da Avaliação da Aprendizagem |
spellingShingle |
A Revista Nova Escola e a Questão da Avaliação da Aprendizagem Berger, Miguel André |
title_short |
A Revista Nova Escola e a Questão da Avaliação da Aprendizagem |
title_full |
A Revista Nova Escola e a Questão da Avaliação da Aprendizagem |
title_fullStr |
A Revista Nova Escola e a Questão da Avaliação da Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A Revista Nova Escola e a Questão da Avaliação da Aprendizagem |
title_sort |
A Revista Nova Escola e a Questão da Avaliação da Aprendizagem |
author |
Berger, Miguel André |
author_facet |
Berger, Miguel André |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berger, Miguel André |
description |
O estudo constitui um mapeamento e análise dos artigos sobre avaliação da aprendizagem veiculados na Revista Nova Escola, lançada em março de 1986. Essa revista vem constituindo um canal para difusão do saber pedagógico e do saber docente, favorecendo a socialização de experiências educativas e fomentando o intercâmbio entre os educadores. Uma amostra de 60% das 198 edições foi objeto de análise, pautando-se na perspectiva historiográfica da História Cultural. Os artigos ensejam discussões sobre a concepção progressista em detrimento à visão tradicional de avaliação, envolvendo a disseminação dos novos princípios e diretrizes para nortear a prática avaliativa. Os artigos respaldam-se nas contribuições de vários educadores, entre eles Perrenoud, Luckesi, Jussara Hoffmann, Pedro Demo e Charles Hadji. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2197 10.20952/revtee.v0i0.2197 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2197 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.2197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2197/1868 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 1 Núm. 1 (2008): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 1 No 1 (2008): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 1 n. 1 (2008): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 1 No. 1 (2008): Julho-Dezembro 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875180508479488 |