A Revista Nova Escola e a Questão da Avaliação da Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berger, Miguel André
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2197
Resumo: O estudo constitui um mapeamento e análise dos artigos sobre avaliação da aprendizagem veiculados na Revista Nova Escola, lançada em março de 1986. Essa revista vem constituindo um canal para difusão do saber pedagógico e do saber docente, favorecendo a socialização de experiências educativas e fomentando o intercâmbio entre os educadores. Uma amostra de 60% das 198 edições foi objeto de análise, pautando-se na perspectiva historiográfica da História Cultural. Os artigos ensejam discussões sobre a concepção progressista em detrimento à visão tradicional de avaliação, envolvendo a disseminação dos novos princípios e diretrizes para nortear a prática avaliativa. Os artigos respaldam-se nas contribuições de vários educadores, entre eles Perrenoud, Luckesi, Jussara Hoffmann, Pedro Demo e Charles Hadji.
id UFS-3_9544348b8bfac8cc032bf9383f401d8a
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2197
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A Revista Nova Escola e a Questão da Avaliação da AprendizagemO estudo constitui um mapeamento e análise dos artigos sobre avaliação da aprendizagem veiculados na Revista Nova Escola, lançada em março de 1986. Essa revista vem constituindo um canal para difusão do saber pedagógico e do saber docente, favorecendo a socialização de experiências educativas e fomentando o intercâmbio entre os educadores. Uma amostra de 60% das 198 edições foi objeto de análise, pautando-se na perspectiva historiográfica da História Cultural. Os artigos ensejam discussões sobre a concepção progressista em detrimento à visão tradicional de avaliação, envolvendo a disseminação dos novos princípios e diretrizes para nortear a prática avaliativa. Os artigos respaldam-se nas contribuições de vários educadores, entre eles Perrenoud, Luckesi, Jussara Hoffmann, Pedro Demo e Charles Hadji.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/219710.20952/revtee.v0i0.2197Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 1 Núm. 1 (2008): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 1 No 1 (2008): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 1 n. 1 (2008): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 1 No. 1 (2008): Julho-Dezembro2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2197/1868Berger, Miguel Andréinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-05T16:06:00Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2197Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-05T16:06Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Revista Nova Escola e a Questão da Avaliação da Aprendizagem
title A Revista Nova Escola e a Questão da Avaliação da Aprendizagem
spellingShingle A Revista Nova Escola e a Questão da Avaliação da Aprendizagem
Berger, Miguel André
title_short A Revista Nova Escola e a Questão da Avaliação da Aprendizagem
title_full A Revista Nova Escola e a Questão da Avaliação da Aprendizagem
title_fullStr A Revista Nova Escola e a Questão da Avaliação da Aprendizagem
title_full_unstemmed A Revista Nova Escola e a Questão da Avaliação da Aprendizagem
title_sort A Revista Nova Escola e a Questão da Avaliação da Aprendizagem
author Berger, Miguel André
author_facet Berger, Miguel André
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berger, Miguel André
description O estudo constitui um mapeamento e análise dos artigos sobre avaliação da aprendizagem veiculados na Revista Nova Escola, lançada em março de 1986. Essa revista vem constituindo um canal para difusão do saber pedagógico e do saber docente, favorecendo a socialização de experiências educativas e fomentando o intercâmbio entre os educadores. Uma amostra de 60% das 198 edições foi objeto de análise, pautando-se na perspectiva historiográfica da História Cultural. Os artigos ensejam discussões sobre a concepção progressista em detrimento à visão tradicional de avaliação, envolvendo a disseminação dos novos princípios e diretrizes para nortear a prática avaliativa. Os artigos respaldam-se nas contribuições de vários educadores, entre eles Perrenoud, Luckesi, Jussara Hoffmann, Pedro Demo e Charles Hadji.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2197
10.20952/revtee.v0i0.2197
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2197
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.2197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2197/1868
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 1 Núm. 1 (2008): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 1 No 1 (2008): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 1 n. 1 (2008): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 1 No. 1 (2008): Julho-Dezembro
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180508479488