O Uso de Dispositivos Móveis no Contexto Educativo: Análise de Teses e Dissertações Nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rosiney Rocha
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: de Araújo Jr, Carlos Araújo Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2538
Resumo: Esta pesquisa se propõe analisar o estado da arte do uso de dispositivos móveis no ensino formal no Brasil. Utilizou-se como metodologia a análise do conteúdo, Bardin (2009). Foram analisadas teses e dissertações depositadas no Banco de teses e dissertações da CAPES, no período de 2003 a 2012. Os resultados apontam para a necessidade de se investigar com acuidade esse campo de pesquisa e discussões por meio de Programas de Pós--graduação ligados à educação do país. A análise do foco das pesquisas sobre o uso de dispositivos móveis no ensino permitiu identificar que grande parte é voltada para o Ensino superior, necessitando, portanto, de iniciativas que contemplem também os demais níveis de ensino. Também, os resultados assinalam a necessidade de se encorajar o processo de aprendizagem fora da sala de aula tradicional, visto que o uso desses recursos ainda está restrito ao espaço físico de uma sala de aula. O foco das pesquisas em m-learningtem sido, na sua maioria, os alunos, com destaque para o processo de aprendizagem. Assim, verifica-se a necessidade de mais pesquisas que analisem o papel do professor, como mediador nesse processo
id UFS-3_960b7cd8b90755bfd9f06d5662206ea6
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2538
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling O Uso de Dispositivos Móveis no Contexto Educativo: Análise de Teses e Dissertações NacionaisEsta pesquisa se propõe analisar o estado da arte do uso de dispositivos móveis no ensino formal no Brasil. Utilizou-se como metodologia a análise do conteúdo, Bardin (2009). Foram analisadas teses e dissertações depositadas no Banco de teses e dissertações da CAPES, no período de 2003 a 2012. Os resultados apontam para a necessidade de se investigar com acuidade esse campo de pesquisa e discussões por meio de Programas de Pós--graduação ligados à educação do país. A análise do foco das pesquisas sobre o uso de dispositivos móveis no ensino permitiu identificar que grande parte é voltada para o Ensino superior, necessitando, portanto, de iniciativas que contemplem também os demais níveis de ensino. Também, os resultados assinalam a necessidade de se encorajar o processo de aprendizagem fora da sala de aula tradicional, visto que o uso desses recursos ainda está restrito ao espaço físico de uma sala de aula. O foco das pesquisas em m-learningtem sido, na sua maioria, os alunos, com destaque para o processo de aprendizagem. Assim, verifica-se a necessidade de mais pesquisas que analisem o papel do professor, como mediador nesse processoRevista Tempos e Espaços em Educação2014-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/253810.20952/revtee.v0i0.2538Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 Núm. 11 (2013): Julho-Dezembro; 25-36Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No 11 (2013): Julho-Dezembro; 25-36Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 6 n. 11 (2013): Julho-Dezembro; 25-36Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No. 11 (2013): Julho-Dezembro; 25-362358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2538/2167Almeida, Rosiney Rochade Araújo Jr, Carlos Araújo Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:57:20Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2538Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:57:20Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Uso de Dispositivos Móveis no Contexto Educativo: Análise de Teses e Dissertações Nacionais
title O Uso de Dispositivos Móveis no Contexto Educativo: Análise de Teses e Dissertações Nacionais
spellingShingle O Uso de Dispositivos Móveis no Contexto Educativo: Análise de Teses e Dissertações Nacionais
Almeida, Rosiney Rocha
title_short O Uso de Dispositivos Móveis no Contexto Educativo: Análise de Teses e Dissertações Nacionais
title_full O Uso de Dispositivos Móveis no Contexto Educativo: Análise de Teses e Dissertações Nacionais
title_fullStr O Uso de Dispositivos Móveis no Contexto Educativo: Análise de Teses e Dissertações Nacionais
title_full_unstemmed O Uso de Dispositivos Móveis no Contexto Educativo: Análise de Teses e Dissertações Nacionais
title_sort O Uso de Dispositivos Móveis no Contexto Educativo: Análise de Teses e Dissertações Nacionais
author Almeida, Rosiney Rocha
author_facet Almeida, Rosiney Rocha
de Araújo Jr, Carlos Araújo Fernando
author_role author
author2 de Araújo Jr, Carlos Araújo Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Rosiney Rocha
de Araújo Jr, Carlos Araújo Fernando
description Esta pesquisa se propõe analisar o estado da arte do uso de dispositivos móveis no ensino formal no Brasil. Utilizou-se como metodologia a análise do conteúdo, Bardin (2009). Foram analisadas teses e dissertações depositadas no Banco de teses e dissertações da CAPES, no período de 2003 a 2012. Os resultados apontam para a necessidade de se investigar com acuidade esse campo de pesquisa e discussões por meio de Programas de Pós--graduação ligados à educação do país. A análise do foco das pesquisas sobre o uso de dispositivos móveis no ensino permitiu identificar que grande parte é voltada para o Ensino superior, necessitando, portanto, de iniciativas que contemplem também os demais níveis de ensino. Também, os resultados assinalam a necessidade de se encorajar o processo de aprendizagem fora da sala de aula tradicional, visto que o uso desses recursos ainda está restrito ao espaço físico de uma sala de aula. O foco das pesquisas em m-learningtem sido, na sua maioria, os alunos, com destaque para o processo de aprendizagem. Assim, verifica-se a necessidade de mais pesquisas que analisem o papel do professor, como mediador nesse processo
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2538
10.20952/revtee.v0i0.2538
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2538
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.2538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2538/2167
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 Núm. 11 (2013): Julho-Dezembro; 25-36
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No 11 (2013): Julho-Dezembro; 25-36
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 6 n. 11 (2013): Julho-Dezembro; 25-36
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No. 11 (2013): Julho-Dezembro; 25-36
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180969852928