O Uso de Dispositivos Móveis no Contexto Educativo: Análise de Teses e Dissertações Nacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2538 |
Resumo: | Esta pesquisa se propõe analisar o estado da arte do uso de dispositivos móveis no ensino formal no Brasil. Utilizou-se como metodologia a análise do conteúdo, Bardin (2009). Foram analisadas teses e dissertações depositadas no Banco de teses e dissertações da CAPES, no período de 2003 a 2012. Os resultados apontam para a necessidade de se investigar com acuidade esse campo de pesquisa e discussões por meio de Programas de Pós--graduação ligados à educação do país. A análise do foco das pesquisas sobre o uso de dispositivos móveis no ensino permitiu identificar que grande parte é voltada para o Ensino superior, necessitando, portanto, de iniciativas que contemplem também os demais níveis de ensino. Também, os resultados assinalam a necessidade de se encorajar o processo de aprendizagem fora da sala de aula tradicional, visto que o uso desses recursos ainda está restrito ao espaço físico de uma sala de aula. O foco das pesquisas em m-learningtem sido, na sua maioria, os alunos, com destaque para o processo de aprendizagem. Assim, verifica-se a necessidade de mais pesquisas que analisem o papel do professor, como mediador nesse processo |
id |
UFS-3_960b7cd8b90755bfd9f06d5662206ea6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2538 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Uso de Dispositivos Móveis no Contexto Educativo: Análise de Teses e Dissertações NacionaisEsta pesquisa se propõe analisar o estado da arte do uso de dispositivos móveis no ensino formal no Brasil. Utilizou-se como metodologia a análise do conteúdo, Bardin (2009). Foram analisadas teses e dissertações depositadas no Banco de teses e dissertações da CAPES, no período de 2003 a 2012. Os resultados apontam para a necessidade de se investigar com acuidade esse campo de pesquisa e discussões por meio de Programas de Pós--graduação ligados à educação do país. A análise do foco das pesquisas sobre o uso de dispositivos móveis no ensino permitiu identificar que grande parte é voltada para o Ensino superior, necessitando, portanto, de iniciativas que contemplem também os demais níveis de ensino. Também, os resultados assinalam a necessidade de se encorajar o processo de aprendizagem fora da sala de aula tradicional, visto que o uso desses recursos ainda está restrito ao espaço físico de uma sala de aula. O foco das pesquisas em m-learningtem sido, na sua maioria, os alunos, com destaque para o processo de aprendizagem. Assim, verifica-se a necessidade de mais pesquisas que analisem o papel do professor, como mediador nesse processoRevista Tempos e Espaços em Educação2014-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/253810.20952/revtee.v0i0.2538Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 Núm. 11 (2013): Julho-Dezembro; 25-36Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No 11 (2013): Julho-Dezembro; 25-36Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 6 n. 11 (2013): Julho-Dezembro; 25-36Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No. 11 (2013): Julho-Dezembro; 25-362358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2538/2167Almeida, Rosiney Rochade Araújo Jr, Carlos Araújo Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:57:20Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2538Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:57:20Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Uso de Dispositivos Móveis no Contexto Educativo: Análise de Teses e Dissertações Nacionais |
title |
O Uso de Dispositivos Móveis no Contexto Educativo: Análise de Teses e Dissertações Nacionais |
spellingShingle |
O Uso de Dispositivos Móveis no Contexto Educativo: Análise de Teses e Dissertações Nacionais Almeida, Rosiney Rocha |
title_short |
O Uso de Dispositivos Móveis no Contexto Educativo: Análise de Teses e Dissertações Nacionais |
title_full |
O Uso de Dispositivos Móveis no Contexto Educativo: Análise de Teses e Dissertações Nacionais |
title_fullStr |
O Uso de Dispositivos Móveis no Contexto Educativo: Análise de Teses e Dissertações Nacionais |
title_full_unstemmed |
O Uso de Dispositivos Móveis no Contexto Educativo: Análise de Teses e Dissertações Nacionais |
title_sort |
O Uso de Dispositivos Móveis no Contexto Educativo: Análise de Teses e Dissertações Nacionais |
author |
Almeida, Rosiney Rocha |
author_facet |
Almeida, Rosiney Rocha de Araújo Jr, Carlos Araújo Fernando |
author_role |
author |
author2 |
de Araújo Jr, Carlos Araújo Fernando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Rosiney Rocha de Araújo Jr, Carlos Araújo Fernando |
description |
Esta pesquisa se propõe analisar o estado da arte do uso de dispositivos móveis no ensino formal no Brasil. Utilizou-se como metodologia a análise do conteúdo, Bardin (2009). Foram analisadas teses e dissertações depositadas no Banco de teses e dissertações da CAPES, no período de 2003 a 2012. Os resultados apontam para a necessidade de se investigar com acuidade esse campo de pesquisa e discussões por meio de Programas de Pós--graduação ligados à educação do país. A análise do foco das pesquisas sobre o uso de dispositivos móveis no ensino permitiu identificar que grande parte é voltada para o Ensino superior, necessitando, portanto, de iniciativas que contemplem também os demais níveis de ensino. Também, os resultados assinalam a necessidade de se encorajar o processo de aprendizagem fora da sala de aula tradicional, visto que o uso desses recursos ainda está restrito ao espaço físico de uma sala de aula. O foco das pesquisas em m-learningtem sido, na sua maioria, os alunos, com destaque para o processo de aprendizagem. Assim, verifica-se a necessidade de mais pesquisas que analisem o papel do professor, como mediador nesse processo |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2538 10.20952/revtee.v0i0.2538 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2538 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.2538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2538/2167 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 Núm. 11 (2013): Julho-Dezembro; 25-36 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No 11 (2013): Julho-Dezembro; 25-36 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 6 n. 11 (2013): Julho-Dezembro; 25-36 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No. 11 (2013): Julho-Dezembro; 25-36 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875180969852928 |