Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rosiney Rocha
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Araujo Jr., Carlos Fernando, Chaves, Andréa Carla Leite, Santos, Cintia Aparecida Bento dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1459
Resumo: Este artigo apresenta um mapeamento e evidencia a abordagem da avaliação pedagógica de Objetos de Aprendizagem (OA) em teses e dissertações depositadas no banco de teses da Capes no período de 2002 a 2011. A metodologia utilizada na pesquisa documental dessas publicações foi a Análise de Conteúdo de Bardin (2009).A análise da categoria, que trata dos objetivos das pesquisas, apontou para o fato de que o processo de avaliação de OA tem sido tratado como parte final do processo de desenvolvimento dos OA. São poucas as pesquisas que se ocupam exclusivamente da avaliação dos objetos, isso talvez seja, em parte, devido ao uso relativamente recente desses recursos digitais no contexto da sala de aula.Observou-se ainda que não há padronização dessas avaliações ou uma tendência específica, dada a diversidade das fundamentações teóricas e dos métodos utilizados para estes fins.   
id UTFPR-7_6f27b80db31cb388e781b1e3503a497b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1459
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdoEste artigo apresenta um mapeamento e evidencia a abordagem da avaliação pedagógica de Objetos de Aprendizagem (OA) em teses e dissertações depositadas no banco de teses da Capes no período de 2002 a 2011. A metodologia utilizada na pesquisa documental dessas publicações foi a Análise de Conteúdo de Bardin (2009).A análise da categoria, que trata dos objetivos das pesquisas, apontou para o fato de que o processo de avaliação de OA tem sido tratado como parte final do processo de desenvolvimento dos OA. São poucas as pesquisas que se ocupam exclusivamente da avaliação dos objetos, isso talvez seja, em parte, devido ao uso relativamente recente desses recursos digitais no contexto da sala de aula.Observou-se ainda que não há padronização dessas avaliações ou uma tendência específica, dada a diversidade das fundamentações teóricas e dos métodos utilizados para estes fins.   Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESAlmeida, Rosiney RochaAraujo Jr., Carlos FernandoChaves, Andréa Carla LeiteSantos, Cintia Aparecida Bento dos2014-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/145910.3895/S1982-873X2014000200005Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 2 (2014)1982-873X10.3895/S1982-873X20140002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1459/1271Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T12:48:07Zoai:periodicos.utfpr:article/1459Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2014-09-26T12:48:07Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo
title Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo
spellingShingle Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo
Almeida, Rosiney Rocha
title_short Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo
title_full Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo
title_fullStr Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo
title_full_unstemmed Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo
title_sort Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo
author Almeida, Rosiney Rocha
author_facet Almeida, Rosiney Rocha
Araujo Jr., Carlos Fernando
Chaves, Andréa Carla Leite
Santos, Cintia Aparecida Bento dos
author_role author
author2 Araujo Jr., Carlos Fernando
Chaves, Andréa Carla Leite
Santos, Cintia Aparecida Bento dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Rosiney Rocha
Araujo Jr., Carlos Fernando
Chaves, Andréa Carla Leite
Santos, Cintia Aparecida Bento dos
description Este artigo apresenta um mapeamento e evidencia a abordagem da avaliação pedagógica de Objetos de Aprendizagem (OA) em teses e dissertações depositadas no banco de teses da Capes no período de 2002 a 2011. A metodologia utilizada na pesquisa documental dessas publicações foi a Análise de Conteúdo de Bardin (2009).A análise da categoria, que trata dos objetivos das pesquisas, apontou para o fato de que o processo de avaliação de OA tem sido tratado como parte final do processo de desenvolvimento dos OA. São poucas as pesquisas que se ocupam exclusivamente da avaliação dos objetos, isso talvez seja, em parte, devido ao uso relativamente recente desses recursos digitais no contexto da sala de aula.Observou-se ainda que não há padronização dessas avaliações ou uma tendência específica, dada a diversidade das fundamentações teóricas e dos métodos utilizados para estes fins.   
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1459
10.3895/S1982-873X2014000200005
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1459
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2014000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1459/1271
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 2 (2014)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20140002
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870469529600