Narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de futuros docentes de ciências: reflexões preliminares para um objeto em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maknamara, Marlécio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3976
Resumo: Em que sentido podemos avançar quando incidimos sobre a docência em Ciências como processo que ultrapassa as exigências, prescrições e competências já estabelecidas na área? Que necessidades são evidenciadas quando interrogamos e escutamos os próprios professores narrando sua formação? Tendo como referencial os trabalhos de Josso e de Pineau, o objetivo do presente trabalho é refletir sobre potencialidades das narrativas (auto)biográficas nos processos formativos da docência em Ciências. A questão que motiva a presente reflexão é: que contrapartidas formativas podem emergir quando conectamos narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de docentes de Ciências? Além de contribuir com o debate acerca da utilização de narrativas (auto) biográficas em processos formativos docentes, concluí- mos que a reflexão aqui tecida pode fornecer as bases preliminares para um objeto em construção.
id UFS-3_9eb540bb2a6a6c0a9889ed5a3bf33b32
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3976
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de futuros docentes de ciências: reflexões preliminares para um objeto em construçãoEm que sentido podemos avançar quando incidimos sobre a docência em Ciências como processo que ultrapassa as exigências, prescrições e competências já estabelecidas na área? Que necessidades são evidenciadas quando interrogamos e escutamos os próprios professores narrando sua formação? Tendo como referencial os trabalhos de Josso e de Pineau, o objetivo do presente trabalho é refletir sobre potencialidades das narrativas (auto)biográficas nos processos formativos da docência em Ciências. A questão que motiva a presente reflexão é: que contrapartidas formativas podem emergir quando conectamos narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de docentes de Ciências? Além de contribuir com o debate acerca da utilização de narrativas (auto) biográficas em processos formativos docentes, concluí- mos que a reflexão aqui tecida pode fornecer as bases preliminares para um objeto em construção.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/397610.20952/revtee.v0i0.3976Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 99-108Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 99-108Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 99-108Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 99-1082358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3976/3323Maknamara, Marlécioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T19:05:30Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3976Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:05:30Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de futuros docentes de ciências: reflexões preliminares para um objeto em construção
title Narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de futuros docentes de ciências: reflexões preliminares para um objeto em construção
spellingShingle Narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de futuros docentes de ciências: reflexões preliminares para um objeto em construção
Maknamara, Marlécio
title_short Narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de futuros docentes de ciências: reflexões preliminares para um objeto em construção
title_full Narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de futuros docentes de ciências: reflexões preliminares para um objeto em construção
title_fullStr Narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de futuros docentes de ciências: reflexões preliminares para um objeto em construção
title_full_unstemmed Narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de futuros docentes de ciências: reflexões preliminares para um objeto em construção
title_sort Narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de futuros docentes de ciências: reflexões preliminares para um objeto em construção
author Maknamara, Marlécio
author_facet Maknamara, Marlécio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maknamara, Marlécio
description Em que sentido podemos avançar quando incidimos sobre a docência em Ciências como processo que ultrapassa as exigências, prescrições e competências já estabelecidas na área? Que necessidades são evidenciadas quando interrogamos e escutamos os próprios professores narrando sua formação? Tendo como referencial os trabalhos de Josso e de Pineau, o objetivo do presente trabalho é refletir sobre potencialidades das narrativas (auto)biográficas nos processos formativos da docência em Ciências. A questão que motiva a presente reflexão é: que contrapartidas formativas podem emergir quando conectamos narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de docentes de Ciências? Além de contribuir com o debate acerca da utilização de narrativas (auto) biográficas em processos formativos docentes, concluí- mos que a reflexão aqui tecida pode fornecer as bases preliminares para um objeto em construção.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3976
10.20952/revtee.v0i0.3976
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3976
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.3976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3976/3323
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 99-108
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 99-108
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 99-108
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 99-108
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181350486016