Narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de futuros docentes de ciências: reflexões preliminares para um objeto em construção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3976 |
Resumo: | Em que sentido podemos avançar quando incidimos sobre a docência em Ciências como processo que ultrapassa as exigências, prescrições e competências já estabelecidas na área? Que necessidades são evidenciadas quando interrogamos e escutamos os próprios professores narrando sua formação? Tendo como referencial os trabalhos de Josso e de Pineau, o objetivo do presente trabalho é refletir sobre potencialidades das narrativas (auto)biográficas nos processos formativos da docência em Ciências. A questão que motiva a presente reflexão é: que contrapartidas formativas podem emergir quando conectamos narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de docentes de Ciências? Além de contribuir com o debate acerca da utilização de narrativas (auto) biográficas em processos formativos docentes, concluí- mos que a reflexão aqui tecida pode fornecer as bases preliminares para um objeto em construção. |
id |
UFS-3_9eb540bb2a6a6c0a9889ed5a3bf33b32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3976 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de futuros docentes de ciências: reflexões preliminares para um objeto em construçãoEm que sentido podemos avançar quando incidimos sobre a docência em Ciências como processo que ultrapassa as exigências, prescrições e competências já estabelecidas na área? Que necessidades são evidenciadas quando interrogamos e escutamos os próprios professores narrando sua formação? Tendo como referencial os trabalhos de Josso e de Pineau, o objetivo do presente trabalho é refletir sobre potencialidades das narrativas (auto)biográficas nos processos formativos da docência em Ciências. A questão que motiva a presente reflexão é: que contrapartidas formativas podem emergir quando conectamos narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de docentes de Ciências? Além de contribuir com o debate acerca da utilização de narrativas (auto) biográficas em processos formativos docentes, concluí- mos que a reflexão aqui tecida pode fornecer as bases preliminares para um objeto em construção.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/397610.20952/revtee.v0i0.3976Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 99-108Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 99-108Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 99-108Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 99-1082358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3976/3323Maknamara, Marlécioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T19:05:30Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3976Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:05:30Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de futuros docentes de ciências: reflexões preliminares para um objeto em construção |
title |
Narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de futuros docentes de ciências: reflexões preliminares para um objeto em construção |
spellingShingle |
Narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de futuros docentes de ciências: reflexões preliminares para um objeto em construção Maknamara, Marlécio |
title_short |
Narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de futuros docentes de ciências: reflexões preliminares para um objeto em construção |
title_full |
Narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de futuros docentes de ciências: reflexões preliminares para um objeto em construção |
title_fullStr |
Narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de futuros docentes de ciências: reflexões preliminares para um objeto em construção |
title_full_unstemmed |
Narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de futuros docentes de ciências: reflexões preliminares para um objeto em construção |
title_sort |
Narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de futuros docentes de ciências: reflexões preliminares para um objeto em construção |
author |
Maknamara, Marlécio |
author_facet |
Maknamara, Marlécio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maknamara, Marlécio |
description |
Em que sentido podemos avançar quando incidimos sobre a docência em Ciências como processo que ultrapassa as exigências, prescrições e competências já estabelecidas na área? Que necessidades são evidenciadas quando interrogamos e escutamos os próprios professores narrando sua formação? Tendo como referencial os trabalhos de Josso e de Pineau, o objetivo do presente trabalho é refletir sobre potencialidades das narrativas (auto)biográficas nos processos formativos da docência em Ciências. A questão que motiva a presente reflexão é: que contrapartidas formativas podem emergir quando conectamos narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de docentes de Ciências? Além de contribuir com o debate acerca da utilização de narrativas (auto) biográficas em processos formativos docentes, concluí- mos que a reflexão aqui tecida pode fornecer as bases preliminares para um objeto em construção. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3976 10.20952/revtee.v0i0.3976 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3976 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.3976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3976/3323 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 99-108 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 99-108 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 99-108 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 99-108 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181350486016 |