Between inclusion and exclusion: Teachers’ reflections about students with autism in public school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Yago Melo de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Tânia Regina Lobato dos, Monteiro, Rejane de Assis Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14098
Resumo: Este artigo versa sobre as reflexões de quatro professores do ensino comum e de uma professora da educação especial, de uma escola pública, em contexto de inclusão escolar. Analisa as reflexões em relação à aceitação e ao acolhimento de educandos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em ambiente regular de ensino. A problemática a ser desvendada é a seguinte: como se dá a aceitação e o acolhimento de alunos com TEA no espaço escolar? Configura-se em um recorte de uma pesquisa qualitativa e de campo, com base em Teixeira (2010) e em Oliveira (2012), desenvolvida em uma escola pública da rede municipal de ensino, localizada em Belém-PA, em 2017. O aporte teórico da investigação foi ancorado em Orrú (2012, 2016) e Mantoan (2013, 2015), que estudam e pesquisam sobre autismo e inclusão escolar. As reflexões dos cinco professores revelam que ainda há resistência em relação à aceitação e ao acolhimento de educandos com autismo no contexto escolar, porque alguns fatores interferem no cotidiano da sala de aula e da escola, o que gera necessidade de esse espaço refletir e rever a sua proposta pedagógica. Entretanto, a pesquisa também revela situações educacionais que possibilitam a inclusão escolar.
id UFS-3_a2c6bf7cdaccd685100173ca93db123b
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14098
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Between inclusion and exclusion: Teachers’ reflections about students with autism in public schoolEntre inclusión y exclusión: reflexiónes de docentes sobre estudiantes con autismo en escuela públicaEntre a inclusão e a exclusão: reflexões de professores sobre educandos com autismo em escola públicaContinuing educationPedagogical practicesSchoolingEscolarizaciónFormación continuaPrácticas pedagógicasEscolarizaçãoFormação continuadaPráticas pedagógicasEste artigo versa sobre as reflexões de quatro professores do ensino comum e de uma professora da educação especial, de uma escola pública, em contexto de inclusão escolar. Analisa as reflexões em relação à aceitação e ao acolhimento de educandos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em ambiente regular de ensino. A problemática a ser desvendada é a seguinte: como se dá a aceitação e o acolhimento de alunos com TEA no espaço escolar? Configura-se em um recorte de uma pesquisa qualitativa e de campo, com base em Teixeira (2010) e em Oliveira (2012), desenvolvida em uma escola pública da rede municipal de ensino, localizada em Belém-PA, em 2017. O aporte teórico da investigação foi ancorado em Orrú (2012, 2016) e Mantoan (2013, 2015), que estudam e pesquisam sobre autismo e inclusão escolar. As reflexões dos cinco professores revelam que ainda há resistência em relação à aceitação e ao acolhimento de educandos com autismo no contexto escolar, porque alguns fatores interferem no cotidiano da sala de aula e da escola, o que gera necessidade de esse espaço refletir e rever a sua proposta pedagógica. Entretanto, a pesquisa também revela situações educacionais que possibilitam a inclusão escolar.This paper writes about the reflections of four ordinary teachers and one special education teacher, of a public school in the school inclusion context. Analyze the reflections in relation to the acceptance and reception of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the school environment. The problem to be solved is the following: how do the acceptance and reception of students with ASD occur in the school? It configures in a snippet of a qualitative and field research based on Teixeira (2010) and Oliveira (2012), developed in a public school in the municipal education system located in Belém-PA in 2017. The theoretical contribution of the investigation was anchored on Orrú (2012, 2016) and Mantoan (2013, 2015), that study and research about autism and school inclusion. The reflections of the five teachers reveal alarming situations, such as resistance to accepting and welcoming of students with autism in the school context, because some factors interfere in the classroom and school routine, which calls the need of this space to reflect and revise his pedagogical proposal. However, the research also reveals educational situations that enable the school inclusion.Este artículo aborda las reflexiones de cuatro maestros de educación ordinaria y uma maestra de educación especial, de una escuela pública en el contexto de inclusión escolar. Analiza reflexiones sobre la aceptación y recepción de estudiantes con trastorno del espectro autista (TEA) en un entorno de enseñanza regular. El problema a resolver es el siguiente: ¿cómo ocurre la aceptación y recepción de los estudiantes con TEA en la escuela? Está configurado en un recorte de una investigación cualitativa y de campo, basada en Teixeira (2010) y Oliveira (2012), desarrollada en una escuela pública en el sistema educativo municipal, ubicado en Belém-PA, en 2017. La contribución teórica de la investigación se basó en Orrú (2012, 2016) y Mantoan (2013, 2015), quienes estudian e investigan sobre el autismo y inclusión escolar. Las reflexiones de los cinco maestros revelan que todavía hay resistencia en relación con la aceptación y recepción de estudiantes con autismo en el contexto escolar, porque algunos factores interfieren en el aula y la rutina escolar, lo que crea la necesidad de que este espacio refleje y revise el su propuesta pedagógica. Sin embargo la investigación también revela situaciones educativas que hacen posible la inclusión escolar.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1409810.20952/revtee.v14i33.14098Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e14098Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e14098Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e14098Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e140982358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14098/11784https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14098/13296Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Yago Melo de Santos, Tânia Regina Lobato dosMonteiro, Rejane de Assis Oliveira2022-12-15T00:15:33Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14098Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-12-15T00:15:33Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Between inclusion and exclusion: Teachers’ reflections about students with autism in public school
Entre inclusión y exclusión: reflexiónes de docentes sobre estudiantes con autismo en escuela pública
Entre a inclusão e a exclusão: reflexões de professores sobre educandos com autismo em escola pública
title Between inclusion and exclusion: Teachers’ reflections about students with autism in public school
spellingShingle Between inclusion and exclusion: Teachers’ reflections about students with autism in public school
Lima, Yago Melo de
Continuing education
Pedagogical practices
Schooling
Escolarización
Formación continua
Prácticas pedagógicas
Escolarização
Formação continuada
Práticas pedagógicas
title_short Between inclusion and exclusion: Teachers’ reflections about students with autism in public school
title_full Between inclusion and exclusion: Teachers’ reflections about students with autism in public school
title_fullStr Between inclusion and exclusion: Teachers’ reflections about students with autism in public school
title_full_unstemmed Between inclusion and exclusion: Teachers’ reflections about students with autism in public school
title_sort Between inclusion and exclusion: Teachers’ reflections about students with autism in public school
author Lima, Yago Melo de
author_facet Lima, Yago Melo de
Santos, Tânia Regina Lobato dos
Monteiro, Rejane de Assis Oliveira
author_role author
author2 Santos, Tânia Regina Lobato dos
Monteiro, Rejane de Assis Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Yago Melo de
Santos, Tânia Regina Lobato dos
Monteiro, Rejane de Assis Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Continuing education
Pedagogical practices
Schooling
Escolarización
Formación continua
Prácticas pedagógicas
Escolarização
Formação continuada
Práticas pedagógicas
topic Continuing education
Pedagogical practices
Schooling
Escolarización
Formación continua
Prácticas pedagógicas
Escolarização
Formação continuada
Práticas pedagógicas
description Este artigo versa sobre as reflexões de quatro professores do ensino comum e de uma professora da educação especial, de uma escola pública, em contexto de inclusão escolar. Analisa as reflexões em relação à aceitação e ao acolhimento de educandos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em ambiente regular de ensino. A problemática a ser desvendada é a seguinte: como se dá a aceitação e o acolhimento de alunos com TEA no espaço escolar? Configura-se em um recorte de uma pesquisa qualitativa e de campo, com base em Teixeira (2010) e em Oliveira (2012), desenvolvida em uma escola pública da rede municipal de ensino, localizada em Belém-PA, em 2017. O aporte teórico da investigação foi ancorado em Orrú (2012, 2016) e Mantoan (2013, 2015), que estudam e pesquisam sobre autismo e inclusão escolar. As reflexões dos cinco professores revelam que ainda há resistência em relação à aceitação e ao acolhimento de educandos com autismo no contexto escolar, porque alguns fatores interferem no cotidiano da sala de aula e da escola, o que gera necessidade de esse espaço refletir e rever a sua proposta pedagógica. Entretanto, a pesquisa também revela situações educacionais que possibilitam a inclusão escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14098
10.20952/revtee.v14i33.14098
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14098
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v14i33.14098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14098/11784
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14098/13296
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e14098
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e14098
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e14098
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e14098
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875183265185792