O PAPEL DO PROFESSOR NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE PESTALOZZI E HERBART: ALGUMAS PERCEPÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9668 |
Resumo: | A presente investigação tem como objeto de estudo o papel do professor nas teorias educacionais produzidas e difundidas por Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827) e Johann Friedrich Herbart (1776-1841) durante o século XIX, período marcado por mudanças incisivas na pedagogia e nos processos educativos. Objetivando, por meio das teorias educacionais destes dois teóricos, apresentar suas aproximações e distanciamentos no que se refere ao papel do professor nesta “educação integral e moral do homem” que ambos defendiam. Para tanto, foi adotado como metodologia o entrecruzamento das fontes bibliográficas escritas por Pestalozzi e Herbart, sendo: “Cartas sobre educación infantil” (PESTALOZZI, 2006) e “Pedagogia Geral” (HERBART, 2003), recorrendo, também, a outros autores e comentadores dos referidos clássicos. O estudo permitiu compreender qual o papel e lugar que a figura do professor ocupou durante o século XIX sob a influência da pedagogia pestalozziana e herbartiana. |
id |
UFS-3_a82ba9d63602ce1ab165e5c6e8c32063 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9668 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PAPEL DO PROFESSOR NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE PESTALOZZI E HERBART: ALGUMAS PERCEPÇÕESA presente investigação tem como objeto de estudo o papel do professor nas teorias educacionais produzidas e difundidas por Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827) e Johann Friedrich Herbart (1776-1841) durante o século XIX, período marcado por mudanças incisivas na pedagogia e nos processos educativos. Objetivando, por meio das teorias educacionais destes dois teóricos, apresentar suas aproximações e distanciamentos no que se refere ao papel do professor nesta “educação integral e moral do homem” que ambos defendiam. Para tanto, foi adotado como metodologia o entrecruzamento das fontes bibliográficas escritas por Pestalozzi e Herbart, sendo: “Cartas sobre educación infantil” (PESTALOZZI, 2006) e “Pedagogia Geral” (HERBART, 2003), recorrendo, também, a outros autores e comentadores dos referidos clássicos. O estudo permitiu compreender qual o papel e lugar que a figura do professor ocupou durante o século XIX sob a influência da pedagogia pestalozziana e herbartiana.Revista Tempos e Espaços em Educação2019-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/966810.20952/revtee.v11i01.9668Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 01 (2018): Edição Especial; 269-284Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 01 (2018): Edição Especial; 269-284Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 01 (2018): Edição Especial; 269-284Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 01 (2018): Edição Especial; 269-2842358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9668/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Maria EdnaAlves, Eva Maria Siqueira2022-02-09T21:25:22Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9668Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T21:25:22Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PAPEL DO PROFESSOR NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE PESTALOZZI E HERBART: ALGUMAS PERCEPÇÕES |
title |
O PAPEL DO PROFESSOR NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE PESTALOZZI E HERBART: ALGUMAS PERCEPÇÕES |
spellingShingle |
O PAPEL DO PROFESSOR NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE PESTALOZZI E HERBART: ALGUMAS PERCEPÇÕES Santos, Maria Edna |
title_short |
O PAPEL DO PROFESSOR NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE PESTALOZZI E HERBART: ALGUMAS PERCEPÇÕES |
title_full |
O PAPEL DO PROFESSOR NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE PESTALOZZI E HERBART: ALGUMAS PERCEPÇÕES |
title_fullStr |
O PAPEL DO PROFESSOR NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE PESTALOZZI E HERBART: ALGUMAS PERCEPÇÕES |
title_full_unstemmed |
O PAPEL DO PROFESSOR NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE PESTALOZZI E HERBART: ALGUMAS PERCEPÇÕES |
title_sort |
O PAPEL DO PROFESSOR NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE PESTALOZZI E HERBART: ALGUMAS PERCEPÇÕES |
author |
Santos, Maria Edna |
author_facet |
Santos, Maria Edna Alves, Eva Maria Siqueira |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Eva Maria Siqueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria Edna Alves, Eva Maria Siqueira |
description |
A presente investigação tem como objeto de estudo o papel do professor nas teorias educacionais produzidas e difundidas por Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827) e Johann Friedrich Herbart (1776-1841) durante o século XIX, período marcado por mudanças incisivas na pedagogia e nos processos educativos. Objetivando, por meio das teorias educacionais destes dois teóricos, apresentar suas aproximações e distanciamentos no que se refere ao papel do professor nesta “educação integral e moral do homem” que ambos defendiam. Para tanto, foi adotado como metodologia o entrecruzamento das fontes bibliográficas escritas por Pestalozzi e Herbart, sendo: “Cartas sobre educación infantil” (PESTALOZZI, 2006) e “Pedagogia Geral” (HERBART, 2003), recorrendo, também, a outros autores e comentadores dos referidos clássicos. O estudo permitiu compreender qual o papel e lugar que a figura do professor ocupou durante o século XIX sob a influência da pedagogia pestalozziana e herbartiana. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9668 10.20952/revtee.v11i01.9668 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9668 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v11i01.9668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9668/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 01 (2018): Edição Especial; 269-284 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 01 (2018): Edição Especial; 269-284 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 01 (2018): Edição Especial; 269-284 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 01 (2018): Edição Especial; 269-284 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875182282670080 |