Educação Popular como prática coletiva de insurgência e emancipação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14279 |
Resumo: | O presente artigo investiga os sentidos originários do termo educação popular na América Latina, cuja polissemia adquirida no processo histórico impõe imprecisões e obstáculos ao debate educacional. Seu fio condutor é uma entrevista realizada com Carlos Rodrigues Brandão, para quem a educação popular é trabalho e militância de uma “coletividade pensante”, que tem como alvo um processo revolucionário, cuja libertação é matéria primeira de uma educação que não se caracteriza somente por se dirigir à classe popular. A origem dessa tradição no contexto dos anos 1960, primeiro na efervescência dos movimentos populares e revoluções latino-americanas e, em seguida, organizada como resistência e luta contra as ditaduras, situa essa educação popular como prática insurgente e emancipatória, de organização e confronto contra o Estado. O texto é um dos resultados de pesquisa realizada por meio de estudo historiográfico e bibliográfico, bem como de entrevistas e conversas realizadas com educadores populares. |
id |
UFS-3_abdfac823c4beafd83abb95e9d73fca6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14279 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Popular como prática coletiva de insurgência e emancipaçãoPopular Education as a collective practice of insurgency and emancipationLa Educación Popular como práctica colectiva de insurgencia y emancipaciónPopular EducationLatin AmericaPopular CultureEmancipationLiberationEducación popularLatinoamericaCultura PopularEmancipaciónLiberaciónEducação PopularAmérica LatinaCultura PopularEmancipaçãoLibertaçãoO presente artigo investiga os sentidos originários do termo educação popular na América Latina, cuja polissemia adquirida no processo histórico impõe imprecisões e obstáculos ao debate educacional. Seu fio condutor é uma entrevista realizada com Carlos Rodrigues Brandão, para quem a educação popular é trabalho e militância de uma “coletividade pensante”, que tem como alvo um processo revolucionário, cuja libertação é matéria primeira de uma educação que não se caracteriza somente por se dirigir à classe popular. A origem dessa tradição no contexto dos anos 1960, primeiro na efervescência dos movimentos populares e revoluções latino-americanas e, em seguida, organizada como resistência e luta contra as ditaduras, situa essa educação popular como prática insurgente e emancipatória, de organização e confronto contra o Estado. O texto é um dos resultados de pesquisa realizada por meio de estudo historiográfico e bibliográfico, bem como de entrevistas e conversas realizadas com educadores populares.This article investigates the original meanings of the term popular education in Latin America, whose polysemy acquired along the historical process imposes inaccuracies and obstacles to the educational debate. The guiding thread of the article is an interview with Carlos Rodrigues Brandão, for whom popular education is the work and militancy of a “thinking community”, which aims at a revolutionary process, whose liberation is the first matter of an education that is not characterized only by addressing the popular class. The origin of this tradition in the context of the 1960s, first in the effervescence of Latin American popular movements and revolutions, and then organized as resistance and fight against dictatorships, places this popular education as an insurgent practice, of organization and confrontation against the State. The text is one of the results of a research carried out through historiographic and bibliographic study, as well as interviews and conversations conducted with popular educators.Este artículo investiga los sentidos originarios del término educación popular en Latinoamérica, cuya polisemia adquirida en el proceso histórico impone imprecisiones y obstáculos al debate educativo. Su hilo conductor es una entrevista a Carlos Rodrigues Brandão, para quien la educación popular es trabajo y militancia de una “colectividad pensante”, que apunta a un proceso revolucionario, cuya liberación es materia prima de una educación que no se caracteriza solamente por dirigirse a la clase popular. El origen de esta tradición de los años 1960, primero en la efervescencia de los movimientos populares y revoluciones latinoamericanas y, en seguida, organizada como resistencia y lucha contra dictaduras, sitúa esta educación popular como una práctica insurgente y emancipadora, de organización y confronto contra el Estado. El texto es uno de los resultados de una investigación realizada a través de estudio historiográfico y bibliográfico, así como de entrevistas y conversaciones con educadores populares.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1427910.20952/revtee.v14i33.14279Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e14279Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e14279Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e14279Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e142792358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14279/12047https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14279/13372Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchlindwein , Ian Gabriel CoutoCatini, Carolina de Roig2022-12-19T22:07:11Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14279Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-12-19T22:07:11Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Popular como prática coletiva de insurgência e emancipação Popular Education as a collective practice of insurgency and emancipation La Educación Popular como práctica colectiva de insurgencia y emancipación |
title |
Educação Popular como prática coletiva de insurgência e emancipação |
spellingShingle |
Educação Popular como prática coletiva de insurgência e emancipação Schlindwein , Ian Gabriel Couto Popular Education Latin America Popular Culture Emancipation Liberation Educación popular Latinoamerica Cultura Popular Emancipación Liberación Educação Popular América Latina Cultura Popular Emancipação Libertação |
title_short |
Educação Popular como prática coletiva de insurgência e emancipação |
title_full |
Educação Popular como prática coletiva de insurgência e emancipação |
title_fullStr |
Educação Popular como prática coletiva de insurgência e emancipação |
title_full_unstemmed |
Educação Popular como prática coletiva de insurgência e emancipação |
title_sort |
Educação Popular como prática coletiva de insurgência e emancipação |
author |
Schlindwein , Ian Gabriel Couto |
author_facet |
Schlindwein , Ian Gabriel Couto Catini, Carolina de Roig |
author_role |
author |
author2 |
Catini, Carolina de Roig |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schlindwein , Ian Gabriel Couto Catini, Carolina de Roig |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Popular Education Latin America Popular Culture Emancipation Liberation Educación popular Latinoamerica Cultura Popular Emancipación Liberación Educação Popular América Latina Cultura Popular Emancipação Libertação |
topic |
Popular Education Latin America Popular Culture Emancipation Liberation Educación popular Latinoamerica Cultura Popular Emancipación Liberación Educação Popular América Latina Cultura Popular Emancipação Libertação |
description |
O presente artigo investiga os sentidos originários do termo educação popular na América Latina, cuja polissemia adquirida no processo histórico impõe imprecisões e obstáculos ao debate educacional. Seu fio condutor é uma entrevista realizada com Carlos Rodrigues Brandão, para quem a educação popular é trabalho e militância de uma “coletividade pensante”, que tem como alvo um processo revolucionário, cuja libertação é matéria primeira de uma educação que não se caracteriza somente por se dirigir à classe popular. A origem dessa tradição no contexto dos anos 1960, primeiro na efervescência dos movimentos populares e revoluções latino-americanas e, em seguida, organizada como resistência e luta contra as ditaduras, situa essa educação popular como prática insurgente e emancipatória, de organização e confronto contra o Estado. O texto é um dos resultados de pesquisa realizada por meio de estudo historiográfico e bibliográfico, bem como de entrevistas e conversas realizadas com educadores populares. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14279 10.20952/revtee.v14i33.14279 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14279 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v14i33.14279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14279/12047 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14279/13372 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e14279 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e14279 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e14279 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e14279 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875183311323136 |