O aprendizado pelo corpo: conceitos de Pierre Bourdieu para uma leitura do futebol feminino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvini, Leila
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Wanderley Marchi Júnior, Wanderley
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3673
Resumo: Considerando o corpo como um dos elementos fundamentais para compreensão da teoria proposta por Pierre Bourdieu, principalmente por exteriorizar as estruturas incorporadas como materialização das disposições aprendidas devido a localização do agente na estrutura social, propomos para esse escrito um exercício de reflexão e aproximação entre o esporte feminino (futebol feminino) com a apresentação de elementos constituidores das noções de campo e habitus, e mais precisamente sob os elementos constituidores do campo esportivo e dos fundamentos ocultos de dominação (masculina) que organizam as práticas nesse cenário. Em termos de considerações finais, foi possível identificar a presença mesmo que velada dos fundamentos de dominação masculina como organizadores das práticas esportivas por meio da normatização dicotômica dos corpos e das modalidades
id UFS-3_ae8e1afa039cea7429f7b581dbb1987c
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3673
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling O aprendizado pelo corpo: conceitos de Pierre Bourdieu para uma leitura do futebol femininoConsiderando o corpo como um dos elementos fundamentais para compreensão da teoria proposta por Pierre Bourdieu, principalmente por exteriorizar as estruturas incorporadas como materialização das disposições aprendidas devido a localização do agente na estrutura social, propomos para esse escrito um exercício de reflexão e aproximação entre o esporte feminino (futebol feminino) com a apresentação de elementos constituidores das noções de campo e habitus, e mais precisamente sob os elementos constituidores do campo esportivo e dos fundamentos ocultos de dominação (masculina) que organizam as práticas nesse cenário. Em termos de considerações finais, foi possível identificar a presença mesmo que velada dos fundamentos de dominação masculina como organizadores das práticas esportivas por meio da normatização dicotômica dos corpos e das modalidadesRevista Tempos e Espaços em Educação2015-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/367310.20952/revtee.v8i15.3673Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 15 (2015): Janeiro-Abril; 179-192Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 15 (2015): Janeiro-Abril; 179-192Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 15 (2015): Janeiro-Abril; 179-192Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 15 (2015): Janeiro-Abril; 179-1922358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3673/3130Salvini, LeilaWanderley Marchi Júnior, Wanderleyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:59:42Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3673Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:59:42Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O aprendizado pelo corpo: conceitos de Pierre Bourdieu para uma leitura do futebol feminino
title O aprendizado pelo corpo: conceitos de Pierre Bourdieu para uma leitura do futebol feminino
spellingShingle O aprendizado pelo corpo: conceitos de Pierre Bourdieu para uma leitura do futebol feminino
Salvini, Leila
title_short O aprendizado pelo corpo: conceitos de Pierre Bourdieu para uma leitura do futebol feminino
title_full O aprendizado pelo corpo: conceitos de Pierre Bourdieu para uma leitura do futebol feminino
title_fullStr O aprendizado pelo corpo: conceitos de Pierre Bourdieu para uma leitura do futebol feminino
title_full_unstemmed O aprendizado pelo corpo: conceitos de Pierre Bourdieu para uma leitura do futebol feminino
title_sort O aprendizado pelo corpo: conceitos de Pierre Bourdieu para uma leitura do futebol feminino
author Salvini, Leila
author_facet Salvini, Leila
Wanderley Marchi Júnior, Wanderley
author_role author
author2 Wanderley Marchi Júnior, Wanderley
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvini, Leila
Wanderley Marchi Júnior, Wanderley
description Considerando o corpo como um dos elementos fundamentais para compreensão da teoria proposta por Pierre Bourdieu, principalmente por exteriorizar as estruturas incorporadas como materialização das disposições aprendidas devido a localização do agente na estrutura social, propomos para esse escrito um exercício de reflexão e aproximação entre o esporte feminino (futebol feminino) com a apresentação de elementos constituidores das noções de campo e habitus, e mais precisamente sob os elementos constituidores do campo esportivo e dos fundamentos ocultos de dominação (masculina) que organizam as práticas nesse cenário. Em termos de considerações finais, foi possível identificar a presença mesmo que velada dos fundamentos de dominação masculina como organizadores das práticas esportivas por meio da normatização dicotômica dos corpos e das modalidades
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3673
10.20952/revtee.v8i15.3673
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3673
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v8i15.3673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3673/3130
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 15 (2015): Janeiro-Abril; 179-192
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 15 (2015): Janeiro-Abril; 179-192
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 15 (2015): Janeiro-Abril; 179-192
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 15 (2015): Janeiro-Abril; 179-192
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181050593280