O aprendizado pelo corpo: conceitos de Pierre Bourdieu para uma leitura do futebol feminino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3673 |
Resumo: | Considerando o corpo como um dos elementos fundamentais para compreensão da teoria proposta por Pierre Bourdieu, principalmente por exteriorizar as estruturas incorporadas como materialização das disposições aprendidas devido a localização do agente na estrutura social, propomos para esse escrito um exercício de reflexão e aproximação entre o esporte feminino (futebol feminino) com a apresentação de elementos constituidores das noções de campo e habitus, e mais precisamente sob os elementos constituidores do campo esportivo e dos fundamentos ocultos de dominação (masculina) que organizam as práticas nesse cenário. Em termos de considerações finais, foi possível identificar a presença mesmo que velada dos fundamentos de dominação masculina como organizadores das práticas esportivas por meio da normatização dicotômica dos corpos e das modalidades |
id |
UFS-3_ae8e1afa039cea7429f7b581dbb1987c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3673 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O aprendizado pelo corpo: conceitos de Pierre Bourdieu para uma leitura do futebol femininoConsiderando o corpo como um dos elementos fundamentais para compreensão da teoria proposta por Pierre Bourdieu, principalmente por exteriorizar as estruturas incorporadas como materialização das disposições aprendidas devido a localização do agente na estrutura social, propomos para esse escrito um exercício de reflexão e aproximação entre o esporte feminino (futebol feminino) com a apresentação de elementos constituidores das noções de campo e habitus, e mais precisamente sob os elementos constituidores do campo esportivo e dos fundamentos ocultos de dominação (masculina) que organizam as práticas nesse cenário. Em termos de considerações finais, foi possível identificar a presença mesmo que velada dos fundamentos de dominação masculina como organizadores das práticas esportivas por meio da normatização dicotômica dos corpos e das modalidadesRevista Tempos e Espaços em Educação2015-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/367310.20952/revtee.v8i15.3673Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 15 (2015): Janeiro-Abril; 179-192Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 15 (2015): Janeiro-Abril; 179-192Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 15 (2015): Janeiro-Abril; 179-192Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 15 (2015): Janeiro-Abril; 179-1922358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3673/3130Salvini, LeilaWanderley Marchi Júnior, Wanderleyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:59:42Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3673Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:59:42Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O aprendizado pelo corpo: conceitos de Pierre Bourdieu para uma leitura do futebol feminino |
title |
O aprendizado pelo corpo: conceitos de Pierre Bourdieu para uma leitura do futebol feminino |
spellingShingle |
O aprendizado pelo corpo: conceitos de Pierre Bourdieu para uma leitura do futebol feminino Salvini, Leila |
title_short |
O aprendizado pelo corpo: conceitos de Pierre Bourdieu para uma leitura do futebol feminino |
title_full |
O aprendizado pelo corpo: conceitos de Pierre Bourdieu para uma leitura do futebol feminino |
title_fullStr |
O aprendizado pelo corpo: conceitos de Pierre Bourdieu para uma leitura do futebol feminino |
title_full_unstemmed |
O aprendizado pelo corpo: conceitos de Pierre Bourdieu para uma leitura do futebol feminino |
title_sort |
O aprendizado pelo corpo: conceitos de Pierre Bourdieu para uma leitura do futebol feminino |
author |
Salvini, Leila |
author_facet |
Salvini, Leila Wanderley Marchi Júnior, Wanderley |
author_role |
author |
author2 |
Wanderley Marchi Júnior, Wanderley |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salvini, Leila Wanderley Marchi Júnior, Wanderley |
description |
Considerando o corpo como um dos elementos fundamentais para compreensão da teoria proposta por Pierre Bourdieu, principalmente por exteriorizar as estruturas incorporadas como materialização das disposições aprendidas devido a localização do agente na estrutura social, propomos para esse escrito um exercício de reflexão e aproximação entre o esporte feminino (futebol feminino) com a apresentação de elementos constituidores das noções de campo e habitus, e mais precisamente sob os elementos constituidores do campo esportivo e dos fundamentos ocultos de dominação (masculina) que organizam as práticas nesse cenário. Em termos de considerações finais, foi possível identificar a presença mesmo que velada dos fundamentos de dominação masculina como organizadores das práticas esportivas por meio da normatização dicotômica dos corpos e das modalidades |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3673 10.20952/revtee.v8i15.3673 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3673 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v8i15.3673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3673/3130 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 15 (2015): Janeiro-Abril; 179-192 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 15 (2015): Janeiro-Abril; 179-192 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 15 (2015): Janeiro-Abril; 179-192 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 15 (2015): Janeiro-Abril; 179-192 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181050593280 |