Meio Ambiente, Transportes e Poluição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrício, Olívio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2285
Resumo: Este texto trata alguns aspectos relacionados com o ruído e a poluição atmosférica os quais constituem dois dos principais problemas ambientais que contribuem para a degradação da qualidade de vida de grande parte da população no mundo e afectam o Homem nos planos físico, psíquico e social. Este problema assume uma dimensão particular nos meios urbanos, onde vive a maior parte da população portuguesa e europeia. Esta problemática é ainda reforçada pelo aumento incessante do número de veículos accionados por motores de combustão interna, consumindo combustíveis fósseis. Os transportes terrestres têm contribuído em grande parte para a degradação da qualidade de vida nos centros urbanos, onde a poluição atmosférica e a poluição sonora afectam praticamente toda a população. O aumento dos problemas ambientais ligados à poluição do ar, da água, dos solos, ao ruído, à produção de resíduos e à utilização da energia reflectem sobretudo, o comportamento e a interacção do Homem com o ambiente. a Educação ambiental deverá promover simultaneamente a construção do conhecimento nesta área, o desenvolvimento de comportamentos e atitudes necessários à utilização racional dos transportes e de todas as infra-estruturas, de modo a diminuir os efeitos nefastos para o ambiente e a consciencialização sobre os efeitos prejudiciais do ruído e da poluição atmosférica para o Homem e em nível ambiental.
id UFS-3_b1ddde8c018799ee0ac84b1dbdbfc3ad
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2285
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Meio Ambiente, Transportes e PoluiçãoEste texto trata alguns aspectos relacionados com o ruído e a poluição atmosférica os quais constituem dois dos principais problemas ambientais que contribuem para a degradação da qualidade de vida de grande parte da população no mundo e afectam o Homem nos planos físico, psíquico e social. Este problema assume uma dimensão particular nos meios urbanos, onde vive a maior parte da população portuguesa e europeia. Esta problemática é ainda reforçada pelo aumento incessante do número de veículos accionados por motores de combustão interna, consumindo combustíveis fósseis. Os transportes terrestres têm contribuído em grande parte para a degradação da qualidade de vida nos centros urbanos, onde a poluição atmosférica e a poluição sonora afectam praticamente toda a população. O aumento dos problemas ambientais ligados à poluição do ar, da água, dos solos, ao ruído, à produção de resíduos e à utilização da energia reflectem sobretudo, o comportamento e a interacção do Homem com o ambiente. a Educação ambiental deverá promover simultaneamente a construção do conhecimento nesta área, o desenvolvimento de comportamentos e atitudes necessários à utilização racional dos transportes e de todas as infra-estruturas, de modo a diminuir os efeitos nefastos para o ambiente e a consciencialização sobre os efeitos prejudiciais do ruído e da poluição atmosférica para o Homem e em nível ambiental.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/228510.20952/revtee.v0i0.2285Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 Núm. 8 (2012): Janeiro-JunhoRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 No 8 (2012): Janeiro-JunhoRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 5 n. 8 (2012): Janeiro-JunhoRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 No. 8 (2012): Janeiro-Junho2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2285/2007Patrício, Olívioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-04T22:05:42Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2285Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-04T22:05:42Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Meio Ambiente, Transportes e Poluição
title Meio Ambiente, Transportes e Poluição
spellingShingle Meio Ambiente, Transportes e Poluição
Patrício, Olívio
title_short Meio Ambiente, Transportes e Poluição
title_full Meio Ambiente, Transportes e Poluição
title_fullStr Meio Ambiente, Transportes e Poluição
title_full_unstemmed Meio Ambiente, Transportes e Poluição
title_sort Meio Ambiente, Transportes e Poluição
author Patrício, Olívio
author_facet Patrício, Olívio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrício, Olívio
description Este texto trata alguns aspectos relacionados com o ruído e a poluição atmosférica os quais constituem dois dos principais problemas ambientais que contribuem para a degradação da qualidade de vida de grande parte da população no mundo e afectam o Homem nos planos físico, psíquico e social. Este problema assume uma dimensão particular nos meios urbanos, onde vive a maior parte da população portuguesa e europeia. Esta problemática é ainda reforçada pelo aumento incessante do número de veículos accionados por motores de combustão interna, consumindo combustíveis fósseis. Os transportes terrestres têm contribuído em grande parte para a degradação da qualidade de vida nos centros urbanos, onde a poluição atmosférica e a poluição sonora afectam praticamente toda a população. O aumento dos problemas ambientais ligados à poluição do ar, da água, dos solos, ao ruído, à produção de resíduos e à utilização da energia reflectem sobretudo, o comportamento e a interacção do Homem com o ambiente. a Educação ambiental deverá promover simultaneamente a construção do conhecimento nesta área, o desenvolvimento de comportamentos e atitudes necessários à utilização racional dos transportes e de todas as infra-estruturas, de modo a diminuir os efeitos nefastos para o ambiente e a consciencialização sobre os efeitos prejudiciais do ruído e da poluição atmosférica para o Homem e em nível ambiental.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2285
10.20952/revtee.v0i0.2285
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2285
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.2285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2285/2007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 Núm. 8 (2012): Janeiro-Junho
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 No 8 (2012): Janeiro-Junho
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 5 n. 8 (2012): Janeiro-Junho
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 No. 8 (2012): Janeiro-Junho
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180601802752