Formação de professores da educação básica: projeto e proposições na Universidade Estadual do Maranhão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vanessa Nunes da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pereira, Isabel Cristina Auler
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3682
Resumo: O principal objetivo deste estudo está centrado na análise do projeto de formação de professores dos anos iniciais da Educação Básica em um polo pertencente à Universidade Estadual do Maranhão, integrante do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), situando-o no contexto da chamada Terceira Revolução Tecnológica ou a Sociedade do Conhecimento tendo como referência a formação do cidadão profissional, detentor de consciência crítica e inovadora. Para tanto, buscou-se analisar o projeto pedagógico do curso de Pedagogia a distância oferecido no polo de Fortaleza dos Nogueiras (Universidade Estadual do Maranhão - UEMA), no que concerne à concepção de educação a distância e de formação docente; bem como discutir de que forma se deu o processo de institucionalização do Sistema UAB nessas instituições de ensino superior. Constatou-se que não basta ter acesso a computadores conectados à internet; torna-se imprescindível transformar informações em conhecimentos independentemente da hora ou local e que a tecnologia seja parte integrante do currículo.
id UFS-3_b36397f685c22232166511e8376a07ae
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3682
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores da educação básica: projeto e proposições na Universidade Estadual do MaranhãoO principal objetivo deste estudo está centrado na análise do projeto de formação de professores dos anos iniciais da Educação Básica em um polo pertencente à Universidade Estadual do Maranhão, integrante do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), situando-o no contexto da chamada Terceira Revolução Tecnológica ou a Sociedade do Conhecimento tendo como referência a formação do cidadão profissional, detentor de consciência crítica e inovadora. Para tanto, buscou-se analisar o projeto pedagógico do curso de Pedagogia a distância oferecido no polo de Fortaleza dos Nogueiras (Universidade Estadual do Maranhão - UEMA), no que concerne à concepção de educação a distância e de formação docente; bem como discutir de que forma se deu o processo de institucionalização do Sistema UAB nessas instituições de ensino superior. Constatou-se que não basta ter acesso a computadores conectados à internet; torna-se imprescindível transformar informações em conhecimentos independentemente da hora ou local e que a tecnologia seja parte integrante do currículo.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/368210.20952/revtee.v8i15.3682Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 15 (2015): Janeiro-Abril; 295-306Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 15 (2015): Janeiro-Abril; 295-306Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 15 (2015): Janeiro-Abril; 295-306Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 15 (2015): Janeiro-Abril; 295-3062358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3682/3139Silva, Vanessa Nunes daPereira, Isabel Cristina Aulerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:59:42Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3682Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:59:42Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores da educação básica: projeto e proposições na Universidade Estadual do Maranhão
title Formação de professores da educação básica: projeto e proposições na Universidade Estadual do Maranhão
spellingShingle Formação de professores da educação básica: projeto e proposições na Universidade Estadual do Maranhão
Silva, Vanessa Nunes da
title_short Formação de professores da educação básica: projeto e proposições na Universidade Estadual do Maranhão
title_full Formação de professores da educação básica: projeto e proposições na Universidade Estadual do Maranhão
title_fullStr Formação de professores da educação básica: projeto e proposições na Universidade Estadual do Maranhão
title_full_unstemmed Formação de professores da educação básica: projeto e proposições na Universidade Estadual do Maranhão
title_sort Formação de professores da educação básica: projeto e proposições na Universidade Estadual do Maranhão
author Silva, Vanessa Nunes da
author_facet Silva, Vanessa Nunes da
Pereira, Isabel Cristina Auler
author_role author
author2 Pereira, Isabel Cristina Auler
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vanessa Nunes da
Pereira, Isabel Cristina Auler
description O principal objetivo deste estudo está centrado na análise do projeto de formação de professores dos anos iniciais da Educação Básica em um polo pertencente à Universidade Estadual do Maranhão, integrante do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), situando-o no contexto da chamada Terceira Revolução Tecnológica ou a Sociedade do Conhecimento tendo como referência a formação do cidadão profissional, detentor de consciência crítica e inovadora. Para tanto, buscou-se analisar o projeto pedagógico do curso de Pedagogia a distância oferecido no polo de Fortaleza dos Nogueiras (Universidade Estadual do Maranhão - UEMA), no que concerne à concepção de educação a distância e de formação docente; bem como discutir de que forma se deu o processo de institucionalização do Sistema UAB nessas instituições de ensino superior. Constatou-se que não basta ter acesso a computadores conectados à internet; torna-se imprescindível transformar informações em conhecimentos independentemente da hora ou local e que a tecnologia seja parte integrante do currículo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3682
10.20952/revtee.v8i15.3682
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3682
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v8i15.3682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3682/3139
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 15 (2015): Janeiro-Abril; 295-306
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 15 (2015): Janeiro-Abril; 295-306
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 15 (2015): Janeiro-Abril; 295-306
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 15 (2015): Janeiro-Abril; 295-306
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181062127616