Formação de Professores da Educação Básica: projeto e proposições na Universidade Estadual do Maranhão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vanessa Nunes da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pereira, Isabel Cristina Auler
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3963
Resumo: O principal objetivo deste estudo está centrado na aná- lise do projeto de formação de professores dos anos iniciais da Educação Básica em um polo pertencente à Universidade Estadual do Maranhão, integrante do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), situando-o no contexto da chamada Terceira Revolução Tecnológica ou a Sociedade do Conhecimento tendo como referência a formação do cidadão profissional, detentor de consciência crítica e inovadora. Para tanto, buscou-se analisar o projeto pedagógico do curso de Pedagogia a distância oferecido no polo de Fortaleza dos Nogueiras (Universidade Estadual do Maranhão - UEMA), no que concerne à concepção de educação a distância e de formação docente; bem como discutir de que forma se deu o processo de institucionalização do Sistema UAB nessas instituições de ensino superior. Constatou-se que não basta ter acesso a computadores conectados à internet; torna- -se imprescindível transformar informações em conhecimentos independentemente da hora ou local e que a tecnologia seja parte integrante do currículo.
id UFS-3_fcd9dbe27581a561260bb37806668faf
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3963
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação de Professores da Educação Básica: projeto e proposições na Universidade Estadual do MaranhãoO principal objetivo deste estudo está centrado na aná- lise do projeto de formação de professores dos anos iniciais da Educação Básica em um polo pertencente à Universidade Estadual do Maranhão, integrante do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), situando-o no contexto da chamada Terceira Revolução Tecnológica ou a Sociedade do Conhecimento tendo como referência a formação do cidadão profissional, detentor de consciência crítica e inovadora. Para tanto, buscou-se analisar o projeto pedagógico do curso de Pedagogia a distância oferecido no polo de Fortaleza dos Nogueiras (Universidade Estadual do Maranhão - UEMA), no que concerne à concepção de educação a distância e de formação docente; bem como discutir de que forma se deu o processo de institucionalização do Sistema UAB nessas instituições de ensino superior. Constatou-se que não basta ter acesso a computadores conectados à internet; torna- -se imprescindível transformar informações em conhecimentos independentemente da hora ou local e que a tecnologia seja parte integrante do currículo.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/396310.20952/revtee.v0i0.3963Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 235-246Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 235-246Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 235-246Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 235-2462358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3963/3319Silva, Vanessa Nunes daPereira, Isabel Cristina Aulerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T19:05:40Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3963Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:05:40Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de Professores da Educação Básica: projeto e proposições na Universidade Estadual do Maranhão
title Formação de Professores da Educação Básica: projeto e proposições na Universidade Estadual do Maranhão
spellingShingle Formação de Professores da Educação Básica: projeto e proposições na Universidade Estadual do Maranhão
Silva, Vanessa Nunes da
title_short Formação de Professores da Educação Básica: projeto e proposições na Universidade Estadual do Maranhão
title_full Formação de Professores da Educação Básica: projeto e proposições na Universidade Estadual do Maranhão
title_fullStr Formação de Professores da Educação Básica: projeto e proposições na Universidade Estadual do Maranhão
title_full_unstemmed Formação de Professores da Educação Básica: projeto e proposições na Universidade Estadual do Maranhão
title_sort Formação de Professores da Educação Básica: projeto e proposições na Universidade Estadual do Maranhão
author Silva, Vanessa Nunes da
author_facet Silva, Vanessa Nunes da
Pereira, Isabel Cristina Auler
author_role author
author2 Pereira, Isabel Cristina Auler
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vanessa Nunes da
Pereira, Isabel Cristina Auler
description O principal objetivo deste estudo está centrado na aná- lise do projeto de formação de professores dos anos iniciais da Educação Básica em um polo pertencente à Universidade Estadual do Maranhão, integrante do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), situando-o no contexto da chamada Terceira Revolução Tecnológica ou a Sociedade do Conhecimento tendo como referência a formação do cidadão profissional, detentor de consciência crítica e inovadora. Para tanto, buscou-se analisar o projeto pedagógico do curso de Pedagogia a distância oferecido no polo de Fortaleza dos Nogueiras (Universidade Estadual do Maranhão - UEMA), no que concerne à concepção de educação a distância e de formação docente; bem como discutir de que forma se deu o processo de institucionalização do Sistema UAB nessas instituições de ensino superior. Constatou-se que não basta ter acesso a computadores conectados à internet; torna- -se imprescindível transformar informações em conhecimentos independentemente da hora ou local e que a tecnologia seja parte integrante do currículo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3963
10.20952/revtee.v0i0.3963
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3963
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.3963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3963/3319
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 235-246
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 235-246
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 235-246
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 235-246
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181344194560