O movimento das ocupações estudantis no Pará em 2016
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14509 |
Resumo: | É feita uma interpretação histórica das ocupações de instituições de Ensino Médio no Pará, em 2016, procurando compreender suas características e suas práticas políticas e formativas, com base na categoria de experiência de Thompson e na de sujeito histórico de Rancière. Foram realizadas cinco entrevistas em 2019, ouvindo jovens que participaram do movimento das ocupações em quatro municípios. Como resultados, o Pará se incorporou ao movimento nacional de ocupações estudantis de forma muito atuante, tanto aderindo à pauta nacional quanto propondo suas próprias demandas. Também, estudante s vivenciaram práticas formativas que ressignificaram a cultura escolar, a cultura juvenil e a cultura política, combinando tanto a tendência autonomista quanto a orientação política das entidades estudantis, produzindo significativos impactos nas trajetórias escolares e políticas dos sujeitos entrevistados. |
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O movimento das ocupações estudantis no Pará em 2016The student occupations movement in Pará, Brazil in 2016El movimiento de ocupaciones de estudiantes en Pará, Brasil, en 2016Student MovimentYouthHigh SchoolMovimiento estudiantilJuventudEscuela secundariaMovimento EstudantilJuventudeEnsino médioÉ feita uma interpretação histórica das ocupações de instituições de Ensino Médio no Pará, em 2016, procurando compreender suas características e suas práticas políticas e formativas, com base na categoria de experiência de Thompson e na de sujeito histórico de Rancière. Foram realizadas cinco entrevistas em 2019, ouvindo jovens que participaram do movimento das ocupações em quatro municípios. Como resultados, o Pará se incorporou ao movimento nacional de ocupações estudantis de forma muito atuante, tanto aderindo à pauta nacional quanto propondo suas próprias demandas. Também, estudante s vivenciaram práticas formativas que ressignificaram a cultura escolar, a cultura juvenil e a cultura política, combinando tanto a tendência autonomista quanto a orientação política das entidades estudantis, produzindo significativos impactos nas trajetórias escolares e políticas dos sujeitos entrevistados.A historical interpretation of the occupations of high schools in Pará, in 2016, is made, trying to understand their characteristics and their political and formative practices, based on the category of Thompson's experience and that of Rancière's historical subject. Five interviews were conducted in 2019, listening to young people who participated in the movement in four municipalities. As a result, Pará joined the national student occupation movement in a very active way, both adhering to the national agenda and proposing its own demands. Also, students experienced formative practices that gave new meaning to school culture, youth culture and political culture, combining both the autonomist tendency and the political orientation of student entities, producing significant impacts on the educational and political trajectories of the subjects interviewed.Se realiza una interpretación histórica de las ocupaciones de las instituciones de educación secundaria en Pará, en 2016, tratando de comprender sus características y sus prácticas políticas y formativas, basada en la categoría de la experiencia de Thompson y la del sujeto histórico de Rancière. Se realizaron cinco entrevistas en 2019, escuchando a los jóvenes que participaron en el movimiento en cuatro municipios. Como resultado, Pará se unió al movimiento nacional de ocupaciónes estudiantiles de manera muy activa, adhiriéndose a la agenda nacional y proponiendo sus propias demandas. Asimismo, los estudiantes vivieron prácticas formativas que dieron un nuevo significado a la cultura escolar, la cultura juvenil y la cultura política, conjugando tanto la tendencia autonomista como la orientación política de las entidades estudiantiles, produciendo impactos significativos en la trayectoria escolar y política de los sujetos entrevistados.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1450910.20952/revtee.v14i33.14509Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e14509Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e14509Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e14509Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e145092358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14509/11513https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14509/13225Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGroppo, Luís AntonioAraujo, Ronaldo Marcos de LimaMoraes, Verena Cristina Monteiro2022-12-09T06:09:52Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14509Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-12-09T06:09:52Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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É feita uma interpretação histórica das ocupações de instituições de Ensino Médio no Pará, em 2016, procurando compreender suas características e suas práticas políticas e formativas, com base na categoria de experiência de Thompson e na de sujeito histórico de Rancière. Foram realizadas cinco entrevistas em 2019, ouvindo jovens que participaram do movimento das ocupações em quatro municípios. Como resultados, o Pará se incorporou ao movimento nacional de ocupações estudantis de forma muito atuante, tanto aderindo à pauta nacional quanto propondo suas próprias demandas. Também, estudante s vivenciaram práticas formativas que ressignificaram a cultura escolar, a cultura juvenil e a cultura política, combinando tanto a tendência autonomista quanto a orientação política das entidades estudantis, produzindo significativos impactos nas trajetórias escolares e políticas dos sujeitos entrevistados. |
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