Avaliação Curricular e Paradigmas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Jesus Maria
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2557
Resumo: O artigo começa por destrinçar a avaliação curricular da avaliação de aprendizagem dos alunos, recorrendo à circularidade do modelo tecnológico. Após discutir o conceito de paradigma, procede a um levantamento de alguns modelos de avaliação curricular, desde os situados num paradigma quantitativo, que visa a explicação das situações, na sua forma mais pura, absoluta e objetiva, não contaminada pelas percepções e concepções do avaliador, até ao paradigma qualitativo, que pretende a compreensão da “realidade” em causa, devidamente contextualizada, fazendo uso das subjetividades, obrigando por isso o avaliador a uma imersão mais profunda no terreno de avaliação. Finalmente toma uma posição crítica e fundamentada na teoria anteriormente exposta, defendendo o exercício de autoavaliação.
id UFS-3_ba18c6c467fa9934872605e1a593a9d1
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2557
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação Curricular e ParadigmasO artigo começa por destrinçar a avaliação curricular da avaliação de aprendizagem dos alunos, recorrendo à circularidade do modelo tecnológico. Após discutir o conceito de paradigma, procede a um levantamento de alguns modelos de avaliação curricular, desde os situados num paradigma quantitativo, que visa a explicação das situações, na sua forma mais pura, absoluta e objetiva, não contaminada pelas percepções e concepções do avaliador, até ao paradigma qualitativo, que pretende a compreensão da “realidade” em causa, devidamente contextualizada, fazendo uso das subjetividades, obrigando por isso o avaliador a uma imersão mais profunda no terreno de avaliação. Finalmente toma uma posição crítica e fundamentada na teoria anteriormente exposta, defendendo o exercício de autoavaliação.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/255710.20952/revtee.v0i0.2557Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 Núm. 11 (2013): Julho-Dezembro; 9-16Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No 11 (2013): Julho-Dezembro; 9-16Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 6 n. 11 (2013): Julho-Dezembro; 9-16Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No. 11 (2013): Julho-Dezembro; 9-162358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2557/2192Sousa, Jesus Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:57:20Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2557Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:57:20Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Curricular e Paradigmas
title Avaliação Curricular e Paradigmas
spellingShingle Avaliação Curricular e Paradigmas
Sousa, Jesus Maria
title_short Avaliação Curricular e Paradigmas
title_full Avaliação Curricular e Paradigmas
title_fullStr Avaliação Curricular e Paradigmas
title_full_unstemmed Avaliação Curricular e Paradigmas
title_sort Avaliação Curricular e Paradigmas
author Sousa, Jesus Maria
author_facet Sousa, Jesus Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Jesus Maria
description O artigo começa por destrinçar a avaliação curricular da avaliação de aprendizagem dos alunos, recorrendo à circularidade do modelo tecnológico. Após discutir o conceito de paradigma, procede a um levantamento de alguns modelos de avaliação curricular, desde os situados num paradigma quantitativo, que visa a explicação das situações, na sua forma mais pura, absoluta e objetiva, não contaminada pelas percepções e concepções do avaliador, até ao paradigma qualitativo, que pretende a compreensão da “realidade” em causa, devidamente contextualizada, fazendo uso das subjetividades, obrigando por isso o avaliador a uma imersão mais profunda no terreno de avaliação. Finalmente toma uma posição crítica e fundamentada na teoria anteriormente exposta, defendendo o exercício de autoavaliação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2557
10.20952/revtee.v0i0.2557
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2557
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.2557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2557/2192
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 Núm. 11 (2013): Julho-Dezembro; 9-16
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No 11 (2013): Julho-Dezembro; 9-16
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 6 n. 11 (2013): Julho-Dezembro; 9-16
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No. 11 (2013): Julho-Dezembro; 9-16
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180979290112