Avaliação Curricular e Paradigmas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2557 |
Resumo: | O artigo começa por destrinçar a avaliação curricular da avaliação de aprendizagem dos alunos, recorrendo à circularidade do modelo tecnológico. Após discutir o conceito de paradigma, procede a um levantamento de alguns modelos de avaliação curricular, desde os situados num paradigma quantitativo, que visa a explicação das situações, na sua forma mais pura, absoluta e objetiva, não contaminada pelas percepções e concepções do avaliador, até ao paradigma qualitativo, que pretende a compreensão da “realidade” em causa, devidamente contextualizada, fazendo uso das subjetividades, obrigando por isso o avaliador a uma imersão mais profunda no terreno de avaliação. Finalmente toma uma posição crítica e fundamentada na teoria anteriormente exposta, defendendo o exercício de autoavaliação. |
id |
UFS-3_ba18c6c467fa9934872605e1a593a9d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2557 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação Curricular e ParadigmasO artigo começa por destrinçar a avaliação curricular da avaliação de aprendizagem dos alunos, recorrendo à circularidade do modelo tecnológico. Após discutir o conceito de paradigma, procede a um levantamento de alguns modelos de avaliação curricular, desde os situados num paradigma quantitativo, que visa a explicação das situações, na sua forma mais pura, absoluta e objetiva, não contaminada pelas percepções e concepções do avaliador, até ao paradigma qualitativo, que pretende a compreensão da “realidade” em causa, devidamente contextualizada, fazendo uso das subjetividades, obrigando por isso o avaliador a uma imersão mais profunda no terreno de avaliação. Finalmente toma uma posição crítica e fundamentada na teoria anteriormente exposta, defendendo o exercício de autoavaliação.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/255710.20952/revtee.v0i0.2557Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 Núm. 11 (2013): Julho-Dezembro; 9-16Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No 11 (2013): Julho-Dezembro; 9-16Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 6 n. 11 (2013): Julho-Dezembro; 9-16Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No. 11 (2013): Julho-Dezembro; 9-162358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2557/2192Sousa, Jesus Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:57:20Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2557Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:57:20Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação Curricular e Paradigmas |
title |
Avaliação Curricular e Paradigmas |
spellingShingle |
Avaliação Curricular e Paradigmas Sousa, Jesus Maria |
title_short |
Avaliação Curricular e Paradigmas |
title_full |
Avaliação Curricular e Paradigmas |
title_fullStr |
Avaliação Curricular e Paradigmas |
title_full_unstemmed |
Avaliação Curricular e Paradigmas |
title_sort |
Avaliação Curricular e Paradigmas |
author |
Sousa, Jesus Maria |
author_facet |
Sousa, Jesus Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Jesus Maria |
description |
O artigo começa por destrinçar a avaliação curricular da avaliação de aprendizagem dos alunos, recorrendo à circularidade do modelo tecnológico. Após discutir o conceito de paradigma, procede a um levantamento de alguns modelos de avaliação curricular, desde os situados num paradigma quantitativo, que visa a explicação das situações, na sua forma mais pura, absoluta e objetiva, não contaminada pelas percepções e concepções do avaliador, até ao paradigma qualitativo, que pretende a compreensão da “realidade” em causa, devidamente contextualizada, fazendo uso das subjetividades, obrigando por isso o avaliador a uma imersão mais profunda no terreno de avaliação. Finalmente toma uma posição crítica e fundamentada na teoria anteriormente exposta, defendendo o exercício de autoavaliação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2557 10.20952/revtee.v0i0.2557 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2557 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.2557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2557/2192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 Núm. 11 (2013): Julho-Dezembro; 9-16 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No 11 (2013): Julho-Dezembro; 9-16 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 6 n. 11 (2013): Julho-Dezembro; 9-16 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No. 11 (2013): Julho-Dezembro; 9-16 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875180979290112 |