Avaliação curricular e paradigmas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/4267 |
Resumo: | O artigo começa por destrinçar a avaliação curricular da avaliação de aprendizagem dos alunos, recorrendo à circularidade do modelo tecnológico. Após discutir o conceito de paradigma, procede a um levantamento de alguns modelos de avaliação curricular, desde os situa dos num paradigma quantitativo, que visa a explicação das situações, na sua forma mais pura, absoluta e obje tiva, não contaminada pelas percepções e concepções do avaliador, até ao paradigma qualitativo, que pretende a compreensão da “realidade” em causa, devidamente contextualizada, fazendo uso das subjetividades, obri gando por isso o avaliador a uma imersão mais profunda no terreno de avaliação. Finalmente toma uma posição crítica e fundamentada na teoria anteriormente exposta, defendendo o exercício de autoavaliação. |
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Avaliação curricular e paradigmasCurrículoAvaliação curricularParadigmaCurriculumCurriculum evaluationParadigm.Faculdade de Ciências SociaisO artigo começa por destrinçar a avaliação curricular da avaliação de aprendizagem dos alunos, recorrendo à circularidade do modelo tecnológico. Após discutir o conceito de paradigma, procede a um levantamento de alguns modelos de avaliação curricular, desde os situa dos num paradigma quantitativo, que visa a explicação das situações, na sua forma mais pura, absoluta e obje tiva, não contaminada pelas percepções e concepções do avaliador, até ao paradigma qualitativo, que pretende a compreensão da “realidade” em causa, devidamente contextualizada, fazendo uso das subjetividades, obri gando por isso o avaliador a uma imersão mais profunda no terreno de avaliação. Finalmente toma uma posição crítica e fundamentada na teoria anteriormente exposta, defendendo o exercício de autoavaliação.The paper begins by disentangling the curriculum eva luation from the evaluation of students’ learning, using the circularity of the technological model. After discus sing the concept of paradigm, it undertakes a survey of some models of curriculum evaluation, since those set in a quantitative paradigm, which seeks to explain the situation at its most pure, absolute and objective way, untainted by the perceptions and conceptions of the evaluator up to the qualitative paradigm, which seeks to understand the “reality” in question, properly con textualized, making use of subjectivities, so forcing the evaluator to a deeper immersion in the field of evalua tion. Finally it assumes a critical view grounded in the previously exposed theory, advocating the pursuit of self-evaluation.Universidade Federal de SergipeDigitUMaSousa, Jesus Maria2022-05-10T13:31:29Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4267porSousa, J. M. (2013). Avaliação curricular e paradigmas. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 6 n. 11, 9-16. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.255710.20952/revtee.v0i0.2557info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:32Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:08:11.610641Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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