Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Neuza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7448
Resumo: De forma consistente, múltiplas iniciativas de redesign dos espaços de sala de aula têm vindo a ser constituídas no panorama internacional. Como problema comum estas iniciativas apontam para a necessidade de reconfigurar o espaço educativo, tornando-o mais permeável à adoção de metodologias ativasde aprendizagem, favorecendo diferentes dinâmicas de ação entre alunos e entre estes e o professor. No contexto português, tais espaços assumem a designação de ‘salas de aula do futuro’, ambientes educativos inovadores que funcionam como laboratórios de aprendizagem propícios à utilização de novastecnologias e metodologias de ensino. O presente estudo focaliza na análise de 19 salas de aula do futuro criadas no contexto português analisando, em específico, elementos associados ao fator espaço. Salientam-se as principais conclusões extraíveis dos dados encontrados: as salas de aula do futuro integram em si diferentes zonas de trabalho, organizadas com vista à promo-ção de múltiplas e variadas competências; várias tecnologias encontram-se disponíveis no espaço; o mobiliário integrado em sala de aula revela-se diversificado, multifuncional e reconfigurável; existe já preocupação com o estabelecimento de melhorias ambientais promotoras de maiores níveis de bem-estar, conforto e ergonomia.
id UFS-3_bad66960f7a981397a18a2eb5a32c471
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7448
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesasDe forma consistente, múltiplas iniciativas de redesign dos espaços de sala de aula têm vindo a ser constituídas no panorama internacional. Como problema comum estas iniciativas apontam para a necessidade de reconfigurar o espaço educativo, tornando-o mais permeável à adoção de metodologias ativasde aprendizagem, favorecendo diferentes dinâmicas de ação entre alunos e entre estes e o professor. No contexto português, tais espaços assumem a designação de ‘salas de aula do futuro’, ambientes educativos inovadores que funcionam como laboratórios de aprendizagem propícios à utilização de novastecnologias e metodologias de ensino. O presente estudo focaliza na análise de 19 salas de aula do futuro criadas no contexto português analisando, em específico, elementos associados ao fator espaço. Salientam-se as principais conclusões extraíveis dos dados encontrados: as salas de aula do futuro integram em si diferentes zonas de trabalho, organizadas com vista à promo-ção de múltiplas e variadas competências; várias tecnologias encontram-se disponíveis no espaço; o mobiliário integrado em sala de aula revela-se diversificado, multifuncional e reconfigurável; existe já preocupação com o estabelecimento de melhorias ambientais promotoras de maiores níveis de bem-estar, conforto e ergonomia.Revista Tempos e Espaços em Educação2017-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/744810.20952/revtee.v10i23.7448Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 99-108Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 23 (2017): Setembro-Dezembro; 99-108Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 99-108Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 99-1082358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7448/pdfCopyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPedro, Neuza2022-02-16T13:42:22Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7448Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-16T13:42:22Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas
title Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas
spellingShingle Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas
Pedro, Neuza
title_short Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas
title_full Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas
title_fullStr Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas
title_full_unstemmed Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas
title_sort Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas
author Pedro, Neuza
author_facet Pedro, Neuza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro, Neuza
description De forma consistente, múltiplas iniciativas de redesign dos espaços de sala de aula têm vindo a ser constituídas no panorama internacional. Como problema comum estas iniciativas apontam para a necessidade de reconfigurar o espaço educativo, tornando-o mais permeável à adoção de metodologias ativasde aprendizagem, favorecendo diferentes dinâmicas de ação entre alunos e entre estes e o professor. No contexto português, tais espaços assumem a designação de ‘salas de aula do futuro’, ambientes educativos inovadores que funcionam como laboratórios de aprendizagem propícios à utilização de novastecnologias e metodologias de ensino. O presente estudo focaliza na análise de 19 salas de aula do futuro criadas no contexto português analisando, em específico, elementos associados ao fator espaço. Salientam-se as principais conclusões extraíveis dos dados encontrados: as salas de aula do futuro integram em si diferentes zonas de trabalho, organizadas com vista à promo-ção de múltiplas e variadas competências; várias tecnologias encontram-se disponíveis no espaço; o mobiliário integrado em sala de aula revela-se diversificado, multifuncional e reconfigurável; existe já preocupação com o estabelecimento de melhorias ambientais promotoras de maiores níveis de bem-estar, conforto e ergonomia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7448
10.20952/revtee.v10i23.7448
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7448
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v10i23.7448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7448/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 99-108
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 23 (2017): Setembro-Dezembro; 99-108
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 99-108
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 99-108
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181834928128