Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7448 |
Resumo: | De forma consistente, múltiplas iniciativas de redesign dos espaços de sala de aula têm vindo a ser constituídas no panorama internacional. Como problema comum estas iniciativas apontam para a necessidade de reconfigurar o espaço educativo, tornando-o mais permeável à adoção de metodologias ativasde aprendizagem, favorecendo diferentes dinâmicas de ação entre alunos e entre estes e o professor. No contexto português, tais espaços assumem a designação de ‘salas de aula do futuro’, ambientes educativos inovadores que funcionam como laboratórios de aprendizagem propícios à utilização de novastecnologias e metodologias de ensino. O presente estudo focaliza na análise de 19 salas de aula do futuro criadas no contexto português analisando, em específico, elementos associados ao fator espaço. Salientam-se as principais conclusões extraíveis dos dados encontrados: as salas de aula do futuro integram em si diferentes zonas de trabalho, organizadas com vista à promo-ção de múltiplas e variadas competências; várias tecnologias encontram-se disponíveis no espaço; o mobiliário integrado em sala de aula revela-se diversificado, multifuncional e reconfigurável; existe já preocupação com o estabelecimento de melhorias ambientais promotoras de maiores níveis de bem-estar, conforto e ergonomia. |
id |
UFS-3_bad66960f7a981397a18a2eb5a32c471 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7448 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesasDe forma consistente, múltiplas iniciativas de redesign dos espaços de sala de aula têm vindo a ser constituídas no panorama internacional. Como problema comum estas iniciativas apontam para a necessidade de reconfigurar o espaço educativo, tornando-o mais permeável à adoção de metodologias ativasde aprendizagem, favorecendo diferentes dinâmicas de ação entre alunos e entre estes e o professor. No contexto português, tais espaços assumem a designação de ‘salas de aula do futuro’, ambientes educativos inovadores que funcionam como laboratórios de aprendizagem propícios à utilização de novastecnologias e metodologias de ensino. O presente estudo focaliza na análise de 19 salas de aula do futuro criadas no contexto português analisando, em específico, elementos associados ao fator espaço. Salientam-se as principais conclusões extraíveis dos dados encontrados: as salas de aula do futuro integram em si diferentes zonas de trabalho, organizadas com vista à promo-ção de múltiplas e variadas competências; várias tecnologias encontram-se disponíveis no espaço; o mobiliário integrado em sala de aula revela-se diversificado, multifuncional e reconfigurável; existe já preocupação com o estabelecimento de melhorias ambientais promotoras de maiores níveis de bem-estar, conforto e ergonomia.Revista Tempos e Espaços em Educação2017-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/744810.20952/revtee.v10i23.7448Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 99-108Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 23 (2017): Setembro-Dezembro; 99-108Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 99-108Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 99-1082358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7448/pdfCopyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPedro, Neuza2022-02-16T13:42:22Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7448Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-16T13:42:22Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas |
title |
Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas |
spellingShingle |
Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas Pedro, Neuza |
title_short |
Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas |
title_full |
Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas |
title_fullStr |
Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas |
title_full_unstemmed |
Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas |
title_sort |
Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas |
author |
Pedro, Neuza |
author_facet |
Pedro, Neuza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedro, Neuza |
description |
De forma consistente, múltiplas iniciativas de redesign dos espaços de sala de aula têm vindo a ser constituídas no panorama internacional. Como problema comum estas iniciativas apontam para a necessidade de reconfigurar o espaço educativo, tornando-o mais permeável à adoção de metodologias ativasde aprendizagem, favorecendo diferentes dinâmicas de ação entre alunos e entre estes e o professor. No contexto português, tais espaços assumem a designação de ‘salas de aula do futuro’, ambientes educativos inovadores que funcionam como laboratórios de aprendizagem propícios à utilização de novastecnologias e metodologias de ensino. O presente estudo focaliza na análise de 19 salas de aula do futuro criadas no contexto português analisando, em específico, elementos associados ao fator espaço. Salientam-se as principais conclusões extraíveis dos dados encontrados: as salas de aula do futuro integram em si diferentes zonas de trabalho, organizadas com vista à promo-ção de múltiplas e variadas competências; várias tecnologias encontram-se disponíveis no espaço; o mobiliário integrado em sala de aula revela-se diversificado, multifuncional e reconfigurável; existe já preocupação com o estabelecimento de melhorias ambientais promotoras de maiores níveis de bem-estar, conforto e ergonomia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7448 10.20952/revtee.v10i23.7448 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7448 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v10i23.7448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7448/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 99-108 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 23 (2017): Setembro-Dezembro; 99-108 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 99-108 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 99-108 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181834928128 |