Sala de aula do futuro - Reflexões sobre ambientes educativos inovadores em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/24363 |
Resumo: | A pesquisa identificou processos que podem contribuir para transição de conceção de escola do século XXI. Desenvolveu-se a metodologia quantitativa e qualitativa, de natureza dedutiva. Analisámos políticas educativas nas dimensões internacional, nacional e local que contribuem para mudar: i)perfis de alunos e professores, ii)a sala de aula e iii)as metodologias/instrumentos de ensino e aprendizagem. O estudo focou-se no Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, nas Salas de Aula do Futuro e nas Cidades Educadoras, tendo como parâmetro de análise a incidência dessas redes e os resultados do PISA. Os dados foram organizados por NUTS e permitiram concluir que: i)a frequência das redes (PNPSE, SAF e CE) não parece influenciar os resultados do PISA; ii)parece haver teias de colaboração eficazes/eficientes nas NUTSIII Viseu Dão Lafões, Lezíria do Tejo e Alentejo Litoral; e a eficiência/eficácia dessas redes parecem estar ligadas ao perfil dos líderes (professores e diretores). Procedeu-se à aplicação de questionários aos professores das Salas de Aula do Futuro e concluiu-se que o seu perfil está ligado à internacionalização da sua formação e aos seus percursos de educação não-formal; ABSTRACT This dissertation identified processes that may contribute to the transition to the school of the 21st century. A mix of quantitative and qualitative methods was used. We analyzed educational policies in the international, national and local dimensions focusing on: i) the profiles of students and teachers, ii) the classroom and iii) teaching / learning methodologies / tools. The study focused on the PNPSE, the SAF's and the Educating Cities, having as an analysis parameter the incidence of these networks and the PISA results. The data were organized by NUTS and allowed to conclude that: i) the frequency of the networks (PNPSE, SAF and CE) does not seem to influence the results of PISA; ii) there seems to be effective / efficient collaboration networks in NUTSIII Viseu Dão Lafões, Lezíria do Tejo and Alentejo Litoral; and the efficiency / effectiveness of these networks seem to be linked to the profile of leaders (teachers and principals). Questionnaires were applied to SAF teachers and it was concluded that their profile is linked to the internationalization of their training and to their non-formal education pathways. |
id |
RCAP_806c1fe36c80e63b7fefafa3e8cce222 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/24363 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sala de aula do futuro - Reflexões sobre ambientes educativos inovadores em PortugalPolíticas educativasSala de aula do futuroNovas dinâmicas de ensino-aprendizagemSucesso escolarPerfil do professor da sala de aula do futuroEducational policiesFuture classroomNew dynamics of teaching-learningSchool successFuture classroom's teacher profileA pesquisa identificou processos que podem contribuir para transição de conceção de escola do século XXI. Desenvolveu-se a metodologia quantitativa e qualitativa, de natureza dedutiva. Analisámos políticas educativas nas dimensões internacional, nacional e local que contribuem para mudar: i)perfis de alunos e professores, ii)a sala de aula e iii)as metodologias/instrumentos de ensino e aprendizagem. O estudo focou-se no Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, nas Salas de Aula do Futuro e nas Cidades Educadoras, tendo como parâmetro de análise a incidência dessas redes e os resultados do PISA. Os dados foram organizados por NUTS e permitiram concluir que: i)a frequência das redes (PNPSE, SAF e CE) não parece influenciar os resultados do PISA; ii)parece haver teias de colaboração eficazes/eficientes nas NUTSIII Viseu Dão Lafões, Lezíria do Tejo e Alentejo Litoral; e a eficiência/eficácia dessas redes parecem estar ligadas ao perfil dos líderes (professores e diretores). Procedeu-se à aplicação de questionários aos professores das Salas de Aula do Futuro e concluiu-se que o seu perfil está ligado à internacionalização da sua formação e aos seus percursos de educação não-formal; ABSTRACT This dissertation identified processes that may contribute to the transition to the school of the 21st century. A mix of quantitative and qualitative methods was used. We analyzed educational policies in the international, national and local dimensions focusing on: i) the profiles of students and teachers, ii) the classroom and iii) teaching / learning methodologies / tools. The study focused on the PNPSE, the SAF's and the Educating Cities, having as an analysis parameter the incidence of these networks and the PISA results. The data were organized by NUTS and allowed to conclude that: i) the frequency of the networks (PNPSE, SAF and CE) does not seem to influence the results of PISA; ii) there seems to be effective / efficient collaboration networks in NUTSIII Viseu Dão Lafões, Lezíria do Tejo and Alentejo Litoral; and the efficiency / effectiveness of these networks seem to be linked to the profile of leaders (teachers and principals). Questionnaires were applied to SAF teachers and it was concluded that their profile is linked to the internationalization of their training and to their non-formal education pathways.Universidade de Évora2019-01-30T12:13:45Z2019-01-302018-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/24363http://hdl.handle.net/10174/24363TID:202140709porDepartamento de Pedagogia E Educaçãorrenataa@hotmail.com673Melo, Renata Gomes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:17:22Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24363Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:04.455732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sala de aula do futuro - Reflexões sobre ambientes educativos inovadores em Portugal |
title |
Sala de aula do futuro - Reflexões sobre ambientes educativos inovadores em Portugal |
spellingShingle |
Sala de aula do futuro - Reflexões sobre ambientes educativos inovadores em Portugal Melo, Renata Gomes de Políticas educativas Sala de aula do futuro Novas dinâmicas de ensino-aprendizagem Sucesso escolar Perfil do professor da sala de aula do futuro Educational policies Future classroom New dynamics of teaching-learning School success Future classroom's teacher profile |
title_short |
Sala de aula do futuro - Reflexões sobre ambientes educativos inovadores em Portugal |
title_full |
Sala de aula do futuro - Reflexões sobre ambientes educativos inovadores em Portugal |
title_fullStr |
Sala de aula do futuro - Reflexões sobre ambientes educativos inovadores em Portugal |
title_full_unstemmed |
Sala de aula do futuro - Reflexões sobre ambientes educativos inovadores em Portugal |
title_sort |
Sala de aula do futuro - Reflexões sobre ambientes educativos inovadores em Portugal |
author |
Melo, Renata Gomes de |
author_facet |
Melo, Renata Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Renata Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas educativas Sala de aula do futuro Novas dinâmicas de ensino-aprendizagem Sucesso escolar Perfil do professor da sala de aula do futuro Educational policies Future classroom New dynamics of teaching-learning School success Future classroom's teacher profile |
topic |
Políticas educativas Sala de aula do futuro Novas dinâmicas de ensino-aprendizagem Sucesso escolar Perfil do professor da sala de aula do futuro Educational policies Future classroom New dynamics of teaching-learning School success Future classroom's teacher profile |
description |
A pesquisa identificou processos que podem contribuir para transição de conceção de escola do século XXI. Desenvolveu-se a metodologia quantitativa e qualitativa, de natureza dedutiva. Analisámos políticas educativas nas dimensões internacional, nacional e local que contribuem para mudar: i)perfis de alunos e professores, ii)a sala de aula e iii)as metodologias/instrumentos de ensino e aprendizagem. O estudo focou-se no Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, nas Salas de Aula do Futuro e nas Cidades Educadoras, tendo como parâmetro de análise a incidência dessas redes e os resultados do PISA. Os dados foram organizados por NUTS e permitiram concluir que: i)a frequência das redes (PNPSE, SAF e CE) não parece influenciar os resultados do PISA; ii)parece haver teias de colaboração eficazes/eficientes nas NUTSIII Viseu Dão Lafões, Lezíria do Tejo e Alentejo Litoral; e a eficiência/eficácia dessas redes parecem estar ligadas ao perfil dos líderes (professores e diretores). Procedeu-se à aplicação de questionários aos professores das Salas de Aula do Futuro e concluiu-se que o seu perfil está ligado à internacionalização da sua formação e aos seus percursos de educação não-formal; ABSTRACT This dissertation identified processes that may contribute to the transition to the school of the 21st century. A mix of quantitative and qualitative methods was used. We analyzed educational policies in the international, national and local dimensions focusing on: i) the profiles of students and teachers, ii) the classroom and iii) teaching / learning methodologies / tools. The study focused on the PNPSE, the SAF's and the Educating Cities, having as an analysis parameter the incidence of these networks and the PISA results. The data were organized by NUTS and allowed to conclude that: i) the frequency of the networks (PNPSE, SAF and CE) does not seem to influence the results of PISA; ii) there seems to be effective / efficient collaboration networks in NUTSIII Viseu Dão Lafões, Lezíria do Tejo and Alentejo Litoral; and the efficiency / effectiveness of these networks seem to be linked to the profile of leaders (teachers and principals). Questionnaires were applied to SAF teachers and it was concluded that their profile is linked to the internationalization of their training and to their non-formal education pathways. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-07T00:00:00Z 2019-01-30T12:13:45Z 2019-01-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/24363 http://hdl.handle.net/10174/24363 TID:202140709 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/24363 |
identifier_str_mv |
TID:202140709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia E Educação rrenataa@hotmail.com 673 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136632698306560 |