Sala de aula do futuro - Reflexões sobre ambientes educativos inovadores em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Renata Gomes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24363
Resumo: A pesquisa identificou processos que podem contribuir para transição de conceção de escola do século XXI. Desenvolveu-se a metodologia quantitativa e qualitativa, de natureza dedutiva. Analisámos políticas educativas nas dimensões internacional, nacional e local que contribuem para mudar: i)perfis de alunos e professores, ii)a sala de aula e iii)as metodologias/instrumentos de ensino e aprendizagem. O estudo focou-se no Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, nas Salas de Aula do Futuro e nas Cidades Educadoras, tendo como parâmetro de análise a incidência dessas redes e os resultados do PISA. Os dados foram organizados por NUTS e permitiram concluir que: i)a frequência das redes (PNPSE, SAF e CE) não parece influenciar os resultados do PISA; ii)parece haver teias de colaboração eficazes/eficientes nas NUTSIII Viseu Dão Lafões, Lezíria do Tejo e Alentejo Litoral; e a eficiência/eficácia dessas redes parecem estar ligadas ao perfil dos líderes (professores e diretores). Procedeu-se à aplicação de questionários aos professores das Salas de Aula do Futuro e concluiu-se que o seu perfil está ligado à internacionalização da sua formação e aos seus percursos de educação não-formal; ABSTRACT This dissertation identified processes that may contribute to the transition to the school of the 21st century. A mix of quantitative and qualitative methods was used. We analyzed educational policies in the international, national and local dimensions focusing on: i) the profiles of students and teachers, ii) the classroom and iii) teaching / learning methodologies / tools. The study focused on the PNPSE, the SAF's and the Educating Cities, having as an analysis parameter the incidence of these networks and the PISA results. The data were organized by NUTS and allowed to conclude that: i) the frequency of the networks (PNPSE, SAF and CE) does not seem to influence the results of PISA; ii) there seems to be effective / efficient collaboration networks in NUTSIII Viseu Dão Lafões, Lezíria do Tejo and Alentejo Litoral; and the efficiency / effectiveness of these networks seem to be linked to the profile of leaders (teachers and principals). Questionnaires were applied to SAF teachers and it was concluded that their profile is linked to the internationalization of their training and to their non-formal education pathways.
id RCAP_806c1fe36c80e63b7fefafa3e8cce222
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/24363
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sala de aula do futuro - Reflexões sobre ambientes educativos inovadores em PortugalPolíticas educativasSala de aula do futuroNovas dinâmicas de ensino-aprendizagemSucesso escolarPerfil do professor da sala de aula do futuroEducational policiesFuture classroomNew dynamics of teaching-learningSchool successFuture classroom's teacher profileA pesquisa identificou processos que podem contribuir para transição de conceção de escola do século XXI. Desenvolveu-se a metodologia quantitativa e qualitativa, de natureza dedutiva. Analisámos políticas educativas nas dimensões internacional, nacional e local que contribuem para mudar: i)perfis de alunos e professores, ii)a sala de aula e iii)as metodologias/instrumentos de ensino e aprendizagem. O estudo focou-se no Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, nas Salas de Aula do Futuro e nas Cidades Educadoras, tendo como parâmetro de análise a incidência dessas redes e os resultados do PISA. Os dados foram organizados por NUTS e permitiram concluir que: i)a frequência das redes (PNPSE, SAF e CE) não parece influenciar os resultados do PISA; ii)parece haver teias de colaboração eficazes/eficientes nas NUTSIII Viseu Dão Lafões, Lezíria do Tejo e Alentejo Litoral; e a eficiência/eficácia dessas redes parecem estar ligadas ao perfil dos líderes (professores e diretores). Procedeu-se à aplicação de questionários aos professores das Salas de Aula do Futuro e concluiu-se que o seu perfil está ligado à internacionalização da sua formação e aos seus percursos de educação não-formal; ABSTRACT This dissertation identified processes that may contribute to the transition to the school of the 21st century. A mix of quantitative and qualitative methods was used. We analyzed educational policies in the international, national and local dimensions focusing on: i) the profiles of students and teachers, ii) the classroom and iii) teaching / learning methodologies / tools. The study focused on the PNPSE, the SAF's and the Educating Cities, having as an analysis parameter the incidence of these networks and the PISA results. The data were organized by NUTS and allowed to conclude that: i) the frequency of the networks (PNPSE, SAF and CE) does not seem to influence the results of PISA; ii) there seems to be effective / efficient collaboration networks in NUTSIII Viseu Dão Lafões, Lezíria do Tejo and Alentejo Litoral; and the efficiency / effectiveness of these networks seem to be linked to the profile of leaders (teachers and principals). Questionnaires were applied to SAF teachers and it was concluded that their profile is linked to the internationalization of their training and to their non-formal education pathways.Universidade de Évora2019-01-30T12:13:45Z2019-01-302018-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/24363http://hdl.handle.net/10174/24363TID:202140709porDepartamento de Pedagogia E Educaçãorrenataa@hotmail.com673Melo, Renata Gomes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:17:22Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24363Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:04.455732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sala de aula do futuro - Reflexões sobre ambientes educativos inovadores em Portugal
title Sala de aula do futuro - Reflexões sobre ambientes educativos inovadores em Portugal
spellingShingle Sala de aula do futuro - Reflexões sobre ambientes educativos inovadores em Portugal
Melo, Renata Gomes de
Políticas educativas
Sala de aula do futuro
Novas dinâmicas de ensino-aprendizagem
Sucesso escolar
Perfil do professor da sala de aula do futuro
Educational policies
Future classroom
New dynamics of teaching-learning
School success
Future classroom's teacher profile
title_short Sala de aula do futuro - Reflexões sobre ambientes educativos inovadores em Portugal
title_full Sala de aula do futuro - Reflexões sobre ambientes educativos inovadores em Portugal
title_fullStr Sala de aula do futuro - Reflexões sobre ambientes educativos inovadores em Portugal
title_full_unstemmed Sala de aula do futuro - Reflexões sobre ambientes educativos inovadores em Portugal
title_sort Sala de aula do futuro - Reflexões sobre ambientes educativos inovadores em Portugal
author Melo, Renata Gomes de
author_facet Melo, Renata Gomes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Renata Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas educativas
Sala de aula do futuro
Novas dinâmicas de ensino-aprendizagem
Sucesso escolar
Perfil do professor da sala de aula do futuro
Educational policies
Future classroom
New dynamics of teaching-learning
School success
Future classroom's teacher profile
topic Políticas educativas
Sala de aula do futuro
Novas dinâmicas de ensino-aprendizagem
Sucesso escolar
Perfil do professor da sala de aula do futuro
Educational policies
Future classroom
New dynamics of teaching-learning
School success
Future classroom's teacher profile
description A pesquisa identificou processos que podem contribuir para transição de conceção de escola do século XXI. Desenvolveu-se a metodologia quantitativa e qualitativa, de natureza dedutiva. Analisámos políticas educativas nas dimensões internacional, nacional e local que contribuem para mudar: i)perfis de alunos e professores, ii)a sala de aula e iii)as metodologias/instrumentos de ensino e aprendizagem. O estudo focou-se no Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, nas Salas de Aula do Futuro e nas Cidades Educadoras, tendo como parâmetro de análise a incidência dessas redes e os resultados do PISA. Os dados foram organizados por NUTS e permitiram concluir que: i)a frequência das redes (PNPSE, SAF e CE) não parece influenciar os resultados do PISA; ii)parece haver teias de colaboração eficazes/eficientes nas NUTSIII Viseu Dão Lafões, Lezíria do Tejo e Alentejo Litoral; e a eficiência/eficácia dessas redes parecem estar ligadas ao perfil dos líderes (professores e diretores). Procedeu-se à aplicação de questionários aos professores das Salas de Aula do Futuro e concluiu-se que o seu perfil está ligado à internacionalização da sua formação e aos seus percursos de educação não-formal; ABSTRACT This dissertation identified processes that may contribute to the transition to the school of the 21st century. A mix of quantitative and qualitative methods was used. We analyzed educational policies in the international, national and local dimensions focusing on: i) the profiles of students and teachers, ii) the classroom and iii) teaching / learning methodologies / tools. The study focused on the PNPSE, the SAF's and the Educating Cities, having as an analysis parameter the incidence of these networks and the PISA results. The data were organized by NUTS and allowed to conclude that: i) the frequency of the networks (PNPSE, SAF and CE) does not seem to influence the results of PISA; ii) there seems to be effective / efficient collaboration networks in NUTSIII Viseu Dão Lafões, Lezíria do Tejo and Alentejo Litoral; and the efficiency / effectiveness of these networks seem to be linked to the profile of leaders (teachers and principals). Questionnaires were applied to SAF teachers and it was concluded that their profile is linked to the internationalization of their training and to their non-formal education pathways.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07T00:00:00Z
2019-01-30T12:13:45Z
2019-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/24363
http://hdl.handle.net/10174/24363
TID:202140709
url http://hdl.handle.net/10174/24363
identifier_str_mv TID:202140709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia E Educação
rrenataa@hotmail.com
673
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136632698306560