ENSINO COM PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: NOÇÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9306 |
Resumo: | Neste ensaio analisou-se o princípio ensino com pesquisa com a finalidade de alargar o debate deste princípio, aproximando-o da modalidade Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Buscou-se elucidar as indagações: que fundamentos sustentam o princípio ensino com pesquisa? quais as perspectivas para a organização de atividades diante deste princípio? e quais os desafios para formar profissionais por meio da pesquisa na EPT? Constituído numa abordagem qualitativa, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica envolvendo os autores: Chizzotti (2001), Demo (1997), Freire (1997), Moraes; Ramos; Galiazzi (2002), Cunha (2002), Masetto (2001), Machado (2010), Moura (2008), Paoli (1988) entre outros. As repercussões indicam que na EPT, este princípio pressupõe dilemas e dificuldades aos professores e estudantes que correrão riscos, enfrentarão situações, quebrarão rotinas e tomarão decisões, de forma a ultrapassarem os obstáculos com que se depararão. Constituirão uma dinâmica que permite (re)descobrir a realidade como totalidade e aprender o conhecimento em movimento marcado por conflitos e contradições. |
id |
UFS-3_bb0fa770caaa97c29c0651ff4815cbe2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9306 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO COM PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: NOÇÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOSNeste ensaio analisou-se o princípio ensino com pesquisa com a finalidade de alargar o debate deste princípio, aproximando-o da modalidade Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Buscou-se elucidar as indagações: que fundamentos sustentam o princípio ensino com pesquisa? quais as perspectivas para a organização de atividades diante deste princípio? e quais os desafios para formar profissionais por meio da pesquisa na EPT? Constituído numa abordagem qualitativa, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica envolvendo os autores: Chizzotti (2001), Demo (1997), Freire (1997), Moraes; Ramos; Galiazzi (2002), Cunha (2002), Masetto (2001), Machado (2010), Moura (2008), Paoli (1988) entre outros. As repercussões indicam que na EPT, este princípio pressupõe dilemas e dificuldades aos professores e estudantes que correrão riscos, enfrentarão situações, quebrarão rotinas e tomarão decisões, de forma a ultrapassarem os obstáculos com que se depararão. Constituirão uma dinâmica que permite (re)descobrir a realidade como totalidade e aprender o conhecimento em movimento marcado por conflitos e contradições.Revista Tempos e Espaços em Educação2019-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/930610.20952/revtee.v12i29.9306Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 279-298Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 279-298Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 279-298Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 279-2982358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9306/pdfCopyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Josimar de AparecidoVieira, Marilandi Maria MascarelloPasqualli, RobertaCastaman, Ana Sara2022-02-09T18:31:56Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9306Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T18:31:56Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO COM PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: NOÇÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS |
title |
ENSINO COM PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: NOÇÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS |
spellingShingle |
ENSINO COM PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: NOÇÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS Vieira, Josimar de Aparecido |
title_short |
ENSINO COM PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: NOÇÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS |
title_full |
ENSINO COM PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: NOÇÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS |
title_fullStr |
ENSINO COM PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: NOÇÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS |
title_full_unstemmed |
ENSINO COM PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: NOÇÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS |
title_sort |
ENSINO COM PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: NOÇÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS |
author |
Vieira, Josimar de Aparecido |
author_facet |
Vieira, Josimar de Aparecido Vieira, Marilandi Maria Mascarello Pasqualli, Roberta Castaman, Ana Sara |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Marilandi Maria Mascarello Pasqualli, Roberta Castaman, Ana Sara |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Josimar de Aparecido Vieira, Marilandi Maria Mascarello Pasqualli, Roberta Castaman, Ana Sara |
description |
Neste ensaio analisou-se o princípio ensino com pesquisa com a finalidade de alargar o debate deste princípio, aproximando-o da modalidade Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Buscou-se elucidar as indagações: que fundamentos sustentam o princípio ensino com pesquisa? quais as perspectivas para a organização de atividades diante deste princípio? e quais os desafios para formar profissionais por meio da pesquisa na EPT? Constituído numa abordagem qualitativa, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica envolvendo os autores: Chizzotti (2001), Demo (1997), Freire (1997), Moraes; Ramos; Galiazzi (2002), Cunha (2002), Masetto (2001), Machado (2010), Moura (2008), Paoli (1988) entre outros. As repercussões indicam que na EPT, este princípio pressupõe dilemas e dificuldades aos professores e estudantes que correrão riscos, enfrentarão situações, quebrarão rotinas e tomarão decisões, de forma a ultrapassarem os obstáculos com que se depararão. Constituirão uma dinâmica que permite (re)descobrir a realidade como totalidade e aprender o conhecimento em movimento marcado por conflitos e contradições. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9306 10.20952/revtee.v12i29.9306 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9306 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v12i29.9306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9306/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 279-298 Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 279-298 Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 279-298 Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 279-298 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875182244921344 |