ENSINO COM PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: NOÇÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Josimar de Aparecido
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vieira, Marilandi Maria Mascarello, Pasqualli, Roberta, Castaman, Ana Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9306
Resumo: Neste ensaio analisou-se o princípio ensino com pesquisa com a finalidade de alargar o debate deste princípio, aproximando-o da modalidade Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Buscou-se elucidar as indagações: que fundamentos sustentam o princípio ensino com pesquisa? quais as perspectivas para a organização de atividades diante deste princípio? e quais os desafios para formar profissionais por meio da pesquisa na EPT? Constituído numa abordagem qualitativa, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica envolvendo os autores: Chizzotti (2001), Demo (1997), Freire (1997), Moraes; Ramos; Galiazzi (2002), Cunha (2002), Masetto (2001), Machado (2010), Moura (2008), Paoli (1988) entre outros. As repercussões indicam que na EPT, este princípio pressupõe dilemas e dificuldades aos professores e estudantes que correrão riscos, enfrentarão situações, quebrarão rotinas e tomarão decisões, de forma a ultrapassarem os obstáculos com que se depararão. Constituirão uma dinâmica que permite (re)descobrir a realidade como totalidade e aprender o conhecimento em movimento marcado por conflitos e contradições.
id UFS-3_bb0fa770caaa97c29c0651ff4815cbe2
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9306
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling ENSINO COM PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: NOÇÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOSNeste ensaio analisou-se o princípio ensino com pesquisa com a finalidade de alargar o debate deste princípio, aproximando-o da modalidade Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Buscou-se elucidar as indagações: que fundamentos sustentam o princípio ensino com pesquisa? quais as perspectivas para a organização de atividades diante deste princípio? e quais os desafios para formar profissionais por meio da pesquisa na EPT? Constituído numa abordagem qualitativa, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica envolvendo os autores: Chizzotti (2001), Demo (1997), Freire (1997), Moraes; Ramos; Galiazzi (2002), Cunha (2002), Masetto (2001), Machado (2010), Moura (2008), Paoli (1988) entre outros. As repercussões indicam que na EPT, este princípio pressupõe dilemas e dificuldades aos professores e estudantes que correrão riscos, enfrentarão situações, quebrarão rotinas e tomarão decisões, de forma a ultrapassarem os obstáculos com que se depararão. Constituirão uma dinâmica que permite (re)descobrir a realidade como totalidade e aprender o conhecimento em movimento marcado por conflitos e contradições.Revista Tempos e Espaços em Educação2019-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/930610.20952/revtee.v12i29.9306Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 279-298Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 279-298Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 279-298Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 279-2982358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9306/pdfCopyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Josimar de AparecidoVieira, Marilandi Maria MascarelloPasqualli, RobertaCastaman, Ana Sara2022-02-09T18:31:56Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9306Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T18:31:56Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO COM PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: NOÇÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS
title ENSINO COM PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: NOÇÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS
spellingShingle ENSINO COM PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: NOÇÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Vieira, Josimar de Aparecido
title_short ENSINO COM PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: NOÇÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS
title_full ENSINO COM PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: NOÇÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS
title_fullStr ENSINO COM PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: NOÇÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS
title_full_unstemmed ENSINO COM PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: NOÇÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS
title_sort ENSINO COM PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: NOÇÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS
author Vieira, Josimar de Aparecido
author_facet Vieira, Josimar de Aparecido
Vieira, Marilandi Maria Mascarello
Pasqualli, Roberta
Castaman, Ana Sara
author_role author
author2 Vieira, Marilandi Maria Mascarello
Pasqualli, Roberta
Castaman, Ana Sara
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Josimar de Aparecido
Vieira, Marilandi Maria Mascarello
Pasqualli, Roberta
Castaman, Ana Sara
description Neste ensaio analisou-se o princípio ensino com pesquisa com a finalidade de alargar o debate deste princípio, aproximando-o da modalidade Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Buscou-se elucidar as indagações: que fundamentos sustentam o princípio ensino com pesquisa? quais as perspectivas para a organização de atividades diante deste princípio? e quais os desafios para formar profissionais por meio da pesquisa na EPT? Constituído numa abordagem qualitativa, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica envolvendo os autores: Chizzotti (2001), Demo (1997), Freire (1997), Moraes; Ramos; Galiazzi (2002), Cunha (2002), Masetto (2001), Machado (2010), Moura (2008), Paoli (1988) entre outros. As repercussões indicam que na EPT, este princípio pressupõe dilemas e dificuldades aos professores e estudantes que correrão riscos, enfrentarão situações, quebrarão rotinas e tomarão decisões, de forma a ultrapassarem os obstáculos com que se depararão. Constituirão uma dinâmica que permite (re)descobrir a realidade como totalidade e aprender o conhecimento em movimento marcado por conflitos e contradições.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9306
10.20952/revtee.v12i29.9306
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9306
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v12i29.9306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9306/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 279-298
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 279-298
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 279-298
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 279-298
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182244921344