TEMPO E ESPAÇO PARA BRINCAR: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO RECREIO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6897 |
Resumo: | Este estudo propôs-se a investigar e problematizar o recreio escolar e o brincar, suas relações e possibilidades. Como objetivos encontram-se a análise e interpretação do recreio escolar da rede pública de ensino de Novo Hamburgo/RS e sua relação com o brincar em relação a este tempo/espaço escolar. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com enfoque descritivo e interpretativo e as contribuições de Brougère (2006), Corsaro (2011), Silva (2012), Portilho e Tosatto (2014) constituíram-se como aporte teórico principal para a construção do mesmo. Como principais resultados, constatou-se que a maior parte das escolas envolvidas não ofereceu possibilidades e estratégias facilitadoras para o brincar no recreio. Percebeu-se também que o recreio, como espaço/tempo institucionalizado da escola, precisa ser pensado e investigado como lócus da própria construção da infância a partir do brincar e, apesar de seu caráter “livre”, é integrante do tempo escolar e, por conseguinte, não isenta a escola de planejar e mediar este espaço. |
id |
UFS-3_bbb3acec6f971f30846da042f03890ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6897 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TEMPO E ESPAÇO PARA BRINCAR: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO RECREIO ESCOLAREste estudo propôs-se a investigar e problematizar o recreio escolar e o brincar, suas relações e possibilidades. Como objetivos encontram-se a análise e interpretação do recreio escolar da rede pública de ensino de Novo Hamburgo/RS e sua relação com o brincar em relação a este tempo/espaço escolar. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com enfoque descritivo e interpretativo e as contribuições de Brougère (2006), Corsaro (2011), Silva (2012), Portilho e Tosatto (2014) constituíram-se como aporte teórico principal para a construção do mesmo. Como principais resultados, constatou-se que a maior parte das escolas envolvidas não ofereceu possibilidades e estratégias facilitadoras para o brincar no recreio. Percebeu-se também que o recreio, como espaço/tempo institucionalizado da escola, precisa ser pensado e investigado como lócus da própria construção da infância a partir do brincar e, apesar de seu caráter “livre”, é integrante do tempo escolar e, por conseguinte, não isenta a escola de planejar e mediar este espaço. Revista Tempos e Espaços em Educação2018-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/689710.20952/revtee.v11i24.6897Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 24 (2018): Janeiro-Março; 169-186Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 24 (2018): Janeiro-Março; 169-186Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 24 (2018): Janeiro-Março; 169-186Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 24 (2018): Janeiro-Março; 169-1862358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6897/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Carvalho Fantoni, AlineSanfelice, Gustavo Roese2022-02-11T10:37:15Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6897Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T10:37:15Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEMPO E ESPAÇO PARA BRINCAR: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO RECREIO ESCOLAR |
title |
TEMPO E ESPAÇO PARA BRINCAR: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO RECREIO ESCOLAR |
spellingShingle |
TEMPO E ESPAÇO PARA BRINCAR: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO RECREIO ESCOLAR de Carvalho Fantoni, Aline |
title_short |
TEMPO E ESPAÇO PARA BRINCAR: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO RECREIO ESCOLAR |
title_full |
TEMPO E ESPAÇO PARA BRINCAR: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO RECREIO ESCOLAR |
title_fullStr |
TEMPO E ESPAÇO PARA BRINCAR: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO RECREIO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
TEMPO E ESPAÇO PARA BRINCAR: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO RECREIO ESCOLAR |
title_sort |
TEMPO E ESPAÇO PARA BRINCAR: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO RECREIO ESCOLAR |
author |
de Carvalho Fantoni, Aline |
author_facet |
de Carvalho Fantoni, Aline Sanfelice, Gustavo Roese |
author_role |
author |
author2 |
Sanfelice, Gustavo Roese |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Carvalho Fantoni, Aline Sanfelice, Gustavo Roese |
description |
Este estudo propôs-se a investigar e problematizar o recreio escolar e o brincar, suas relações e possibilidades. Como objetivos encontram-se a análise e interpretação do recreio escolar da rede pública de ensino de Novo Hamburgo/RS e sua relação com o brincar em relação a este tempo/espaço escolar. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com enfoque descritivo e interpretativo e as contribuições de Brougère (2006), Corsaro (2011), Silva (2012), Portilho e Tosatto (2014) constituíram-se como aporte teórico principal para a construção do mesmo. Como principais resultados, constatou-se que a maior parte das escolas envolvidas não ofereceu possibilidades e estratégias facilitadoras para o brincar no recreio. Percebeu-se também que o recreio, como espaço/tempo institucionalizado da escola, precisa ser pensado e investigado como lócus da própria construção da infância a partir do brincar e, apesar de seu caráter “livre”, é integrante do tempo escolar e, por conseguinte, não isenta a escola de planejar e mediar este espaço. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6897 10.20952/revtee.v11i24.6897 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6897 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v11i24.6897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6897/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 24 (2018): Janeiro-Março; 169-186 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 24 (2018): Janeiro-Março; 169-186 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 24 (2018): Janeiro-Março; 169-186 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 24 (2018): Janeiro-Março; 169-186 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181791936512 |