UMA FORMAÇÃO CENTRADA NO CORPO: OPERANDO COM A NOÇÃO DE NIETZSCHE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6442 |
Resumo: | O presente artigo discute em que medida tomar o corpo, como ponto de partida em Nietzsche, possibilita pensarmos novas perspectivas à formação humana que não leve em consideração apenas a formação tradicional apreendida na escola. Para tanto, contextualizam-se as noções de formação, a recepção da Bildung por Nietzsche e a importância do cultivo de si, que pode ser pensado como um processo contínuo que se concretiza na medida em que nos tornamos o que somos. |
id |
UFS-3_bbdd57c6b971e9c6928c97af3c70454a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6442 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA FORMAÇÃO CENTRADA NO CORPO: OPERANDO COM A NOÇÃO DE NIETZSCHEO presente artigo discute em que medida tomar o corpo, como ponto de partida em Nietzsche, possibilita pensarmos novas perspectivas à formação humana que não leve em consideração apenas a formação tradicional apreendida na escola. Para tanto, contextualizam-se as noções de formação, a recepção da Bildung por Nietzsche e a importância do cultivo de si, que pode ser pensado como um processo contínuo que se concretiza na medida em que nos tornamos o que somos.Revista Tempos e Espaços em Educação2017-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/644210.20952/revtee.v10i22.6442Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 22 (2017): Maio-Agosto; 105-118Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 22 (2017): Maio-Agosto; 105-118Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 22 (2017): Maio-Agosto; 105-118Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 22 (2017): Maio-Agosto; 105-1182358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6442/pdfCopyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHardt, LuciaSchuh Venancio da Costa, Thalita2020-03-20T21:38:09Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6442Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2020-03-20T21:38:09Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA FORMAÇÃO CENTRADA NO CORPO: OPERANDO COM A NOÇÃO DE NIETZSCHE |
title |
UMA FORMAÇÃO CENTRADA NO CORPO: OPERANDO COM A NOÇÃO DE NIETZSCHE |
spellingShingle |
UMA FORMAÇÃO CENTRADA NO CORPO: OPERANDO COM A NOÇÃO DE NIETZSCHE Hardt, Lucia |
title_short |
UMA FORMAÇÃO CENTRADA NO CORPO: OPERANDO COM A NOÇÃO DE NIETZSCHE |
title_full |
UMA FORMAÇÃO CENTRADA NO CORPO: OPERANDO COM A NOÇÃO DE NIETZSCHE |
title_fullStr |
UMA FORMAÇÃO CENTRADA NO CORPO: OPERANDO COM A NOÇÃO DE NIETZSCHE |
title_full_unstemmed |
UMA FORMAÇÃO CENTRADA NO CORPO: OPERANDO COM A NOÇÃO DE NIETZSCHE |
title_sort |
UMA FORMAÇÃO CENTRADA NO CORPO: OPERANDO COM A NOÇÃO DE NIETZSCHE |
author |
Hardt, Lucia |
author_facet |
Hardt, Lucia Schuh Venancio da Costa, Thalita |
author_role |
author |
author2 |
Schuh Venancio da Costa, Thalita |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hardt, Lucia Schuh Venancio da Costa, Thalita |
description |
O presente artigo discute em que medida tomar o corpo, como ponto de partida em Nietzsche, possibilita pensarmos novas perspectivas à formação humana que não leve em consideração apenas a formação tradicional apreendida na escola. Para tanto, contextualizam-se as noções de formação, a recepção da Bildung por Nietzsche e a importância do cultivo de si, que pode ser pensado como um processo contínuo que se concretiza na medida em que nos tornamos o que somos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6442 10.20952/revtee.v10i22.6442 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6442 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v10i22.6442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6442/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 22 (2017): Maio-Agosto; 105-118 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 22 (2017): Maio-Agosto; 105-118 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 22 (2017): Maio-Agosto; 105-118 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 22 (2017): Maio-Agosto; 105-118 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181753139200 |