A ESCOLA “EMBARAÇADA” COM A EDUCAÇÃO MISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dubet, François
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8379
Resumo: As meninas apresentam melhores resultados escolares que os rapazes. No entanto, elas se voltam aos cursos menos rentáveis, que levam a posições profissionais menos favoráveis que a dos rapazes. Como explicar esse paradoxo? Pode-se imaginar que os modelos de gênero induzem as jovens a escolhas específicas e, nesse caso, não é certo que a educação mista tenha trazido vantagens a elas. Pode-se imaginar que as meninas antecipam um papel doméstico e maternal que as conduz “racionalmente” a escolhas escolares e profissionais diferentes das dos rapazes. Este artigo examina o alcance dessas duas hipóteses e conclui que são provavelmente as ofertas profissionais e as antecipações familiares que explicam o paradoxo da situação das jovens na escola.
id UFS-3_bcfe61723f9eafc86a972b2f30a4e857
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/8379
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A ESCOLA “EMBARAÇADA” COM A EDUCAÇÃO MISTAAs meninas apresentam melhores resultados escolares que os rapazes. No entanto, elas se voltam aos cursos menos rentáveis, que levam a posições profissionais menos favoráveis que a dos rapazes. Como explicar esse paradoxo? Pode-se imaginar que os modelos de gênero induzem as jovens a escolhas específicas e, nesse caso, não é certo que a educação mista tenha trazido vantagens a elas. Pode-se imaginar que as meninas antecipam um papel doméstico e maternal que as conduz “racionalmente” a escolhas escolares e profissionais diferentes das dos rapazes. Este artigo examina o alcance dessas duas hipóteses e conclui que são provavelmente as ofertas profissionais e as antecipações familiares que explicam o paradoxo da situação das jovens na escola.Revista Tempos e Espaços em Educação2018-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/837910.20952/revtee.v11i25.8379Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 25 (2018): Abril-Junho; 09-20Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 25 (2018): Abril-Junho; 09-20Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 25 (2018): Abril-Junho; 09-20Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 25 (2018): Abril-Junho; 09-202358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8379/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDubet, François2022-02-10T17:35:33Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/8379Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-10T17:35:33Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A ESCOLA “EMBARAÇADA” COM A EDUCAÇÃO MISTA
title A ESCOLA “EMBARAÇADA” COM A EDUCAÇÃO MISTA
spellingShingle A ESCOLA “EMBARAÇADA” COM A EDUCAÇÃO MISTA
Dubet, François
title_short A ESCOLA “EMBARAÇADA” COM A EDUCAÇÃO MISTA
title_full A ESCOLA “EMBARAÇADA” COM A EDUCAÇÃO MISTA
title_fullStr A ESCOLA “EMBARAÇADA” COM A EDUCAÇÃO MISTA
title_full_unstemmed A ESCOLA “EMBARAÇADA” COM A EDUCAÇÃO MISTA
title_sort A ESCOLA “EMBARAÇADA” COM A EDUCAÇÃO MISTA
author Dubet, François
author_facet Dubet, François
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dubet, François
description As meninas apresentam melhores resultados escolares que os rapazes. No entanto, elas se voltam aos cursos menos rentáveis, que levam a posições profissionais menos favoráveis que a dos rapazes. Como explicar esse paradoxo? Pode-se imaginar que os modelos de gênero induzem as jovens a escolhas específicas e, nesse caso, não é certo que a educação mista tenha trazido vantagens a elas. Pode-se imaginar que as meninas antecipam um papel doméstico e maternal que as conduz “racionalmente” a escolhas escolares e profissionais diferentes das dos rapazes. Este artigo examina o alcance dessas duas hipóteses e conclui que são provavelmente as ofertas profissionais e as antecipações familiares que explicam o paradoxo da situação das jovens na escola.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8379
10.20952/revtee.v11i25.8379
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8379
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v11i25.8379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8379/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 25 (2018): Abril-Junho; 09-20
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 25 (2018): Abril-Junho; 09-20
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 25 (2018): Abril-Junho; 09-20
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 25 (2018): Abril-Junho; 09-20
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181874774016