A ESCOLA “EMBARAÇADA” COM A EDUCAÇÃO MISTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8379 |
Resumo: | As meninas apresentam melhores resultados escolares que os rapazes. No entanto, elas se voltam aos cursos menos rentáveis, que levam a posições profissionais menos favoráveis que a dos rapazes. Como explicar esse paradoxo? Pode-se imaginar que os modelos de gênero induzem as jovens a escolhas específicas e, nesse caso, não é certo que a educação mista tenha trazido vantagens a elas. Pode-se imaginar que as meninas antecipam um papel doméstico e maternal que as conduz “racionalmente” a escolhas escolares e profissionais diferentes das dos rapazes. Este artigo examina o alcance dessas duas hipóteses e conclui que são provavelmente as ofertas profissionais e as antecipações familiares que explicam o paradoxo da situação das jovens na escola. |
id |
UFS-3_bcfe61723f9eafc86a972b2f30a4e857 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/8379 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ESCOLA “EMBARAÇADA” COM A EDUCAÇÃO MISTAAs meninas apresentam melhores resultados escolares que os rapazes. No entanto, elas se voltam aos cursos menos rentáveis, que levam a posições profissionais menos favoráveis que a dos rapazes. Como explicar esse paradoxo? Pode-se imaginar que os modelos de gênero induzem as jovens a escolhas específicas e, nesse caso, não é certo que a educação mista tenha trazido vantagens a elas. Pode-se imaginar que as meninas antecipam um papel doméstico e maternal que as conduz “racionalmente” a escolhas escolares e profissionais diferentes das dos rapazes. Este artigo examina o alcance dessas duas hipóteses e conclui que são provavelmente as ofertas profissionais e as antecipações familiares que explicam o paradoxo da situação das jovens na escola.Revista Tempos e Espaços em Educação2018-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/837910.20952/revtee.v11i25.8379Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 25 (2018): Abril-Junho; 09-20Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 25 (2018): Abril-Junho; 09-20Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 25 (2018): Abril-Junho; 09-20Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 25 (2018): Abril-Junho; 09-202358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8379/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDubet, François2022-02-10T17:35:33Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/8379Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-10T17:35:33Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ESCOLA “EMBARAÇADA” COM A EDUCAÇÃO MISTA |
title |
A ESCOLA “EMBARAÇADA” COM A EDUCAÇÃO MISTA |
spellingShingle |
A ESCOLA “EMBARAÇADA” COM A EDUCAÇÃO MISTA Dubet, François |
title_short |
A ESCOLA “EMBARAÇADA” COM A EDUCAÇÃO MISTA |
title_full |
A ESCOLA “EMBARAÇADA” COM A EDUCAÇÃO MISTA |
title_fullStr |
A ESCOLA “EMBARAÇADA” COM A EDUCAÇÃO MISTA |
title_full_unstemmed |
A ESCOLA “EMBARAÇADA” COM A EDUCAÇÃO MISTA |
title_sort |
A ESCOLA “EMBARAÇADA” COM A EDUCAÇÃO MISTA |
author |
Dubet, François |
author_facet |
Dubet, François |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dubet, François |
description |
As meninas apresentam melhores resultados escolares que os rapazes. No entanto, elas se voltam aos cursos menos rentáveis, que levam a posições profissionais menos favoráveis que a dos rapazes. Como explicar esse paradoxo? Pode-se imaginar que os modelos de gênero induzem as jovens a escolhas específicas e, nesse caso, não é certo que a educação mista tenha trazido vantagens a elas. Pode-se imaginar que as meninas antecipam um papel doméstico e maternal que as conduz “racionalmente” a escolhas escolares e profissionais diferentes das dos rapazes. Este artigo examina o alcance dessas duas hipóteses e conclui que são provavelmente as ofertas profissionais e as antecipações familiares que explicam o paradoxo da situação das jovens na escola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8379 10.20952/revtee.v11i25.8379 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8379 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v11i25.8379 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8379/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 25 (2018): Abril-Junho; 09-20 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 25 (2018): Abril-Junho; 09-20 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 25 (2018): Abril-Junho; 09-20 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 25 (2018): Abril-Junho; 09-20 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181874774016 |