¿Inclusión para quién? La lucha de las familias de las clases bajas por la escolarización de los estudiantes sordos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16890 |
Resumo: | As pesquisas sobre família, escola e inclusão revelam que as políticas de inclusão dos surdos mudaram no Brasil a partir da década de 2000. Este estudo teve como objetivo geral analisar como se configura a relação da família e da escola no processo de inclusão de estudantes surdos em uma cidade no interior de Minas Gerais. Sob a perspectiva qualitativa, a pesquisa privilegiou a entrevista compreensiva com duas mães de estudantes surdos de camadas populares e o questionário aplicado com dois diretores e duas professoras de duas escolas públicas. Concluiu-se que, embora leis voltadas para a inclusão destes estudantes já existam, elas não estão sendo cumpridas. Com isso, escolas e famílias vêm tentando incluir esses estudantes dentro de certas possibilidades, porém o processo de escolarização ainda apresenta muitos obstáculos e tem causado frustração e sensação de impotência aos estudantes surdos e às suas famílias. |
id |
UFS-3_c3094dd5edb31dba7f59eaf854d0a1b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16890 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
¿Inclusión para quién? La lucha de las familias de las clases bajas por la escolarización de los estudiantes sordos Inclusão para quem? A luta de famílias das camadas populares pela escolarização dos estudantes surdosInclusion for whom? The struggle of families for schooling deaf studentsDeaf studentsFamily-school relationshipInclusionPopular layersCapas popularesEstudiantes sordosInclusiónRelación familia-escuelaCamadas popularesEstudantes surdosInclusãoRelação família-escolaAs pesquisas sobre família, escola e inclusão revelam que as políticas de inclusão dos surdos mudaram no Brasil a partir da década de 2000. Este estudo teve como objetivo geral analisar como se configura a relação da família e da escola no processo de inclusão de estudantes surdos em uma cidade no interior de Minas Gerais. Sob a perspectiva qualitativa, a pesquisa privilegiou a entrevista compreensiva com duas mães de estudantes surdos de camadas populares e o questionário aplicado com dois diretores e duas professoras de duas escolas públicas. Concluiu-se que, embora leis voltadas para a inclusão destes estudantes já existam, elas não estão sendo cumpridas. Com isso, escolas e famílias vêm tentando incluir esses estudantes dentro de certas possibilidades, porém o processo de escolarização ainda apresenta muitos obstáculos e tem causado frustração e sensação de impotência aos estudantes surdos e às suas famílias.Researchs about family, school and inclusion reveals that deaf inclusion policies have changed in Brazil since the 2000s. This research had as general objective analyzed how the school and family’s relation is configured in the process of inclusion of deaf students in a city in the countryside of Minas Gerais. From a qualitative perspective, the research preferred on the comprehensive interview to two mothers of deaf students from popular layers and the questionnaire applied to two directors and two teachers selected from two schools in the city. It was concluded that, although these students are protected by the laws, they are not being fulfilled. So this, schools and families do their best to include these students within the possibilities available, however, the schooling process still presents many obstacles and has caused frustration and a feeling of powerlessness for deaf students and their families.La investigación sobre la familia, la escuela y la inclusión revela que las políticas de inclusión para las personas sordas han cambiado en Brasil desde la década de 2000. Esta investigación tuvo como objetivo analizar cómo se configura la relación entre la familia y la escuela en el proceso de inclusión de estudiantes sordos en una ciudad en el interior de Minas Gerais. Desde una perspectiva cualitativa, la investigación favoreció una entrevista exhaustiva con dos madres de estudiantes sordos de clases bajas y el cuestionario se aplicó a dos directores y dos maestros de dos escuelas públicas. Se concluyó que, aunque estos estudiantes están respaldados por las leyes, no se están haciendo cumplir. Con esto, las escuelas y las familias han tratado de incluir a estos estudiantes dentro de ciertas posibilidades, sin embargo, el proceso de escolarización aún presenta muchos obstáculos y ha causado frustración y un sentimiento de impotencia para los estudiantes sordos y sus familias.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1689010.20952/revtee.v15i34.16890Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e16890Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e16890Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e16890Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e168902358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16890/12614https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16890/13962Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Renata Lena de LourdesCoutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoTorres, Marco Antonio2023-06-06T01:20:55Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16890Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-06T01:20:55Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
¿Inclusión para quién? La lucha de las familias de las clases bajas por la escolarización de los estudiantes sordos Inclusão para quem? A luta de famílias das camadas populares pela escolarização dos estudantes surdos Inclusion for whom? The struggle of families for schooling deaf students |
title |
¿Inclusión para quién? La lucha de las familias de las clases bajas por la escolarización de los estudiantes sordos |
spellingShingle |
¿Inclusión para quién? La lucha de las familias de las clases bajas por la escolarización de los estudiantes sordos Ferreira, Renata Lena de Lourdes Deaf students Family-school relationship Inclusion Popular layers Capas populares Estudiantes sordos Inclusión Relación familia-escuela Camadas populares Estudantes surdos Inclusão Relação família-escola |
title_short |
¿Inclusión para quién? La lucha de las familias de las clases bajas por la escolarización de los estudiantes sordos |
title_full |
¿Inclusión para quién? La lucha de las familias de las clases bajas por la escolarización de los estudiantes sordos |
title_fullStr |
¿Inclusión para quién? La lucha de las familias de las clases bajas por la escolarización de los estudiantes sordos |
title_full_unstemmed |
¿Inclusión para quién? La lucha de las familias de las clases bajas por la escolarización de los estudiantes sordos |
title_sort |
¿Inclusión para quién? La lucha de las familias de las clases bajas por la escolarización de los estudiantes sordos |
author |
Ferreira, Renata Lena de Lourdes |
author_facet |
Ferreira, Renata Lena de Lourdes Coutrim, Rosa Maria da Exaltação Torres, Marco Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Coutrim, Rosa Maria da Exaltação Torres, Marco Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Renata Lena de Lourdes Coutrim, Rosa Maria da Exaltação Torres, Marco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deaf students Family-school relationship Inclusion Popular layers Capas populares Estudiantes sordos Inclusión Relación familia-escuela Camadas populares Estudantes surdos Inclusão Relação família-escola |
topic |
Deaf students Family-school relationship Inclusion Popular layers Capas populares Estudiantes sordos Inclusión Relación familia-escuela Camadas populares Estudantes surdos Inclusão Relação família-escola |
description |
As pesquisas sobre família, escola e inclusão revelam que as políticas de inclusão dos surdos mudaram no Brasil a partir da década de 2000. Este estudo teve como objetivo geral analisar como se configura a relação da família e da escola no processo de inclusão de estudantes surdos em uma cidade no interior de Minas Gerais. Sob a perspectiva qualitativa, a pesquisa privilegiou a entrevista compreensiva com duas mães de estudantes surdos de camadas populares e o questionário aplicado com dois diretores e duas professoras de duas escolas públicas. Concluiu-se que, embora leis voltadas para a inclusão destes estudantes já existam, elas não estão sendo cumpridas. Com isso, escolas e famílias vêm tentando incluir esses estudantes dentro de certas possibilidades, porém o processo de escolarização ainda apresenta muitos obstáculos e tem causado frustração e sensação de impotência aos estudantes surdos e às suas famílias. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16890 10.20952/revtee.v15i34.16890 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16890 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v15i34.16890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16890/12614 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16890/13962 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e16890 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e16890 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e16890 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e16890 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875184675520512 |