¿Inclusión para quién? La lucha de las familias de las clases bajas por la escolarización de los estudiantes sordos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Renata Lena de Lourdes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Coutrim, Rosa Maria da Exaltação, Torres, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16890
Resumo: As pesquisas sobre família, escola e inclusão revelam que as políticas de inclusão dos surdos mudaram no Brasil a partir da década de 2000. Este estudo teve como objetivo geral analisar como se configura a relação da família e da escola no processo de inclusão de estudantes surdos em uma cidade no interior de Minas Gerais. Sob a perspectiva qualitativa, a pesquisa privilegiou a entrevista compreensiva com duas mães de estudantes surdos de camadas populares e o questionário aplicado com dois diretores e duas professoras de duas escolas públicas. Concluiu-se que, embora leis voltadas para a inclusão destes estudantes já existam, elas não estão sendo cumpridas. Com isso, escolas e famílias vêm tentando incluir esses estudantes dentro de certas possibilidades, porém o processo de escolarização ainda apresenta muitos obstáculos e tem causado frustração e sensação de impotência aos estudantes surdos e às suas famílias.
id UFS-3_c3094dd5edb31dba7f59eaf854d0a1b9
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16890
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling ¿Inclusión para quién? La lucha de las familias de las clases bajas por la escolarización de los estudiantes sordos Inclusão para quem? A luta de famílias das camadas populares pela escolarização dos estudantes surdosInclusion for whom? The struggle of families for schooling deaf studentsDeaf studentsFamily-school relationshipInclusionPopular layersCapas popularesEstudiantes sordosInclusiónRelación familia-escuelaCamadas popularesEstudantes surdosInclusãoRelação família-escolaAs pesquisas sobre família, escola e inclusão revelam que as políticas de inclusão dos surdos mudaram no Brasil a partir da década de 2000. Este estudo teve como objetivo geral analisar como se configura a relação da família e da escola no processo de inclusão de estudantes surdos em uma cidade no interior de Minas Gerais. Sob a perspectiva qualitativa, a pesquisa privilegiou a entrevista compreensiva com duas mães de estudantes surdos de camadas populares e o questionário aplicado com dois diretores e duas professoras de duas escolas públicas. Concluiu-se que, embora leis voltadas para a inclusão destes estudantes já existam, elas não estão sendo cumpridas. Com isso, escolas e famílias vêm tentando incluir esses estudantes dentro de certas possibilidades, porém o processo de escolarização ainda apresenta muitos obstáculos e tem causado frustração e sensação de impotência aos estudantes surdos e às suas famílias.Researchs about family, school and inclusion reveals that deaf inclusion policies have changed in Brazil since the 2000s. This research had as general objective analyzed how the school and family’s relation is configured in the process of inclusion of deaf students in a city in the countryside of Minas Gerais. From a qualitative perspective, the research preferred on the comprehensive interview to two mothers of deaf students from popular layers and the questionnaire applied to two directors and two teachers selected from two schools in the city. It was concluded that, although these students are protected by the laws, they are not being fulfilled. So this, schools and families do their best to include these students within the possibilities available, however, the schooling process still presents many obstacles and has caused frustration and a feeling of powerlessness for deaf students and their families.La investigación sobre la familia, la escuela y la inclusión revela que las políticas de inclusión para las personas sordas han cambiado en Brasil desde la década de 2000. Esta investigación tuvo como objetivo analizar cómo se configura la relación entre la familia y la escuela en el proceso de inclusión de estudiantes sordos en una ciudad en el interior de Minas Gerais. Desde una perspectiva cualitativa, la investigación favoreció una entrevista exhaustiva con dos madres de estudiantes sordos de clases bajas y el cuestionario se aplicó a dos directores y dos maestros de dos escuelas públicas. Se concluyó que, aunque estos estudiantes están respaldados por las leyes, no se están haciendo cumplir. Con esto, las escuelas y las familias han tratado de incluir a estos estudiantes dentro de ciertas posibilidades, sin embargo, el proceso de escolarización aún presenta muchos obstáculos y ha causado frustración y un sentimiento de impotencia para los estudiantes sordos y sus familias.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1689010.20952/revtee.v15i34.16890Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e16890Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e16890Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e16890Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e168902358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16890/12614https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16890/13962Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Renata Lena de LourdesCoutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoTorres, Marco Antonio2023-06-06T01:20:55Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16890Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-06T01:20:55Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv ¿Inclusión para quién? La lucha de las familias de las clases bajas por la escolarización de los estudiantes sordos
Inclusão para quem? A luta de famílias das camadas populares pela escolarização dos estudantes surdos
Inclusion for whom? The struggle of families for schooling deaf students
title ¿Inclusión para quién? La lucha de las familias de las clases bajas por la escolarización de los estudiantes sordos
spellingShingle ¿Inclusión para quién? La lucha de las familias de las clases bajas por la escolarización de los estudiantes sordos
Ferreira, Renata Lena de Lourdes
Deaf students
Family-school relationship
Inclusion
Popular layers
Capas populares
Estudiantes sordos
Inclusión
Relación familia-escuela
Camadas populares
Estudantes surdos
Inclusão
Relação família-escola
title_short ¿Inclusión para quién? La lucha de las familias de las clases bajas por la escolarización de los estudiantes sordos
title_full ¿Inclusión para quién? La lucha de las familias de las clases bajas por la escolarización de los estudiantes sordos
title_fullStr ¿Inclusión para quién? La lucha de las familias de las clases bajas por la escolarización de los estudiantes sordos
title_full_unstemmed ¿Inclusión para quién? La lucha de las familias de las clases bajas por la escolarización de los estudiantes sordos
title_sort ¿Inclusión para quién? La lucha de las familias de las clases bajas por la escolarización de los estudiantes sordos
author Ferreira, Renata Lena de Lourdes
author_facet Ferreira, Renata Lena de Lourdes
Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Torres, Marco Antonio
author_role author
author2 Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Torres, Marco Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Renata Lena de Lourdes
Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Torres, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Deaf students
Family-school relationship
Inclusion
Popular layers
Capas populares
Estudiantes sordos
Inclusión
Relación familia-escuela
Camadas populares
Estudantes surdos
Inclusão
Relação família-escola
topic Deaf students
Family-school relationship
Inclusion
Popular layers
Capas populares
Estudiantes sordos
Inclusión
Relación familia-escuela
Camadas populares
Estudantes surdos
Inclusão
Relação família-escola
description As pesquisas sobre família, escola e inclusão revelam que as políticas de inclusão dos surdos mudaram no Brasil a partir da década de 2000. Este estudo teve como objetivo geral analisar como se configura a relação da família e da escola no processo de inclusão de estudantes surdos em uma cidade no interior de Minas Gerais. Sob a perspectiva qualitativa, a pesquisa privilegiou a entrevista compreensiva com duas mães de estudantes surdos de camadas populares e o questionário aplicado com dois diretores e duas professoras de duas escolas públicas. Concluiu-se que, embora leis voltadas para a inclusão destes estudantes já existam, elas não estão sendo cumpridas. Com isso, escolas e famílias vêm tentando incluir esses estudantes dentro de certas possibilidades, porém o processo de escolarização ainda apresenta muitos obstáculos e tem causado frustração e sensação de impotência aos estudantes surdos e às suas famílias.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16890
10.20952/revtee.v15i34.16890
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16890
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v15i34.16890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16890/12614
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16890/13962
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e16890
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e16890
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e16890
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e16890
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875184675520512