Diferença, interculturalidade e autosustentação na educação escolar indígena pataxó

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Paulo de Tássio Borges
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2270
Resumo: A proposta em questão nasce de experiências tecidas no campo da Educação Escolar Indígena, com o Povo Pataxó do Território Indígena Kaí-Pequi, no estado da Bahia. O estudo se apresenta a partir das experiências realizadas com o Povo Pataxó, no período de 2006 a 2011. O mesmo objetiva refletir acerca das experiências de formação deste grupo étnico nos caminhos de interculturalidade e autossustentação, tecidos na construção da escola indígena diferenciada Pataxó. Em síntese, o que se reflete com esta tessitura são esforços de construção da educação escolar indígena que ainda é tratada de maneira marginal e menor no sistema educativo brasileiro; sendo que há, por parte das comunidades, a tentativa de implementação de uma educação escolar indígena diferenciada em que esteja enviesada em diálogos com seus projetos societários de interculturalidade e autosustentação. neste entendimento, se percebe por parte das comunidades os esforços de uma educação escolar indígena diferenciada, mesmo diante de tantos engessamentos em que a educação escolar indígena está submetida.
id UFS-3_c684aba03fc37a2b17089c97306a9574
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2270
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Diferença, interculturalidade e autosustentação na educação escolar indígena pataxóA proposta em questão nasce de experiências tecidas no campo da Educação Escolar Indígena, com o Povo Pataxó do Território Indígena Kaí-Pequi, no estado da Bahia. O estudo se apresenta a partir das experiências realizadas com o Povo Pataxó, no período de 2006 a 2011. O mesmo objetiva refletir acerca das experiências de formação deste grupo étnico nos caminhos de interculturalidade e autossustentação, tecidos na construção da escola indígena diferenciada Pataxó. Em síntese, o que se reflete com esta tessitura são esforços de construção da educação escolar indígena que ainda é tratada de maneira marginal e menor no sistema educativo brasileiro; sendo que há, por parte das comunidades, a tentativa de implementação de uma educação escolar indígena diferenciada em que esteja enviesada em diálogos com seus projetos societários de interculturalidade e autosustentação. neste entendimento, se percebe por parte das comunidades os esforços de uma educação escolar indígena diferenciada, mesmo diante de tantos engessamentos em que a educação escolar indígena está submetida.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/227010.20952/revtee.v0i0.2270Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 Núm. 9 (2012): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 No 9 (2012): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 4 n. 9 (2012): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 No. 9 (2012): Julho-Dezembro2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2270/1941da Silva, Paulo de Tássio Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-04T22:03:33Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2270Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-04T22:03:33Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferença, interculturalidade e autosustentação na educação escolar indígena pataxó
title Diferença, interculturalidade e autosustentação na educação escolar indígena pataxó
spellingShingle Diferença, interculturalidade e autosustentação na educação escolar indígena pataxó
da Silva, Paulo de Tássio Borges
title_short Diferença, interculturalidade e autosustentação na educação escolar indígena pataxó
title_full Diferença, interculturalidade e autosustentação na educação escolar indígena pataxó
title_fullStr Diferença, interculturalidade e autosustentação na educação escolar indígena pataxó
title_full_unstemmed Diferença, interculturalidade e autosustentação na educação escolar indígena pataxó
title_sort Diferença, interculturalidade e autosustentação na educação escolar indígena pataxó
author da Silva, Paulo de Tássio Borges
author_facet da Silva, Paulo de Tássio Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Paulo de Tássio Borges
description A proposta em questão nasce de experiências tecidas no campo da Educação Escolar Indígena, com o Povo Pataxó do Território Indígena Kaí-Pequi, no estado da Bahia. O estudo se apresenta a partir das experiências realizadas com o Povo Pataxó, no período de 2006 a 2011. O mesmo objetiva refletir acerca das experiências de formação deste grupo étnico nos caminhos de interculturalidade e autossustentação, tecidos na construção da escola indígena diferenciada Pataxó. Em síntese, o que se reflete com esta tessitura são esforços de construção da educação escolar indígena que ainda é tratada de maneira marginal e menor no sistema educativo brasileiro; sendo que há, por parte das comunidades, a tentativa de implementação de uma educação escolar indígena diferenciada em que esteja enviesada em diálogos com seus projetos societários de interculturalidade e autosustentação. neste entendimento, se percebe por parte das comunidades os esforços de uma educação escolar indígena diferenciada, mesmo diante de tantos engessamentos em que a educação escolar indígena está submetida.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2270
10.20952/revtee.v0i0.2270
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2270
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.2270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2270/1941
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 Núm. 9 (2012): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 No 9 (2012): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 4 n. 9 (2012): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 No. 9 (2012): Julho-Dezembro
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180597608448