Educação indígena e seus modos de produção de conhecimento: um estudo sobre a produção da cerâmica entre famílias Kiriri, em Jacobina/BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus de Santana, José Valdir
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva de Oliveira, Camila, Souza Pinto, Danilo César
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14143
Resumo: In this research, our goal was to identify and analyze the types of production and transmission of knowledge and, therefore, the “learning experiences” that Kiriri indigenous people, located in Jacobina / BA, act in the sense of produce as a collective; to understand the meaning of education and learning and what is important to learn with the central focus on the production of “Kiriri ceramic”, in view that it is from it that the Kiriri update relations with relatives who remained in the Indigenous Land in Banzaê / BA and with knowledge regimes that would be proper to that people. The narratives presented by the group and the ethnographies about the Kiriri are characterized by the confluence of the production of ceramics that mark aspects of the education of these people and their multiple ways of producing culture and ethnicity.
id UFS-3_cce970e7e253209da34fb7b12663f3f8
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14143
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educação indígena e seus modos de produção de conhecimento: um estudo sobre a produção da cerâmica entre famílias Kiriri, em Jacobina/BAIndigenous educationKiriri ceramics.Knowledge production.Educación indígena.Cerámica Kiriri.Producción de conocimiento.Educação indígenaCerêmica KiririProdução de conhecimentoIn this research, our goal was to identify and analyze the types of production and transmission of knowledge and, therefore, the “learning experiences” that Kiriri indigenous people, located in Jacobina / BA, act in the sense of produce as a collective; to understand the meaning of education and learning and what is important to learn with the central focus on the production of “Kiriri ceramic”, in view that it is from it that the Kiriri update relations with relatives who remained in the Indigenous Land in Banzaê / BA and with knowledge regimes that would be proper to that people. The narratives presented by the group and the ethnographies about the Kiriri are characterized by the confluence of the production of ceramics that mark aspects of the education of these people and their multiple ways of producing culture and ethnicity.En esta investigación, nuestro objetivo fue identificar y analizar los modos de producción y transmisión y conocimiento y, por lo tanto, de las “experiencias de aprendizaje” que indígenas Kiriri, localizados en el condado de Jacobina/BA, desencadenan en el sentido de   producirse mientras colectivo; comprender los sentidos de educación y aprendizaje y de lo que es importante aprender teniendo atención central la producción de la “cerámica Kiriri”, puesto que es a partir de ella que los Kiriri actualizan relaciones con parientes que se quedaron en la Tierra indígena en Banzaê/BA y con regímenes de conocimiento que serían propios de ese pueblo. Las narrativas presentadas por el equipo y las etnografías sobre os Kiriri están marcadas por la confluencia de la producción de cerámica que señalan aspectos de educación de ese pueblo y sus múltiples formas de producción de cultura y etnicidad.Nesta pesquisa, nosso objetivo foi identificar e analisar os modos de produção e transmissão de conhecimento e, portanto, das “experiências de aprendizagem” que indígenas Kiriri, localizados no município de Jacobina/BA, acionam no sentido de se produzirem enquanto coletivo; compreender os sentidos de educação e aprendizagem e do que é importante aprender tendo como foco central a produção da “cerâmica Kiriri”, posto que é a partir dela que os Kiriri atualizam relações com parentes que permaneceram na Terra Indígena em Banzaê/BA e com regimes de conhecimento que seriam próprios desse povo. As narrativas apresentadas pelo grupo e as etnografias sobre os Kiriri estão marcadas pela confluência da produção de cerâmica que marcam aspectos da educação deste povo e suas múltiplas formas de produção de cultura e etnicidade.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1414310.20952/revtee.v13i32.14143Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-22Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-22Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-22Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-222358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14143/11059Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJesus de Santana, José ValdirSilva de Oliveira, CamilaSouza Pinto, Danilo César2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14143Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação indígena e seus modos de produção de conhecimento: um estudo sobre a produção da cerâmica entre famílias Kiriri, em Jacobina/BA
title Educação indígena e seus modos de produção de conhecimento: um estudo sobre a produção da cerâmica entre famílias Kiriri, em Jacobina/BA
spellingShingle Educação indígena e seus modos de produção de conhecimento: um estudo sobre a produção da cerâmica entre famílias Kiriri, em Jacobina/BA
Jesus de Santana, José Valdir
Indigenous education
Kiriri ceramics.
Knowledge production.
Educación indígena.
Cerámica Kiriri.
Producción de conocimiento.
Educação indígena
Cerêmica Kiriri
Produção de conhecimento
title_short Educação indígena e seus modos de produção de conhecimento: um estudo sobre a produção da cerâmica entre famílias Kiriri, em Jacobina/BA
title_full Educação indígena e seus modos de produção de conhecimento: um estudo sobre a produção da cerâmica entre famílias Kiriri, em Jacobina/BA
title_fullStr Educação indígena e seus modos de produção de conhecimento: um estudo sobre a produção da cerâmica entre famílias Kiriri, em Jacobina/BA
title_full_unstemmed Educação indígena e seus modos de produção de conhecimento: um estudo sobre a produção da cerâmica entre famílias Kiriri, em Jacobina/BA
title_sort Educação indígena e seus modos de produção de conhecimento: um estudo sobre a produção da cerâmica entre famílias Kiriri, em Jacobina/BA
author Jesus de Santana, José Valdir
author_facet Jesus de Santana, José Valdir
Silva de Oliveira, Camila
Souza Pinto, Danilo César
author_role author
author2 Silva de Oliveira, Camila
Souza Pinto, Danilo César
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus de Santana, José Valdir
Silva de Oliveira, Camila
Souza Pinto, Danilo César
dc.subject.por.fl_str_mv Indigenous education
Kiriri ceramics.
Knowledge production.
Educación indígena.
Cerámica Kiriri.
Producción de conocimiento.
Educação indígena
Cerêmica Kiriri
Produção de conhecimento
topic Indigenous education
Kiriri ceramics.
Knowledge production.
Educación indígena.
Cerámica Kiriri.
Producción de conocimiento.
Educação indígena
Cerêmica Kiriri
Produção de conhecimento
description In this research, our goal was to identify and analyze the types of production and transmission of knowledge and, therefore, the “learning experiences” that Kiriri indigenous people, located in Jacobina / BA, act in the sense of produce as a collective; to understand the meaning of education and learning and what is important to learn with the central focus on the production of “Kiriri ceramic”, in view that it is from it that the Kiriri update relations with relatives who remained in the Indigenous Land in Banzaê / BA and with knowledge regimes that would be proper to that people. The narratives presented by the group and the ethnographies about the Kiriri are characterized by the confluence of the production of ceramics that mark aspects of the education of these people and their multiple ways of producing culture and ethnicity.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14143
10.20952/revtee.v13i32.14143
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14143
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v13i32.14143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14143/11059
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-22
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-22
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-22
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-22
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875183275671552