Desempenho motor, imagem corporal e bullying escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Saskia Lavyne Barbosa da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Caminha, Iraquitan de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3257
Resumo: O objetivo desse estudo é analisar a relação entre desempenho motor e imagem corporal no contexto da prática do bullying na escolar, particularmente, no momento do recreio e das aulas de Educação Física. A presente pesquisa tratou de um estudo qualitativo descritivo. O cenario desta investigação foi uma escola pública de ensino fundamental localizada na cidade de Campina Grande. Foram selecionados como sujeitos, crianças, de ambos os sexos, entre sete e doze anos incompletos. Os critérios de exclusão dos sujeitos neste estudo consistiram nos seguintes: a faixa etária superior a 12 anos incompleto e inferior a sete, a negativa dos pais em assinar o TCLE ou, até mesmo a negativa da criança em realizar a entrevista. Para a coleta dos dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada e a técnica da observação sistemática. Como resultados, observou-se que há uma relação direta entre o bullying, a imagem corporal e o desempenho motor nas aulas de Educação Física e no recreio.
id UFS-3_d1ca1fff2b33951365a6be435a97ea3d
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3257
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Desempenho motor, imagem corporal e bullying escolarO objetivo desse estudo é analisar a relação entre desempenho motor e imagem corporal no contexto da prática do bullying na escolar, particularmente, no momento do recreio e das aulas de Educação Física. A presente pesquisa tratou de um estudo qualitativo descritivo. O cenario desta investigação foi uma escola pública de ensino fundamental localizada na cidade de Campina Grande. Foram selecionados como sujeitos, crianças, de ambos os sexos, entre sete e doze anos incompletos. Os critérios de exclusão dos sujeitos neste estudo consistiram nos seguintes: a faixa etária superior a 12 anos incompleto e inferior a sete, a negativa dos pais em assinar o TCLE ou, até mesmo a negativa da criança em realizar a entrevista. Para a coleta dos dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada e a técnica da observação sistemática. Como resultados, observou-se que há uma relação direta entre o bullying, a imagem corporal e o desempenho motor nas aulas de Educação Física e no recreio.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/325710.20952/revtee.v0i0.3257Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 13 (2014): Maio-Agosto; 45-54Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 13 (2014): Maio-Agosto; 45-54Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 13 (2014): Maio-Agosto; 45-54Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 13 (2014): Maio-Agosto; 45-542358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3257/2876Silva, Saskia Lavyne Barbosa daCaminha, Iraquitan de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:58:27Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3257Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:58:27Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho motor, imagem corporal e bullying escolar
title Desempenho motor, imagem corporal e bullying escolar
spellingShingle Desempenho motor, imagem corporal e bullying escolar
Silva, Saskia Lavyne Barbosa da
title_short Desempenho motor, imagem corporal e bullying escolar
title_full Desempenho motor, imagem corporal e bullying escolar
title_fullStr Desempenho motor, imagem corporal e bullying escolar
title_full_unstemmed Desempenho motor, imagem corporal e bullying escolar
title_sort Desempenho motor, imagem corporal e bullying escolar
author Silva, Saskia Lavyne Barbosa da
author_facet Silva, Saskia Lavyne Barbosa da
Caminha, Iraquitan de Oliveira
author_role author
author2 Caminha, Iraquitan de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Saskia Lavyne Barbosa da
Caminha, Iraquitan de Oliveira
description O objetivo desse estudo é analisar a relação entre desempenho motor e imagem corporal no contexto da prática do bullying na escolar, particularmente, no momento do recreio e das aulas de Educação Física. A presente pesquisa tratou de um estudo qualitativo descritivo. O cenario desta investigação foi uma escola pública de ensino fundamental localizada na cidade de Campina Grande. Foram selecionados como sujeitos, crianças, de ambos os sexos, entre sete e doze anos incompletos. Os critérios de exclusão dos sujeitos neste estudo consistiram nos seguintes: a faixa etária superior a 12 anos incompleto e inferior a sete, a negativa dos pais em assinar o TCLE ou, até mesmo a negativa da criança em realizar a entrevista. Para a coleta dos dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada e a técnica da observação sistemática. Como resultados, observou-se que há uma relação direta entre o bullying, a imagem corporal e o desempenho motor nas aulas de Educação Física e no recreio.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3257
10.20952/revtee.v0i0.3257
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3257
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.3257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3257/2876
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 13 (2014): Maio-Agosto; 45-54
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 13 (2014): Maio-Agosto; 45-54
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 13 (2014): Maio-Agosto; 45-54
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 13 (2014): Maio-Agosto; 45-54
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181004455936