Tempo de punir e disciplinar: Uma história da instrução na Paraíba (1822 a 1864)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Itacyara Viana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2229
Resumo: O ato de revisitar, recriar e reinterpretar o passado da História da Educação paraibana se torna  relevante na medida em que contribui com a produção historiográfica local. Paracompreender as dimensões que concorrem para definir a instrução na Província da Paraíba do Norte no século XIX, se faz necessárioum estudo mais aguçado acerca da dinâmica das relações que se desenvolvem na instrução. O objetivo é apreender as relações de poder entre os vários sujeitos da educação é apreender os métodos disciplinares e punitivos, procurando trazer à tona as “práticas” quase sempre silenciadas. O recorte vai de 1822 com a implantação da monarquia até 1864 quando acorre uma grande reforma na instrução pública e particular na Paraíba. O corpus documental utilizado é retirado do Arquivo Público do Estado da Paraíba - FUNESC e da Coleção de Leis e Regulamentos do INEP; são leis, regulamentos, petições, cartas e requerimentos. A documentação permite visualizar mesmo que parcialmente as práticas normativas e disciplinares empregadas pelo Governo Imperial e o Governo Provincial. Isso nos leva a concluir que a instrução era o elemento norteador da civilização. Ordem, norma e disciplina eram os ideais a serem perseguidos em prol da formação e a consolidação do Estado – Nacional.
id UFS-3_d51b67f8d8df3005f2b8e45a5e99381e
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2229
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Tempo de punir e disciplinar: Uma história da instrução na Paraíba (1822 a 1864)O ato de revisitar, recriar e reinterpretar o passado da História da Educação paraibana se torna  relevante na medida em que contribui com a produção historiográfica local. Paracompreender as dimensões que concorrem para definir a instrução na Província da Paraíba do Norte no século XIX, se faz necessárioum estudo mais aguçado acerca da dinâmica das relações que se desenvolvem na instrução. O objetivo é apreender as relações de poder entre os vários sujeitos da educação é apreender os métodos disciplinares e punitivos, procurando trazer à tona as “práticas” quase sempre silenciadas. O recorte vai de 1822 com a implantação da monarquia até 1864 quando acorre uma grande reforma na instrução pública e particular na Paraíba. O corpus documental utilizado é retirado do Arquivo Público do Estado da Paraíba - FUNESC e da Coleção de Leis e Regulamentos do INEP; são leis, regulamentos, petições, cartas e requerimentos. A documentação permite visualizar mesmo que parcialmente as práticas normativas e disciplinares empregadas pelo Governo Imperial e o Governo Provincial. Isso nos leva a concluir que a instrução era o elemento norteador da civilização. Ordem, norma e disciplina eram os ideais a serem perseguidos em prol da formação e a consolidação do Estado – Nacional.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/222910.20952/revtee.v0i0.2229Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 Núm. 5 (2010): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No 5 (2010): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 3 n. 5 (2010): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No. 5 (2010): Julho-Dezembro2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2229/1900Miranda, Itacyara Vianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-05T14:12:25Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2229Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-05T14:12:25Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Tempo de punir e disciplinar: Uma história da instrução na Paraíba (1822 a 1864)
title Tempo de punir e disciplinar: Uma história da instrução na Paraíba (1822 a 1864)
spellingShingle Tempo de punir e disciplinar: Uma história da instrução na Paraíba (1822 a 1864)
Miranda, Itacyara Viana
title_short Tempo de punir e disciplinar: Uma história da instrução na Paraíba (1822 a 1864)
title_full Tempo de punir e disciplinar: Uma história da instrução na Paraíba (1822 a 1864)
title_fullStr Tempo de punir e disciplinar: Uma história da instrução na Paraíba (1822 a 1864)
title_full_unstemmed Tempo de punir e disciplinar: Uma história da instrução na Paraíba (1822 a 1864)
title_sort Tempo de punir e disciplinar: Uma história da instrução na Paraíba (1822 a 1864)
author Miranda, Itacyara Viana
author_facet Miranda, Itacyara Viana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Itacyara Viana
description O ato de revisitar, recriar e reinterpretar o passado da História da Educação paraibana se torna  relevante na medida em que contribui com a produção historiográfica local. Paracompreender as dimensões que concorrem para definir a instrução na Província da Paraíba do Norte no século XIX, se faz necessárioum estudo mais aguçado acerca da dinâmica das relações que se desenvolvem na instrução. O objetivo é apreender as relações de poder entre os vários sujeitos da educação é apreender os métodos disciplinares e punitivos, procurando trazer à tona as “práticas” quase sempre silenciadas. O recorte vai de 1822 com a implantação da monarquia até 1864 quando acorre uma grande reforma na instrução pública e particular na Paraíba. O corpus documental utilizado é retirado do Arquivo Público do Estado da Paraíba - FUNESC e da Coleção de Leis e Regulamentos do INEP; são leis, regulamentos, petições, cartas e requerimentos. A documentação permite visualizar mesmo que parcialmente as práticas normativas e disciplinares empregadas pelo Governo Imperial e o Governo Provincial. Isso nos leva a concluir que a instrução era o elemento norteador da civilização. Ordem, norma e disciplina eram os ideais a serem perseguidos em prol da formação e a consolidação do Estado – Nacional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2229
10.20952/revtee.v0i0.2229
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2229
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.2229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2229/1900
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 Núm. 5 (2010): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No 5 (2010): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 3 n. 5 (2010): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No. 5 (2010): Julho-Dezembro
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180550422528