Meios de governar, formas de disciplinar: um estudo comparativo dos Regulamentos Gerais da Instrução Paraibana de 1849-1860.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MIRANDA, Itacyara Viana.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: CURY, Cláudia Engler.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34075
Resumo: Os Regulamentos Gerais da Instrução são documentos oficiais apresentados pelo corpo administrativo da instrução na província paraibana para regular e normatizar não só a estrutura física e material dos locais de aula, como é o caso da mobília e da própria sala, mas também para regular e normatizar os sujeitos da educação, dentre os quais destaco os professores e os alunos. A disciplina e a punição são elementos de controle apontados pelos Regulamentos Gerais da Instrução na Paraíba que serão utilizados no trabalho a que se pretende como o principal corpus documental. O objetivo é efetivar um estudo comparativo entre os Regulamentos Gerais de 1849, que se divide em duas partes a de 15 e 20 de janeiro e o de 1860, apontando as suas semelhanças e diferenças quanto às regras de conduta e as posturas adequadas para professores e alunos. Por meio dos rastros e dos indícios deixados pelas fontes, seguiremos procurando alguns elementos das práticas instrucionais, mesmo assim o sabendo que estaremos lidando com prescrições de práticas. As concepções teórico-metodológicas da Nova História Cultural nos servirão de base para a leitura e interpretação da documentação. Esse trabalho é parte integrante das pesquisas direcionadas para a elaboração de uma dissertação de mestrado, que se encontra em andamento.
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