A produção de conhecimento em Educação Física/ciência do esporte – qualidade x quantidade: para onde vamos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fensterseifer, Paulo Evaldo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14099
Resumo: Resumo: Este texto, recorrendo à argumentação científico-filosófica no que respeita ao problema da objetividade dos saberes, problematiza as pretensões de identificar com exatidão objetividades no campo das ciências, em particular das ciências humanas ou sociais. Pergunta-se pelo lugar da Educação Física neste debate, considerando a “virada culturalista”, que põe em crise o modelo naturalista hegemônico na área. O texto aponta possíveis desdobramentos para a produção do conhecimento a partir da compreensão de que a Educação Física é uma construção histórico-cultural, apostando no diálogo entre os diferentes campos de produção do conhecimento, considerando, na geração de possíveis soluções, as dimensões políticas, epistêmicas e didático-pedagógicas.
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spelling A produção de conhecimento em Educação Física/ciência do esporte – qualidade x quantidade: para onde vamos?Epistemology. Objectivity. Science. RationalityEpistemologia. Objetividade. Ciência. Racionalidade.Resumo: Este texto, recorrendo à argumentação científico-filosófica no que respeita ao problema da objetividade dos saberes, problematiza as pretensões de identificar com exatidão objetividades no campo das ciências, em particular das ciências humanas ou sociais. Pergunta-se pelo lugar da Educação Física neste debate, considerando a “virada culturalista”, que põe em crise o modelo naturalista hegemônico na área. O texto aponta possíveis desdobramentos para a produção do conhecimento a partir da compreensão de que a Educação Física é uma construção histórico-cultural, apostando no diálogo entre os diferentes campos de produção do conhecimento, considerando, na geração de possíveis soluções, as dimensões políticas, epistêmicas e didático-pedagógicas.Resumen: El presente texto, recurriendo a la argumentación científico-filosófica respecto al problema de la objetividad de los saberes, problematiza la búsqueda por identificar con exactitud objetividades en el campo de las ciencias, en particular de las ciencias humanas o sociales. Se pregunta por el lugar de la Educación Física en esta discusión, considerando el “cambio culturalista”, que pone en crisis el modelo naturalista hegemónico en el área. El texto apunta posibles desdoblamientos para la producción del conocimiento a partir de la comprensión de que la Educación Física es una construcción histórico-cultural, apostando en el diálogo entre los diferentes campos de producción del conocimiento, considerando, en la elaboración de posibles soluciones, las dimensiones políticas, epistémicas y didáctico-pedagógicas.Abstract: This text, using scientific-philosophical argument with regard to the issue of objectivity of knowledge, discusses the claims to identify with accuracy objectivity in the sciences, in particular human or social sciences. It wonders the place of physical education in this debate, considering the "culturalist turn" that brings into crisis the naturalist hegemonic model in the area. It points out possible consequences for knowledge production from the understanding that physical education is a historical and cultural construction, banking on dialogue between the different fields of knowledge production, considering, in the generation of possible solutions, the political, epistemic and didactic and pedagogical dimensions.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1409910.20952/revtee.v13i32.14099Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-182358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14099/10938Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFensterseifer, Paulo Evaldo2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14099Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
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