A educação da antiguidade aos nossos dias – em busca de indícios da origem das avaliações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2267 |
Resumo: | a avaliação é uma das tarefas didáticas que compõe o processo ensino aprendizagem. Prevista nos planos de ensino e nos planos de aula, difere de outras práticas escolares por seu objetivo imediato: verificar o aproveitamento, o desenvolvimento e/ou o desempenho do aluno em uma determinada disciplina ou curso. aliando a pesquisa histórica à teórica, nosso objetivo, neste artigo, é refletir sobre a avaliação, suas motivações, seus resultados e o que ela revela das relações entre professor e aluno, entre estes e os objetos de ensino, e entre a escola e o mundo. Para isto, baseados nos estudos de manacorda, Perrenoud, libâneo e mizukami, dentre outros, recuperamos a história da educação, buscando os indícios das avaliações ao longo do tempo e revelando a importância da educação em diferentes sociedades; refletimos sobre a definição de avaliação e observamos como as diferentes abordagens de ensino a concebem. nesse nosso percurso, percebemos que atividades avaliativas estão presentes há muito na história do homem e que hoje elas continuam presentes, sendo vistas tanto como uma prática educativa, quanto como uma prática estruturante, na medida em que podem ser responsáveis, implicitamente, por uma reestruturação social ou pela manutenção do estado social inicial dos sujeitos. |
id |
UFS-3_d761dd56f703095dff771b406c1206d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2267 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação da antiguidade aos nossos dias – em busca de indícios da origem das avaliaçõesa avaliação é uma das tarefas didáticas que compõe o processo ensino aprendizagem. Prevista nos planos de ensino e nos planos de aula, difere de outras práticas escolares por seu objetivo imediato: verificar o aproveitamento, o desenvolvimento e/ou o desempenho do aluno em uma determinada disciplina ou curso. aliando a pesquisa histórica à teórica, nosso objetivo, neste artigo, é refletir sobre a avaliação, suas motivações, seus resultados e o que ela revela das relações entre professor e aluno, entre estes e os objetos de ensino, e entre a escola e o mundo. Para isto, baseados nos estudos de manacorda, Perrenoud, libâneo e mizukami, dentre outros, recuperamos a história da educação, buscando os indícios das avaliações ao longo do tempo e revelando a importância da educação em diferentes sociedades; refletimos sobre a definição de avaliação e observamos como as diferentes abordagens de ensino a concebem. nesse nosso percurso, percebemos que atividades avaliativas estão presentes há muito na história do homem e que hoje elas continuam presentes, sendo vistas tanto como uma prática educativa, quanto como uma prática estruturante, na medida em que podem ser responsáveis, implicitamente, por uma reestruturação social ou pela manutenção do estado social inicial dos sujeitos.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/226710.20952/revtee.v0i0.2267Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 Núm. 9 (2012): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 No 9 (2012): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 4 n. 9 (2012): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 No. 9 (2012): Julho-Dezembro2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2267/1938Mariano, Márcia Regina Curado Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-04T21:55:00Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2267Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-04T21:55Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação da antiguidade aos nossos dias – em busca de indícios da origem das avaliações |
title |
A educação da antiguidade aos nossos dias – em busca de indícios da origem das avaliações |
spellingShingle |
A educação da antiguidade aos nossos dias – em busca de indícios da origem das avaliações Mariano, Márcia Regina Curado Pereira |
title_short |
A educação da antiguidade aos nossos dias – em busca de indícios da origem das avaliações |
title_full |
A educação da antiguidade aos nossos dias – em busca de indícios da origem das avaliações |
title_fullStr |
A educação da antiguidade aos nossos dias – em busca de indícios da origem das avaliações |
title_full_unstemmed |
A educação da antiguidade aos nossos dias – em busca de indícios da origem das avaliações |
title_sort |
A educação da antiguidade aos nossos dias – em busca de indícios da origem das avaliações |
author |
Mariano, Márcia Regina Curado Pereira |
author_facet |
Mariano, Márcia Regina Curado Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariano, Márcia Regina Curado Pereira |
description |
a avaliação é uma das tarefas didáticas que compõe o processo ensino aprendizagem. Prevista nos planos de ensino e nos planos de aula, difere de outras práticas escolares por seu objetivo imediato: verificar o aproveitamento, o desenvolvimento e/ou o desempenho do aluno em uma determinada disciplina ou curso. aliando a pesquisa histórica à teórica, nosso objetivo, neste artigo, é refletir sobre a avaliação, suas motivações, seus resultados e o que ela revela das relações entre professor e aluno, entre estes e os objetos de ensino, e entre a escola e o mundo. Para isto, baseados nos estudos de manacorda, Perrenoud, libâneo e mizukami, dentre outros, recuperamos a história da educação, buscando os indícios das avaliações ao longo do tempo e revelando a importância da educação em diferentes sociedades; refletimos sobre a definição de avaliação e observamos como as diferentes abordagens de ensino a concebem. nesse nosso percurso, percebemos que atividades avaliativas estão presentes há muito na história do homem e que hoje elas continuam presentes, sendo vistas tanto como uma prática educativa, quanto como uma prática estruturante, na medida em que podem ser responsáveis, implicitamente, por uma reestruturação social ou pela manutenção do estado social inicial dos sujeitos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2267 10.20952/revtee.v0i0.2267 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2267 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.2267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2267/1938 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 Núm. 9 (2012): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 No 9 (2012): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 4 n. 9 (2012): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 No. 9 (2012): Julho-Dezembro 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875180592365568 |