A educação da antiguidade aos nossos dias – em busca de indícios da origem das avaliações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariano, Márcia Regina Curado Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2267
Resumo: a avaliação é uma das tarefas didáticas que compõe o processo ensino aprendizagem. Prevista nos planos de ensino e nos planos de aula, difere de outras práticas escolares por seu objetivo imediato: verificar o aproveitamento, o desenvolvimento e/ou o desempenho do aluno em uma determinada disciplina ou curso. aliando a pesquisa histórica à teórica, nosso objetivo, neste artigo, é refletir sobre a avaliação, suas motivações, seus resultados e o que ela revela das relações entre professor e aluno, entre estes e os objetos de ensino, e entre a escola e o mundo. Para isto, baseados nos estudos de manacorda, Perrenoud, libâneo e mizukami, dentre outros, recuperamos a história da educação, buscando os indícios das avaliações ao longo do tempo e revelando a importância da educação em diferentes sociedades; refletimos sobre a definição de avaliação e observamos como as diferentes abordagens de ensino a concebem. nesse nosso percurso, percebemos que atividades avaliativas estão presentes há muito na história do homem e que hoje elas continuam presentes, sendo vistas tanto como uma prática educativa, quanto como uma prática estruturante, na medida em que podem ser responsáveis, implicitamente, por uma reestruturação social ou pela manutenção do estado social inicial dos sujeitos.
id UFS-3_d761dd56f703095dff771b406c1206d0
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2267
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A educação da antiguidade aos nossos dias – em busca de indícios da origem das avaliaçõesa avaliação é uma das tarefas didáticas que compõe o processo ensino aprendizagem. Prevista nos planos de ensino e nos planos de aula, difere de outras práticas escolares por seu objetivo imediato: verificar o aproveitamento, o desenvolvimento e/ou o desempenho do aluno em uma determinada disciplina ou curso. aliando a pesquisa histórica à teórica, nosso objetivo, neste artigo, é refletir sobre a avaliação, suas motivações, seus resultados e o que ela revela das relações entre professor e aluno, entre estes e os objetos de ensino, e entre a escola e o mundo. Para isto, baseados nos estudos de manacorda, Perrenoud, libâneo e mizukami, dentre outros, recuperamos a história da educação, buscando os indícios das avaliações ao longo do tempo e revelando a importância da educação em diferentes sociedades; refletimos sobre a definição de avaliação e observamos como as diferentes abordagens de ensino a concebem. nesse nosso percurso, percebemos que atividades avaliativas estão presentes há muito na história do homem e que hoje elas continuam presentes, sendo vistas tanto como uma prática educativa, quanto como uma prática estruturante, na medida em que podem ser responsáveis, implicitamente, por uma reestruturação social ou pela manutenção do estado social inicial dos sujeitos.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/226710.20952/revtee.v0i0.2267Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 Núm. 9 (2012): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 No 9 (2012): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 4 n. 9 (2012): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 No. 9 (2012): Julho-Dezembro2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2267/1938Mariano, Márcia Regina Curado Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-04T21:55:00Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2267Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-04T21:55Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação da antiguidade aos nossos dias – em busca de indícios da origem das avaliações
title A educação da antiguidade aos nossos dias – em busca de indícios da origem das avaliações
spellingShingle A educação da antiguidade aos nossos dias – em busca de indícios da origem das avaliações
Mariano, Márcia Regina Curado Pereira
title_short A educação da antiguidade aos nossos dias – em busca de indícios da origem das avaliações
title_full A educação da antiguidade aos nossos dias – em busca de indícios da origem das avaliações
title_fullStr A educação da antiguidade aos nossos dias – em busca de indícios da origem das avaliações
title_full_unstemmed A educação da antiguidade aos nossos dias – em busca de indícios da origem das avaliações
title_sort A educação da antiguidade aos nossos dias – em busca de indícios da origem das avaliações
author Mariano, Márcia Regina Curado Pereira
author_facet Mariano, Márcia Regina Curado Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariano, Márcia Regina Curado Pereira
description a avaliação é uma das tarefas didáticas que compõe o processo ensino aprendizagem. Prevista nos planos de ensino e nos planos de aula, difere de outras práticas escolares por seu objetivo imediato: verificar o aproveitamento, o desenvolvimento e/ou o desempenho do aluno em uma determinada disciplina ou curso. aliando a pesquisa histórica à teórica, nosso objetivo, neste artigo, é refletir sobre a avaliação, suas motivações, seus resultados e o que ela revela das relações entre professor e aluno, entre estes e os objetos de ensino, e entre a escola e o mundo. Para isto, baseados nos estudos de manacorda, Perrenoud, libâneo e mizukami, dentre outros, recuperamos a história da educação, buscando os indícios das avaliações ao longo do tempo e revelando a importância da educação em diferentes sociedades; refletimos sobre a definição de avaliação e observamos como as diferentes abordagens de ensino a concebem. nesse nosso percurso, percebemos que atividades avaliativas estão presentes há muito na história do homem e que hoje elas continuam presentes, sendo vistas tanto como uma prática educativa, quanto como uma prática estruturante, na medida em que podem ser responsáveis, implicitamente, por uma reestruturação social ou pela manutenção do estado social inicial dos sujeitos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2267
10.20952/revtee.v0i0.2267
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2267
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.2267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2267/1938
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 Núm. 9 (2012): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 No 9 (2012): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 4 n. 9 (2012): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 No. 9 (2012): Julho-Dezembro
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180592365568