O ensino da argumentação na Antiguidade e em um livro didático atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariano, Márcia Regina Curado Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/410
Resumo: Os exercícios retóricos fizeram parte do cotidiano escolar na Antiguidade e na Idade Média, quando a Retórica, desvalorizada, foi perdendo espaço para as ciências lógicas e exatas. Hoje, poucas são as oportunidades encontradas pelos alunos para argumentar em sala de aula, embora se reconheça a importância da argumentação no uso efetivo da linguagem. A partir dessa constatação, nosso objetivo principal é refletir sobre o lugar da argumentação no ensino, da Antiguidade aos dias atuais. Com essa finalidade, voltamos aos estudos da Retórica clássica, trazendo seus principais conceitos, verificamos o lugar da Retórica no ensino ao longo do tempo, e analisamos um capítulo do livro didático Português: Linguagens, de Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, publicado em 2005.  A partir da análise, observamos que ainda hoje há espaço para os exercícios de argumentação nas aulas de Língua Portuguesa, cabendo não só ao livro didático, mas também aos professores, disponibilizar para os alunos atividades que desenvolvam sua capacidade de argumentar e que permitam que eles se transformem em sujeitos críticos e socialmente ativos.
id UESC-1_6b6e48b9d4700f1e0ae76769bd2f566f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/410
network_acronym_str UESC-1
network_name_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository_id_str
spelling O ensino da argumentação na Antiguidade e em um livro didático atualOs exercícios retóricos fizeram parte do cotidiano escolar na Antiguidade e na Idade Média, quando a Retórica, desvalorizada, foi perdendo espaço para as ciências lógicas e exatas. Hoje, poucas são as oportunidades encontradas pelos alunos para argumentar em sala de aula, embora se reconheça a importância da argumentação no uso efetivo da linguagem. A partir dessa constatação, nosso objetivo principal é refletir sobre o lugar da argumentação no ensino, da Antiguidade aos dias atuais. Com essa finalidade, voltamos aos estudos da Retórica clássica, trazendo seus principais conceitos, verificamos o lugar da Retórica no ensino ao longo do tempo, e analisamos um capítulo do livro didático Português: Linguagens, de Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, publicado em 2005.  A partir da análise, observamos que ainda hoje há espaço para os exercícios de argumentação nas aulas de Língua Portuguesa, cabendo não só ao livro didático, mas também aos professores, disponibilizar para os alunos atividades que desenvolvam sua capacidade de argumentar e que permitam que eles se transformem em sujeitos críticos e socialmente ativos.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/410Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 3, jun/nov.2012Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 3, jun/nov.20122237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/410/418Mariano, Márcia Regina Curado Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:03:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/410Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2021-10-01T14:03:41EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da argumentação na Antiguidade e em um livro didático atual
title O ensino da argumentação na Antiguidade e em um livro didático atual
spellingShingle O ensino da argumentação na Antiguidade e em um livro didático atual
Mariano, Márcia Regina Curado Pereira
title_short O ensino da argumentação na Antiguidade e em um livro didático atual
title_full O ensino da argumentação na Antiguidade e em um livro didático atual
title_fullStr O ensino da argumentação na Antiguidade e em um livro didático atual
title_full_unstemmed O ensino da argumentação na Antiguidade e em um livro didático atual
title_sort O ensino da argumentação na Antiguidade e em um livro didático atual
author Mariano, Márcia Regina Curado Pereira
author_facet Mariano, Márcia Regina Curado Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariano, Márcia Regina Curado Pereira
description Os exercícios retóricos fizeram parte do cotidiano escolar na Antiguidade e na Idade Média, quando a Retórica, desvalorizada, foi perdendo espaço para as ciências lógicas e exatas. Hoje, poucas são as oportunidades encontradas pelos alunos para argumentar em sala de aula, embora se reconheça a importância da argumentação no uso efetivo da linguagem. A partir dessa constatação, nosso objetivo principal é refletir sobre o lugar da argumentação no ensino, da Antiguidade aos dias atuais. Com essa finalidade, voltamos aos estudos da Retórica clássica, trazendo seus principais conceitos, verificamos o lugar da Retórica no ensino ao longo do tempo, e analisamos um capítulo do livro didático Português: Linguagens, de Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, publicado em 2005.  A partir da análise, observamos que ainda hoje há espaço para os exercícios de argumentação nas aulas de Língua Portuguesa, cabendo não só ao livro didático, mas também aos professores, disponibilizar para os alunos atividades que desenvolvam sua capacidade de argumentar e que permitam que eles se transformem em sujeitos críticos e socialmente ativos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/410
url http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/410/418
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 3, jun/nov.2012
Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 3, jun/nov.2012
2237-6984
reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
collection EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository.name.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com
_version_ 1809284431651799040