O ensino da argumentação na Antiguidade e em um livro didático atual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/410 |
Resumo: | Os exercícios retóricos fizeram parte do cotidiano escolar na Antiguidade e na Idade Média, quando a Retórica, desvalorizada, foi perdendo espaço para as ciências lógicas e exatas. Hoje, poucas são as oportunidades encontradas pelos alunos para argumentar em sala de aula, embora se reconheça a importância da argumentação no uso efetivo da linguagem. A partir dessa constatação, nosso objetivo principal é refletir sobre o lugar da argumentação no ensino, da Antiguidade aos dias atuais. Com essa finalidade, voltamos aos estudos da Retórica clássica, trazendo seus principais conceitos, verificamos o lugar da Retórica no ensino ao longo do tempo, e analisamos um capítulo do livro didático Português: Linguagens, de Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, publicado em 2005. A partir da análise, observamos que ainda hoje há espaço para os exercícios de argumentação nas aulas de Língua Portuguesa, cabendo não só ao livro didático, mas também aos professores, disponibilizar para os alunos atividades que desenvolvam sua capacidade de argumentar e que permitam que eles se transformem em sujeitos críticos e socialmente ativos. |
id |
UESC-1_6b6e48b9d4700f1e0ae76769bd2f566f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/410 |
network_acronym_str |
UESC-1 |
network_name_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da argumentação na Antiguidade e em um livro didático atualOs exercícios retóricos fizeram parte do cotidiano escolar na Antiguidade e na Idade Média, quando a Retórica, desvalorizada, foi perdendo espaço para as ciências lógicas e exatas. Hoje, poucas são as oportunidades encontradas pelos alunos para argumentar em sala de aula, embora se reconheça a importância da argumentação no uso efetivo da linguagem. A partir dessa constatação, nosso objetivo principal é refletir sobre o lugar da argumentação no ensino, da Antiguidade aos dias atuais. Com essa finalidade, voltamos aos estudos da Retórica clássica, trazendo seus principais conceitos, verificamos o lugar da Retórica no ensino ao longo do tempo, e analisamos um capítulo do livro didático Português: Linguagens, de Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, publicado em 2005. A partir da análise, observamos que ainda hoje há espaço para os exercícios de argumentação nas aulas de Língua Portuguesa, cabendo não só ao livro didático, mas também aos professores, disponibilizar para os alunos atividades que desenvolvam sua capacidade de argumentar e que permitam que eles se transformem em sujeitos críticos e socialmente ativos.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/410Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 3, jun/nov.2012Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 3, jun/nov.20122237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/410/418Mariano, Márcia Regina Curado Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:03:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/410Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2021-10-01T14:03:41EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da argumentação na Antiguidade e em um livro didático atual |
title |
O ensino da argumentação na Antiguidade e em um livro didático atual |
spellingShingle |
O ensino da argumentação na Antiguidade e em um livro didático atual Mariano, Márcia Regina Curado Pereira |
title_short |
O ensino da argumentação na Antiguidade e em um livro didático atual |
title_full |
O ensino da argumentação na Antiguidade e em um livro didático atual |
title_fullStr |
O ensino da argumentação na Antiguidade e em um livro didático atual |
title_full_unstemmed |
O ensino da argumentação na Antiguidade e em um livro didático atual |
title_sort |
O ensino da argumentação na Antiguidade e em um livro didático atual |
author |
Mariano, Márcia Regina Curado Pereira |
author_facet |
Mariano, Márcia Regina Curado Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariano, Márcia Regina Curado Pereira |
description |
Os exercícios retóricos fizeram parte do cotidiano escolar na Antiguidade e na Idade Média, quando a Retórica, desvalorizada, foi perdendo espaço para as ciências lógicas e exatas. Hoje, poucas são as oportunidades encontradas pelos alunos para argumentar em sala de aula, embora se reconheça a importância da argumentação no uso efetivo da linguagem. A partir dessa constatação, nosso objetivo principal é refletir sobre o lugar da argumentação no ensino, da Antiguidade aos dias atuais. Com essa finalidade, voltamos aos estudos da Retórica clássica, trazendo seus principais conceitos, verificamos o lugar da Retórica no ensino ao longo do tempo, e analisamos um capítulo do livro didático Português: Linguagens, de Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, publicado em 2005. A partir da análise, observamos que ainda hoje há espaço para os exercícios de argumentação nas aulas de Língua Portuguesa, cabendo não só ao livro didático, mas também aos professores, disponibilizar para os alunos atividades que desenvolvam sua capacidade de argumentar e que permitam que eles se transformem em sujeitos críticos e socialmente ativos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/410 |
url |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/410/418 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 3, jun/nov.2012 Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 3, jun/nov.2012 2237-6984 reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) instacron:UESC |
instname_str |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
instacron_str |
UESC |
institution |
UESC |
reponame_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
collection |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository.name.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com |
_version_ |
1809284431651799040 |