As pesquisas em educação aumentam e os problemas educacionais... Também: crítica da fragmentação do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sass, Odair
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3958
Resumo: A tendência histórica à especialização do conhecimento que alcança as distintas áreas da ciência, ainda que de modos e em diferentes graus, desdobra-se de modo notável na educação, em particular, na educação brasileira. Um dos indicadores dessa tendência é o incremento acentuado das pesquisas educacionais que se vê acompanhado contraditoriamente da persistência quando não do aumento dos problemas educacionais brasileiros. Essa resultante mostra que a tendência geral à especialização perde seu potencial progressista à medida que os conhecimentos obtidos se descolam da totalidade social promovendo mais propriamente o seu contrário regressivo: a fragmentação do conhecimento. Especialização e fragmentação são discutidas sob dois aspectos : a) o deslocamento da pesquisa em educação dos centros e institutos para os programas de pós-graduação em educação e b) a associação do conhecimento científico acumulado com a reprodução da sociedade que o fomenta.
id UFS-3_dbcb519d312f534dc31501a82798ac6d
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3958
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling As pesquisas em educação aumentam e os problemas educacionais... Também: crítica da fragmentação do conhecimentoA tendência histórica à especialização do conhecimento que alcança as distintas áreas da ciência, ainda que de modos e em diferentes graus, desdobra-se de modo notável na educação, em particular, na educação brasileira. Um dos indicadores dessa tendência é o incremento acentuado das pesquisas educacionais que se vê acompanhado contraditoriamente da persistência quando não do aumento dos problemas educacionais brasileiros. Essa resultante mostra que a tendência geral à especialização perde seu potencial progressista à medida que os conhecimentos obtidos se descolam da totalidade social promovendo mais propriamente o seu contrário regressivo: a fragmentação do conhecimento. Especialização e fragmentação são discutidas sob dois aspectos : a) o deslocamento da pesquisa em educação dos centros e institutos para os programas de pós-graduação em educação e b) a associação do conhecimento científico acumulado com a reprodução da sociedade que o fomenta.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/395810.20952/revtee.v0i0.3958Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 169-180Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 169-180Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 169-180Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 169-1802358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3958/3314Sass, Odairinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T19:05:52Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3958Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:05:52Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv As pesquisas em educação aumentam e os problemas educacionais... Também: crítica da fragmentação do conhecimento
title As pesquisas em educação aumentam e os problemas educacionais... Também: crítica da fragmentação do conhecimento
spellingShingle As pesquisas em educação aumentam e os problemas educacionais... Também: crítica da fragmentação do conhecimento
Sass, Odair
title_short As pesquisas em educação aumentam e os problemas educacionais... Também: crítica da fragmentação do conhecimento
title_full As pesquisas em educação aumentam e os problemas educacionais... Também: crítica da fragmentação do conhecimento
title_fullStr As pesquisas em educação aumentam e os problemas educacionais... Também: crítica da fragmentação do conhecimento
title_full_unstemmed As pesquisas em educação aumentam e os problemas educacionais... Também: crítica da fragmentação do conhecimento
title_sort As pesquisas em educação aumentam e os problemas educacionais... Também: crítica da fragmentação do conhecimento
author Sass, Odair
author_facet Sass, Odair
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sass, Odair
description A tendência histórica à especialização do conhecimento que alcança as distintas áreas da ciência, ainda que de modos e em diferentes graus, desdobra-se de modo notável na educação, em particular, na educação brasileira. Um dos indicadores dessa tendência é o incremento acentuado das pesquisas educacionais que se vê acompanhado contraditoriamente da persistência quando não do aumento dos problemas educacionais brasileiros. Essa resultante mostra que a tendência geral à especialização perde seu potencial progressista à medida que os conhecimentos obtidos se descolam da totalidade social promovendo mais propriamente o seu contrário regressivo: a fragmentação do conhecimento. Especialização e fragmentação são discutidas sob dois aspectos : a) o deslocamento da pesquisa em educação dos centros e institutos para os programas de pós-graduação em educação e b) a associação do conhecimento científico acumulado com a reprodução da sociedade que o fomenta.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3958
10.20952/revtee.v0i0.3958
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3958
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.3958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3958/3314
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 169-180
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 169-180
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 169-180
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 169-180
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181336854528