As pesquisas em educação aumentam e os problemas educacionais... Também: crítica da fragmentação do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3958 |
Resumo: | A tendência histórica à especialização do conhecimento que alcança as distintas áreas da ciência, ainda que de modos e em diferentes graus, desdobra-se de modo notável na educação, em particular, na educação brasileira. Um dos indicadores dessa tendência é o incremento acentuado das pesquisas educacionais que se vê acompanhado contraditoriamente da persistência quando não do aumento dos problemas educacionais brasileiros. Essa resultante mostra que a tendência geral à especialização perde seu potencial progressista à medida que os conhecimentos obtidos se descolam da totalidade social promovendo mais propriamente o seu contrário regressivo: a fragmentação do conhecimento. Especialização e fragmentação são discutidas sob dois aspectos : a) o deslocamento da pesquisa em educação dos centros e institutos para os programas de pós-graduação em educação e b) a associação do conhecimento científico acumulado com a reprodução da sociedade que o fomenta. |
id |
UFS-3_dbcb519d312f534dc31501a82798ac6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3958 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As pesquisas em educação aumentam e os problemas educacionais... Também: crítica da fragmentação do conhecimentoA tendência histórica à especialização do conhecimento que alcança as distintas áreas da ciência, ainda que de modos e em diferentes graus, desdobra-se de modo notável na educação, em particular, na educação brasileira. Um dos indicadores dessa tendência é o incremento acentuado das pesquisas educacionais que se vê acompanhado contraditoriamente da persistência quando não do aumento dos problemas educacionais brasileiros. Essa resultante mostra que a tendência geral à especialização perde seu potencial progressista à medida que os conhecimentos obtidos se descolam da totalidade social promovendo mais propriamente o seu contrário regressivo: a fragmentação do conhecimento. Especialização e fragmentação são discutidas sob dois aspectos : a) o deslocamento da pesquisa em educação dos centros e institutos para os programas de pós-graduação em educação e b) a associação do conhecimento científico acumulado com a reprodução da sociedade que o fomenta.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/395810.20952/revtee.v0i0.3958Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 169-180Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 169-180Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 169-180Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 169-1802358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3958/3314Sass, Odairinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T19:05:52Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3958Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:05:52Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As pesquisas em educação aumentam e os problemas educacionais... Também: crítica da fragmentação do conhecimento |
title |
As pesquisas em educação aumentam e os problemas educacionais... Também: crítica da fragmentação do conhecimento |
spellingShingle |
As pesquisas em educação aumentam e os problemas educacionais... Também: crítica da fragmentação do conhecimento Sass, Odair |
title_short |
As pesquisas em educação aumentam e os problemas educacionais... Também: crítica da fragmentação do conhecimento |
title_full |
As pesquisas em educação aumentam e os problemas educacionais... Também: crítica da fragmentação do conhecimento |
title_fullStr |
As pesquisas em educação aumentam e os problemas educacionais... Também: crítica da fragmentação do conhecimento |
title_full_unstemmed |
As pesquisas em educação aumentam e os problemas educacionais... Também: crítica da fragmentação do conhecimento |
title_sort |
As pesquisas em educação aumentam e os problemas educacionais... Também: crítica da fragmentação do conhecimento |
author |
Sass, Odair |
author_facet |
Sass, Odair |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sass, Odair |
description |
A tendência histórica à especialização do conhecimento que alcança as distintas áreas da ciência, ainda que de modos e em diferentes graus, desdobra-se de modo notável na educação, em particular, na educação brasileira. Um dos indicadores dessa tendência é o incremento acentuado das pesquisas educacionais que se vê acompanhado contraditoriamente da persistência quando não do aumento dos problemas educacionais brasileiros. Essa resultante mostra que a tendência geral à especialização perde seu potencial progressista à medida que os conhecimentos obtidos se descolam da totalidade social promovendo mais propriamente o seu contrário regressivo: a fragmentação do conhecimento. Especialização e fragmentação são discutidas sob dois aspectos : a) o deslocamento da pesquisa em educação dos centros e institutos para os programas de pós-graduação em educação e b) a associação do conhecimento científico acumulado com a reprodução da sociedade que o fomenta. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3958 10.20952/revtee.v0i0.3958 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3958 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.3958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3958/3314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 169-180 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 169-180 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 169-180 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 169-180 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181336854528 |