Dialogando com narrativas digitais e aprendizagens nos terreiros de candomblé
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3450 |
Resumo: | Este ensaio tem o objetivo de propor um diálogo entre narrativas digitais e aprendizagens em terreiros de Candomblé por meio da apresentação e discussão de dois casos. O eixo da análise recai sobre as diversas redes educativas que se entrelaçam cotidianamente nos terreiros de Candomblé, ultrapassando os seus limites físicos e alcançando o ciberespaço, entendido como um espaço desterritorializante, sem controle centralizado e que existe em potência em um hipertexto mundial interativo, por meio de diversas narrativas digitais. Redes educativas nos formam com processos pedagógicos específicos e nelas nos modificamos, contribuindo para as mudanças que se processam em fluxo e cotidianamente. Os cotidianos representam um local de produção e recriação de conhecimentos e significações. As aprendizagens nos terreiros acontecem tradicionalmente de forma oral. Com o advento da internet e das novas tecnologias da informação e da comunicação, esses saberes podem se espalhar indefinidamente, constituindo novas redes educativas. Como essas narrativas digitais alteram e recriam os cotidianos nos terreiros? De que formas os adeptos do Candomblé atuam sobre essas narrativas, produzindo-as, discutindo-as e modificando-as? Essas são algumas questões que foram discutidas neste ensaio. Para tanto, foram mapeados rastros dessas narrativas digitais em ambos os casos apresentados com o dispositivo da observação participante de candomblecistas em páginas específicas no Facebook, bem como por meio de entrevistas online e presenciais. Os principais parceiros intelectuais são autores que pesquisam a cibercultura, as redes educativas e os cotidianos nos terreiros.Palavras-chave: Candomblé; narrativas digitais; redes ed |
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Dialogando com narrativas digitais e aprendizagens nos terreiros de candombléEste ensaio tem o objetivo de propor um diálogo entre narrativas digitais e aprendizagens em terreiros de Candomblé por meio da apresentação e discussão de dois casos. O eixo da análise recai sobre as diversas redes educativas que se entrelaçam cotidianamente nos terreiros de Candomblé, ultrapassando os seus limites físicos e alcançando o ciberespaço, entendido como um espaço desterritorializante, sem controle centralizado e que existe em potência em um hipertexto mundial interativo, por meio de diversas narrativas digitais. Redes educativas nos formam com processos pedagógicos específicos e nelas nos modificamos, contribuindo para as mudanças que se processam em fluxo e cotidianamente. Os cotidianos representam um local de produção e recriação de conhecimentos e significações. As aprendizagens nos terreiros acontecem tradicionalmente de forma oral. Com o advento da internet e das novas tecnologias da informação e da comunicação, esses saberes podem se espalhar indefinidamente, constituindo novas redes educativas. Como essas narrativas digitais alteram e recriam os cotidianos nos terreiros? De que formas os adeptos do Candomblé atuam sobre essas narrativas, produzindo-as, discutindo-as e modificando-as? Essas são algumas questões que foram discutidas neste ensaio. Para tanto, foram mapeados rastros dessas narrativas digitais em ambos os casos apresentados com o dispositivo da observação participante de candomblecistas em páginas específicas no Facebook, bem como por meio de entrevistas online e presenciais. Os principais parceiros intelectuais são autores que pesquisam a cibercultura, as redes educativas e os cotidianos nos terreiros.Palavras-chave: Candomblé; narrativas digitais; redes edRevista Tempos e Espaços em Educação2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/345010.20952/revtee.v0i0.3450Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 45-52Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 14 (2014): Setembro-Dezembro; 45-52Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 45-52Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 45-522358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3450/3013Pereira, Máira Conceição AlvesCaputo, Stela Guedesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:59:06Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3450Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:59:06Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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