Pesquisas sobre o ensino da Literatura no período de 2008 a 2018: o que revelam e as lições que ficam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nichio, Elaine Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pacífico, Juracy Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14364
Resumo: O artigo é resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito da pós-graduação e apresenta o que vem sendo discutido sobre o ensino da literatura no Brasil. O estudo buscou responder à questão: o que evidenciam as referidas pesquisas sobre a temática e quais referenciais são basilares para as análises. Foi desenvolvido por meio de pesquisa do tipo estado do conhecimento em teses e dissertações, publicadas no período de 2008 a 2018, no portal domínio público e em programas de pós-graduação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Os dados foram levantados a partir dos descritores “literatura” e “ensino de literatura”. Os resultados apontam que há dificuldade para distinguir aula de literatura e aula de língua portuguesa. Notou-se a preocupação em tornar o ensino motivador. Os cursos da UNIR apresentam pesquisas, no âmbito da literatura, mas voltadas à crítica literária. Conclui-se que preponderam as pesquisas no campo teórico da literatura. Bakhtin (1997), Candido (2011), Cosson (2006; 2014) e Freire (1979; 1988; 1997; 2007) foram as principais bases presentes nos estudos que associam teoria e prática.
id UFS-3_df41f7f111ef050dc1c4a5df4bf71190
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14364
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Pesquisas sobre o ensino da Literatura no período de 2008 a 2018: o que revelam e as lições que ficamEnsino de Literatura. Educação Escolar. Formação Docente.O artigo é resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito da pós-graduação e apresenta o que vem sendo discutido sobre o ensino da literatura no Brasil. O estudo buscou responder à questão: o que evidenciam as referidas pesquisas sobre a temática e quais referenciais são basilares para as análises. Foi desenvolvido por meio de pesquisa do tipo estado do conhecimento em teses e dissertações, publicadas no período de 2008 a 2018, no portal domínio público e em programas de pós-graduação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Os dados foram levantados a partir dos descritores “literatura” e “ensino de literatura”. Os resultados apontam que há dificuldade para distinguir aula de literatura e aula de língua portuguesa. Notou-se a preocupação em tornar o ensino motivador. Os cursos da UNIR apresentam pesquisas, no âmbito da literatura, mas voltadas à crítica literária. Conclui-se que preponderam as pesquisas no campo teórico da literatura. Bakhtin (1997), Candido (2011), Cosson (2006; 2014) e Freire (1979; 1988; 1997; 2007) foram as principais bases presentes nos estudos que associam teoria e prática.El artículo es el resultado de una investigación postdoctoral y lo presenta discutido en la literatura de Brasil. El estudio dará respuesta a la pregunta: quiénes mencionaron investigaciones sobre el tema y quiénes son referentes básicos para losanálisis. Se desarrolló a través de la investigación sobre vanguardiaéntesis y disertaciones, publicadas entre 2008 y 2018, en un portal de dominio público y en programas de posgrado de la Universidad Federal de Rondônia (UNIR). Los datos se obtuvieron de los descriptores de "literatura" y "enseñanza de la literatura". Los resultados muestran que es difícil distinguir entre literatura y clases de lengua portuguesa. Señalólapreocupación por encontrar esa laenseñanzasea motivadora. Los cursos de la UNUN presentan investigaciones, en el ámbito de la literatura, pero centradas en la crítica literaria. Se concluye que predomina el campo teórico de la literatura. Bakhtin (1997), Candido (2011), Cosson (2006; 2014) y Freire (1979; 1988; 1997; 2007) fueron las principales bases presentes en los estudios que combinan y practican.The article is the result of research developed at the postgraduate level and presents what has been discussed about the teaching of literature in Brazil. The study sought to answer the question: what do the aforementioned researches on the theme show and which references are basic for the analyzes. It was developed through state-of-the-art research in theses and dissertations, published between 2008 and 2018, on the public domain portal and in graduate programs at the Federal University of Rondônia (UNIR). The data were collected from the descriptors "literature" and "teaching of literature". The results show that it is difficult to distinguish between literature class and Portuguese language class. The concern with making teaching motivating was noted. UNIR courses present research, within the scope of literature, but focused on literary criticism. It is concluded that research in the theoretical field of literature predominated. Bakhtin (1997), Candido (2011), Cosson (2006; 2014) and Freire (1979; 1988; 1997; 2007) were the main bases present in studies that combine theory and practice.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1436410.20952/revtee.v13i32.14364Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-23Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-23Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-23Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-232358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14364/10942Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNichio, Elaine RodriguesPacífico, Juracy Machado2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14364Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisas sobre o ensino da Literatura no período de 2008 a 2018: o que revelam e as lições que ficam
title Pesquisas sobre o ensino da Literatura no período de 2008 a 2018: o que revelam e as lições que ficam
spellingShingle Pesquisas sobre o ensino da Literatura no período de 2008 a 2018: o que revelam e as lições que ficam
Nichio, Elaine Rodrigues
Ensino de Literatura. Educação Escolar. Formação Docente.
title_short Pesquisas sobre o ensino da Literatura no período de 2008 a 2018: o que revelam e as lições que ficam
title_full Pesquisas sobre o ensino da Literatura no período de 2008 a 2018: o que revelam e as lições que ficam
title_fullStr Pesquisas sobre o ensino da Literatura no período de 2008 a 2018: o que revelam e as lições que ficam
title_full_unstemmed Pesquisas sobre o ensino da Literatura no período de 2008 a 2018: o que revelam e as lições que ficam
title_sort Pesquisas sobre o ensino da Literatura no período de 2008 a 2018: o que revelam e as lições que ficam
author Nichio, Elaine Rodrigues
author_facet Nichio, Elaine Rodrigues
Pacífico, Juracy Machado
author_role author
author2 Pacífico, Juracy Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nichio, Elaine Rodrigues
Pacífico, Juracy Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Literatura. Educação Escolar. Formação Docente.
topic Ensino de Literatura. Educação Escolar. Formação Docente.
description O artigo é resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito da pós-graduação e apresenta o que vem sendo discutido sobre o ensino da literatura no Brasil. O estudo buscou responder à questão: o que evidenciam as referidas pesquisas sobre a temática e quais referenciais são basilares para as análises. Foi desenvolvido por meio de pesquisa do tipo estado do conhecimento em teses e dissertações, publicadas no período de 2008 a 2018, no portal domínio público e em programas de pós-graduação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Os dados foram levantados a partir dos descritores “literatura” e “ensino de literatura”. Os resultados apontam que há dificuldade para distinguir aula de literatura e aula de língua portuguesa. Notou-se a preocupação em tornar o ensino motivador. Os cursos da UNIR apresentam pesquisas, no âmbito da literatura, mas voltadas à crítica literária. Conclui-se que preponderam as pesquisas no campo teórico da literatura. Bakhtin (1997), Candido (2011), Cosson (2006; 2014) e Freire (1979; 1988; 1997; 2007) foram as principais bases presentes nos estudos que associam teoria e prática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14364
10.20952/revtee.v13i32.14364
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14364
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v13i32.14364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14364/10942
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-23
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-23
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-23
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-23
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875183326003200