O que dizem as pesquisas que investigaram a temática “professor alfabetizador” no Brasil no período de 2010 a 2018?
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5011 |
Resumo: | A presente pesquisa objetiva analisar o que dizem as Teses e Dissertações disponíveis na Biblioteca no banco de dados da CAPES e BDTD sobre professor alfabetizador. Para atender ao objetivo proposto, foram analisadas 113 pesquisas distribuídas entre os anos de 2010 a 2018. A partir da leitura dos resumos, identificou-se o ano de produção, as temáticas estudadas, o percurso metodológico utilizado e o aporte teórico. Para dialogar com este estudo, foram utilizadas as contribuições de André (2009, 2010); Mortatti (2010, 2013, 2014); Soares (2014, 2016), Nóvoa (2009), Imbernón (2010) e Garcia (1992, 2012). Os resultados evidenciaram um grande número de pesquisas que investigaram as políticas destinadas à formação do professor alfabetizador. Embora identificadas algumas lacunas no âmbito das investigações sobre o professor alfabetizador no Brasil, ressalta-se que este estudo poderá contribuir para vislumbrar possíveis caminhos que forneçam subsídios para a formação docente do professor alfabetizador |
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O que dizem as pesquisas que investigaram a temática “professor alfabetizador” no Brasil no período de 2010 a 2018?Estado da questãoAlfabetizaçãoProfessor alfabetizadorFormação docenteA presente pesquisa objetiva analisar o que dizem as Teses e Dissertações disponíveis na Biblioteca no banco de dados da CAPES e BDTD sobre professor alfabetizador. Para atender ao objetivo proposto, foram analisadas 113 pesquisas distribuídas entre os anos de 2010 a 2018. A partir da leitura dos resumos, identificou-se o ano de produção, as temáticas estudadas, o percurso metodológico utilizado e o aporte teórico. Para dialogar com este estudo, foram utilizadas as contribuições de André (2009, 2010); Mortatti (2010, 2013, 2014); Soares (2014, 2016), Nóvoa (2009), Imbernón (2010) e Garcia (1992, 2012). Os resultados evidenciaram um grande número de pesquisas que investigaram as políticas destinadas à formação do professor alfabetizador. Embora identificadas algumas lacunas no âmbito das investigações sobre o professor alfabetizador no Brasil, ressalta-se que este estudo poderá contribuir para vislumbrar possíveis caminhos que forneçam subsídios para a formação docente do professor alfabetizadorEDUEMG2021-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/501110.24934/eef.v24i42.5011Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 194-220Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 194-220Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 194-2202317-00931519-332210.24934/eef.v24i42reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5011/3347Copyright (c) 2021 JULIANA PEDROSO BRUNS, RITA BUZZI RAUSCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessBruns, Juliana PedrosoRausch, Rita Buzzi2021-07-14T17:14:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5011Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-07-14T17:14:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
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