“Formação ou Conformação?” Crítica à Negação ao “Ato de Ensinar” na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Altino José Martins
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Filho, Lourival José Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2189
Resumo: Este artigo foi elaborado com o intuito de apresentar algumas idéias acerca do debate teórico sobre a formação do professor de educação infantil.  A temática é discutida a partir de sua contextualização sócio-histórica, tomando como base a produção da teoria crítica. O objetivo central é trazer um conjunto de reflexões cujos temas da infância, da educação, do capitalismo e da escola se colocam intercruzados, estando correlacionados com a situação real e concreta em que se encontram as tendências educacionais sobre o trabalho educativo do professor. O texto apresenta-se subdividido em três partes: a primeira dedica-se a apresentar algumas considerações iniciais sobre a formação dos professores; a segunda analisa de forma sucinta a lógica do capitalismo e o trabalho do professor; a terceira parte discorre a respeito da desvalorização da educação escolar no âmbito da produção teórica da educação infantil.
id UFS-3_dfdb3f37de4fad15de17f4769e37513b
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2189
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling “Formação ou Conformação?” Crítica à Negação ao “Ato de Ensinar” na Educação InfantilEste artigo foi elaborado com o intuito de apresentar algumas idéias acerca do debate teórico sobre a formação do professor de educação infantil.  A temática é discutida a partir de sua contextualização sócio-histórica, tomando como base a produção da teoria crítica. O objetivo central é trazer um conjunto de reflexões cujos temas da infância, da educação, do capitalismo e da escola se colocam intercruzados, estando correlacionados com a situação real e concreta em que se encontram as tendências educacionais sobre o trabalho educativo do professor. O texto apresenta-se subdividido em três partes: a primeira dedica-se a apresentar algumas considerações iniciais sobre a formação dos professores; a segunda analisa de forma sucinta a lógica do capitalismo e o trabalho do professor; a terceira parte discorre a respeito da desvalorização da educação escolar no âmbito da produção teórica da educação infantil.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/218910.20952/revtee.v0i0.2189Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 1 Núm. 1 (2008): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 1 No 1 (2008): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 1 n. 1 (2008): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 1 No. 1 (2008): Julho-Dezembro2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2189/1860Filho, Altino José MartinsFilho, Lourival José Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-05T16:06:00Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2189Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-05T16:06Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv “Formação ou Conformação?” Crítica à Negação ao “Ato de Ensinar” na Educação Infantil
title “Formação ou Conformação?” Crítica à Negação ao “Ato de Ensinar” na Educação Infantil
spellingShingle “Formação ou Conformação?” Crítica à Negação ao “Ato de Ensinar” na Educação Infantil
Filho, Altino José Martins
title_short “Formação ou Conformação?” Crítica à Negação ao “Ato de Ensinar” na Educação Infantil
title_full “Formação ou Conformação?” Crítica à Negação ao “Ato de Ensinar” na Educação Infantil
title_fullStr “Formação ou Conformação?” Crítica à Negação ao “Ato de Ensinar” na Educação Infantil
title_full_unstemmed “Formação ou Conformação?” Crítica à Negação ao “Ato de Ensinar” na Educação Infantil
title_sort “Formação ou Conformação?” Crítica à Negação ao “Ato de Ensinar” na Educação Infantil
author Filho, Altino José Martins
author_facet Filho, Altino José Martins
Filho, Lourival José Martins
author_role author
author2 Filho, Lourival José Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filho, Altino José Martins
Filho, Lourival José Martins
description Este artigo foi elaborado com o intuito de apresentar algumas idéias acerca do debate teórico sobre a formação do professor de educação infantil.  A temática é discutida a partir de sua contextualização sócio-histórica, tomando como base a produção da teoria crítica. O objetivo central é trazer um conjunto de reflexões cujos temas da infância, da educação, do capitalismo e da escola se colocam intercruzados, estando correlacionados com a situação real e concreta em que se encontram as tendências educacionais sobre o trabalho educativo do professor. O texto apresenta-se subdividido em três partes: a primeira dedica-se a apresentar algumas considerações iniciais sobre a formação dos professores; a segunda analisa de forma sucinta a lógica do capitalismo e o trabalho do professor; a terceira parte discorre a respeito da desvalorização da educação escolar no âmbito da produção teórica da educação infantil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2189
10.20952/revtee.v0i0.2189
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2189
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.2189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2189/1860
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 1 Núm. 1 (2008): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 1 No 1 (2008): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 1 n. 1 (2008): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 1 No. 1 (2008): Julho-Dezembro
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180497993728