Conocimientos de educación especial en producciones del programa de educación de posgrado Santa Maria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Kássya Christinna Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Ivanilde Apoluceno de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17440
Resumo: Este estudo realiza o estado do conhecimento da produção acadêmica sobre Educação Especial inscrita no doutorado do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Apresenta como problemática de investigação: que saberes da Educação Especial fundamentados no referencial teórico freireano e de autores afins, desenvolvidos em ambientes não escolares, estão sendo sistematizados em teses disponíveis no repositório do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM? Objetiva identificar quais os saberes da Educação Especial estão presentes em teses disponíveis no repositório do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfico em que realiza o estado do conhecimento a partir do levantamento de teses com temáticas da Educação Especial disponíveis no repositório do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria durante o período 2020-2015. Entre os resultados perceberam-se poucos estudos referenciados a partir do constructo teórico de Paulo Freire e mesmo de autores afins; algumas categorias da Educação Especial são pouco ou não são contempladas nas produções das teses do repositório de Santa Maria, e; que a Educação Especial é um campo aberto e fecundo de produções conhecimento científico.
id UFS-3_dffc3600caaf36f067482845c89d6aae
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17440
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Conocimientos de educación especial en producciones del programa de educación de posgrado Santa MariaSpecial education knowledge in productions of the Santa Maria postgraduate education programSaberes da educação especial em produções do programa de pós-graduação em educação de Santa MariaFreirean theoretical frameworkSpecial EducationState of knowledgeEducación especialEstado del conocimientoMarco teórico freireanoEducação EspecialEstado do conhecimentoReferencial teórico freireanoEste estudo realiza o estado do conhecimento da produção acadêmica sobre Educação Especial inscrita no doutorado do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Apresenta como problemática de investigação: que saberes da Educação Especial fundamentados no referencial teórico freireano e de autores afins, desenvolvidos em ambientes não escolares, estão sendo sistematizados em teses disponíveis no repositório do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM? Objetiva identificar quais os saberes da Educação Especial estão presentes em teses disponíveis no repositório do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfico em que realiza o estado do conhecimento a partir do levantamento de teses com temáticas da Educação Especial disponíveis no repositório do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria durante o período 2020-2015. Entre os resultados perceberam-se poucos estudos referenciados a partir do constructo teórico de Paulo Freire e mesmo de autores afins; algumas categorias da Educação Especial são pouco ou não são contempladas nas produções das teses do repositório de Santa Maria, e; que a Educação Especial é um campo aberto e fecundo de produções conhecimento científico.Este estudio analiza el estado del conocimiento de la producción académica sobre Educación Especial matriculados en el programa de doctorado del Programa de Posgrado de la Universidad Federal de Santa María. Se presenta como problema de investigación: ¿Qué conocimientos de Educación Especial basados ​​en el marco teórico de Freire y autores de ideas afines, desarrollados en ambientes no escolares, están siendo sistematizados en tesis disponibles en el repositorio del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Santa María - UFSM? Tiene como objetivo identificar qué conocimientos de Educación Especial están presentes en las tesis disponibles en el repositorio del Programa de Posgrado en Educación de la UFSM. Se trata de una investigación cualitativa de tipo bibliográfica en la que se realiza el estado del conocimiento a partir del relevamiento de tesis con temática de Educación Especial disponibles en el repositorio del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Santa María durante el periodo 2020-2015 . Entre los resultados, hubo pocos estudios referenciados desde el constructo teórico de Paulo Freire e incluso y autores de ideas afines; algunas categorías de Educación Especial son poco o nada contempladas en la producción de tesis en el repositorio Santa María, y; que la Educación Especial es un campo abierto y fértil de producción de conocimiento científico.This study analyzes the state of knowledge of the academic production about Special Education enrolled in the doctoral program of the Graduate Program at the Federal University of Santa Maria. It presents as a research problem: that Special Education knowledge based on Freire's theoretical framework and similar authors, developed in non-school environments, are being systematized in theses available in the repository of the Graduate Program in Education of the Federal University of Santa Maria - UFSM? It aims to identify which Special Education knowledge is present in theses available in the repository of the Postgraduate Program in Education at UFSM. This is qualitative research of the bibliographic type in which it carries out the state of knowledge from the survey of theses with Special Education themes available in the repository of the Graduate Program in Education of the Federal University of Santa Maria during the period 2020-2015. Among the results, there were few studies referenced from the theoretical construct of Paulo Freire and even similar authors; some categories of Special Education are little or not contemplated in the production of theses in the Santa Maria repository, and Special Education is an open and fertile field of scientific knowledge production.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1744010.20952/revtee.v15i34.17440Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17440Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17440Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17440Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e174402358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSengporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17440/12731https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17440/12732https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17440/13985Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Kássya Christinna OliveiraOliveira, Ivanilde Apoluceno de2023-06-08T02:40:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17440Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-08T02:40:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Conocimientos de educación especial en producciones del programa de educación de posgrado Santa Maria
Special education knowledge in productions of the Santa Maria postgraduate education program
Saberes da educação especial em produções do programa de pós-graduação em educação de Santa Maria
title Conocimientos de educación especial en producciones del programa de educación de posgrado Santa Maria
spellingShingle Conocimientos de educación especial en producciones del programa de educación de posgrado Santa Maria
Rodrigues, Kássya Christinna Oliveira
Freirean theoretical framework
Special Education
State of knowledge
Educación especial
Estado del conocimiento
Marco teórico freireano
Educação Especial
Estado do conhecimento
Referencial teórico freireano
title_short Conocimientos de educación especial en producciones del programa de educación de posgrado Santa Maria
title_full Conocimientos de educación especial en producciones del programa de educación de posgrado Santa Maria
title_fullStr Conocimientos de educación especial en producciones del programa de educación de posgrado Santa Maria
title_full_unstemmed Conocimientos de educación especial en producciones del programa de educación de posgrado Santa Maria
title_sort Conocimientos de educación especial en producciones del programa de educación de posgrado Santa Maria
author Rodrigues, Kássya Christinna Oliveira
author_facet Rodrigues, Kássya Christinna Oliveira
Oliveira, Ivanilde Apoluceno de
author_role author
author2 Oliveira, Ivanilde Apoluceno de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Kássya Christinna Oliveira
Oliveira, Ivanilde Apoluceno de
dc.subject.por.fl_str_mv Freirean theoretical framework
Special Education
State of knowledge
Educación especial
Estado del conocimiento
Marco teórico freireano
Educação Especial
Estado do conhecimento
Referencial teórico freireano
topic Freirean theoretical framework
Special Education
State of knowledge
Educación especial
Estado del conocimiento
Marco teórico freireano
Educação Especial
Estado do conhecimento
Referencial teórico freireano
description Este estudo realiza o estado do conhecimento da produção acadêmica sobre Educação Especial inscrita no doutorado do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Apresenta como problemática de investigação: que saberes da Educação Especial fundamentados no referencial teórico freireano e de autores afins, desenvolvidos em ambientes não escolares, estão sendo sistematizados em teses disponíveis no repositório do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM? Objetiva identificar quais os saberes da Educação Especial estão presentes em teses disponíveis no repositório do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfico em que realiza o estado do conhecimento a partir do levantamento de teses com temáticas da Educação Especial disponíveis no repositório do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria durante o período 2020-2015. Entre os resultados perceberam-se poucos estudos referenciados a partir do constructo teórico de Paulo Freire e mesmo de autores afins; algumas categorias da Educação Especial são pouco ou não são contempladas nas produções das teses do repositório de Santa Maria, e; que a Educação Especial é um campo aberto e fecundo de produções conhecimento científico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17440
10.20952/revtee.v15i34.17440
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17440
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v15i34.17440
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17440/12731
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17440/12732
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17440/13985
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17440
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17440
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17440
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e17440
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875184882089984