Conocimientos de educación especial en producciones del programa de educación de posgrado Santa Maria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17440 |
Resumo: | Este estudo realiza o estado do conhecimento da produção acadêmica sobre Educação Especial inscrita no doutorado do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Apresenta como problemática de investigação: que saberes da Educação Especial fundamentados no referencial teórico freireano e de autores afins, desenvolvidos em ambientes não escolares, estão sendo sistematizados em teses disponíveis no repositório do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM? Objetiva identificar quais os saberes da Educação Especial estão presentes em teses disponíveis no repositório do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfico em que realiza o estado do conhecimento a partir do levantamento de teses com temáticas da Educação Especial disponíveis no repositório do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria durante o período 2020-2015. Entre os resultados perceberam-se poucos estudos referenciados a partir do constructo teórico de Paulo Freire e mesmo de autores afins; algumas categorias da Educação Especial são pouco ou não são contempladas nas produções das teses do repositório de Santa Maria, e; que a Educação Especial é um campo aberto e fecundo de produções conhecimento científico. |
id |
UFS-3_dffc3600caaf36f067482845c89d6aae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17440 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conocimientos de educación especial en producciones del programa de educación de posgrado Santa MariaSpecial education knowledge in productions of the Santa Maria postgraduate education programSaberes da educação especial em produções do programa de pós-graduação em educação de Santa MariaFreirean theoretical frameworkSpecial EducationState of knowledgeEducación especialEstado del conocimientoMarco teórico freireanoEducação EspecialEstado do conhecimentoReferencial teórico freireanoEste estudo realiza o estado do conhecimento da produção acadêmica sobre Educação Especial inscrita no doutorado do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Apresenta como problemática de investigação: que saberes da Educação Especial fundamentados no referencial teórico freireano e de autores afins, desenvolvidos em ambientes não escolares, estão sendo sistematizados em teses disponíveis no repositório do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM? Objetiva identificar quais os saberes da Educação Especial estão presentes em teses disponíveis no repositório do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfico em que realiza o estado do conhecimento a partir do levantamento de teses com temáticas da Educação Especial disponíveis no repositório do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria durante o período 2020-2015. Entre os resultados perceberam-se poucos estudos referenciados a partir do constructo teórico de Paulo Freire e mesmo de autores afins; algumas categorias da Educação Especial são pouco ou não são contempladas nas produções das teses do repositório de Santa Maria, e; que a Educação Especial é um campo aberto e fecundo de produções conhecimento científico.Este estudio analiza el estado del conocimiento de la producción académica sobre Educación Especial matriculados en el programa de doctorado del Programa de Posgrado de la Universidad Federal de Santa María. Se presenta como problema de investigación: ¿Qué conocimientos de Educación Especial basados en el marco teórico de Freire y autores de ideas afines, desarrollados en ambientes no escolares, están siendo sistematizados en tesis disponibles en el repositorio del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Santa María - UFSM? Tiene como objetivo identificar qué conocimientos de Educación Especial están presentes en las tesis disponibles en el repositorio del Programa de Posgrado en Educación de la UFSM. Se trata de una investigación cualitativa de tipo bibliográfica en la que se realiza el estado del conocimiento a partir del relevamiento de tesis con temática de Educación Especial disponibles en el repositorio del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Santa María durante el periodo 2020-2015 . Entre los resultados, hubo pocos estudios referenciados desde el constructo teórico de Paulo Freire e incluso y autores de ideas afines; algunas categorías de Educación Especial son poco o nada contempladas en la producción de tesis en el repositorio Santa María, y; que la Educación Especial es un campo abierto y fértil de producción de conocimiento científico.This study analyzes the state of knowledge of the academic production about Special Education enrolled in the doctoral program of the Graduate Program at the Federal University of Santa Maria. It presents as a research problem: that Special Education knowledge based on Freire's theoretical framework and similar authors, developed in non-school environments, are being systematized in theses available in the repository of the Graduate Program in Education of the Federal University of Santa Maria - UFSM? It aims to identify which Special Education knowledge is present in theses available in the repository of the Postgraduate Program in Education at UFSM. This is qualitative research of the bibliographic type in which it carries out the state of knowledge from the survey of theses with Special Education themes available in the repository of the Graduate Program in Education of the Federal University of Santa Maria during the period 2020-2015. Among the results, there were few studies referenced from the theoretical construct of Paulo Freire and even similar authors; some categories of Special Education are little or not contemplated in the production of theses in the Santa Maria repository, and Special Education is an open and fertile field of scientific knowledge production.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1744010.20952/revtee.v15i34.17440Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17440Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17440Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17440Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e174402358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSengporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17440/12731https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17440/12732https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17440/13985Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Kássya Christinna OliveiraOliveira, Ivanilde Apoluceno de2023-06-08T02:40:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17440Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-08T02:40:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conocimientos de educación especial en producciones del programa de educación de posgrado Santa Maria Special education knowledge in productions of the Santa Maria postgraduate education program Saberes da educação especial em produções do programa de pós-graduação em educação de Santa Maria |
title |
Conocimientos de educación especial en producciones del programa de educación de posgrado Santa Maria |
spellingShingle |
Conocimientos de educación especial en producciones del programa de educación de posgrado Santa Maria Rodrigues, Kássya Christinna Oliveira Freirean theoretical framework Special Education State of knowledge Educación especial Estado del conocimiento Marco teórico freireano Educação Especial Estado do conhecimento Referencial teórico freireano |
title_short |
Conocimientos de educación especial en producciones del programa de educación de posgrado Santa Maria |
title_full |
Conocimientos de educación especial en producciones del programa de educación de posgrado Santa Maria |
title_fullStr |
Conocimientos de educación especial en producciones del programa de educación de posgrado Santa Maria |
title_full_unstemmed |
Conocimientos de educación especial en producciones del programa de educación de posgrado Santa Maria |
title_sort |
Conocimientos de educación especial en producciones del programa de educación de posgrado Santa Maria |
author |
Rodrigues, Kássya Christinna Oliveira |
author_facet |
Rodrigues, Kássya Christinna Oliveira Oliveira, Ivanilde Apoluceno de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Ivanilde Apoluceno de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Kássya Christinna Oliveira Oliveira, Ivanilde Apoluceno de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Freirean theoretical framework Special Education State of knowledge Educación especial Estado del conocimiento Marco teórico freireano Educação Especial Estado do conhecimento Referencial teórico freireano |
topic |
Freirean theoretical framework Special Education State of knowledge Educación especial Estado del conocimiento Marco teórico freireano Educação Especial Estado do conhecimento Referencial teórico freireano |
description |
Este estudo realiza o estado do conhecimento da produção acadêmica sobre Educação Especial inscrita no doutorado do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Apresenta como problemática de investigação: que saberes da Educação Especial fundamentados no referencial teórico freireano e de autores afins, desenvolvidos em ambientes não escolares, estão sendo sistematizados em teses disponíveis no repositório do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM? Objetiva identificar quais os saberes da Educação Especial estão presentes em teses disponíveis no repositório do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfico em que realiza o estado do conhecimento a partir do levantamento de teses com temáticas da Educação Especial disponíveis no repositório do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria durante o período 2020-2015. Entre os resultados perceberam-se poucos estudos referenciados a partir do constructo teórico de Paulo Freire e mesmo de autores afins; algumas categorias da Educação Especial são pouco ou não são contempladas nas produções das teses do repositório de Santa Maria, e; que a Educação Especial é um campo aberto e fecundo de produções conhecimento científico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17440 10.20952/revtee.v15i34.17440 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17440 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v15i34.17440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17440/12731 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17440/12732 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17440/13985 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17440 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17440 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17440 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e17440 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875184882089984 |