CONCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE O TEMA SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9189 |
Resumo: | A educação física escolar é um importante instrumento para promover a qualidade de vida e a educação integral do ser humano, através do desenvolvimento motor, social, cognitivo, afetivo e trazendo as aulas questões que permeiam o diversificado campo da saúde. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar as percepções dos docentes sobre o tema saúde e sua relação com saberes e experiências profissionais. Para tal foram realizadas entrevistas com 4 professores de educação física escolar, observações e análises de documentos em escolas municipais do Vale do Rio dos Sinos. Como resultado, foi possível constatar que no ambiente escolar os educadores físicos pouco recorrem ao uso do tema/conteúdo saúde, ao contrário, ministram aulas baseadas quase que exclusivamente em desportos coletivos. Assim fica sinalizado que no contexto escolar, as aulas são desconexas aos objetivos propostos nos Planos de Estudos. |
id |
UFS-3_e5619e2db32c1049c32a81868a095b6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9189 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE O TEMA SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAISA educação física escolar é um importante instrumento para promover a qualidade de vida e a educação integral do ser humano, através do desenvolvimento motor, social, cognitivo, afetivo e trazendo as aulas questões que permeiam o diversificado campo da saúde. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar as percepções dos docentes sobre o tema saúde e sua relação com saberes e experiências profissionais. Para tal foram realizadas entrevistas com 4 professores de educação física escolar, observações e análises de documentos em escolas municipais do Vale do Rio dos Sinos. Como resultado, foi possível constatar que no ambiente escolar os educadores físicos pouco recorrem ao uso do tema/conteúdo saúde, ao contrário, ministram aulas baseadas quase que exclusivamente em desportos coletivos. Assim fica sinalizado que no contexto escolar, as aulas são desconexas aos objetivos propostos nos Planos de Estudos.Revista Tempos e Espaços em Educação2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/918910.20952/revtee.v12i30.9189Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 47-64Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 47-64Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 47-64Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 47-642358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9189/pdfCopyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessIracema Lenhart, JaquelineSanfelice, Gustavo RoeseBranca Moron, VictóriaBolzan Berlese, Deniseda Silva Pinto, Aline2022-02-09T17:12:28Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9189Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T17:12:28Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE O TEMA SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS |
title |
CONCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE O TEMA SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS |
spellingShingle |
CONCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE O TEMA SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS Iracema Lenhart, Jaqueline |
title_short |
CONCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE O TEMA SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS |
title_full |
CONCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE O TEMA SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS |
title_fullStr |
CONCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE O TEMA SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE O TEMA SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS |
title_sort |
CONCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE O TEMA SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS |
author |
Iracema Lenhart, Jaqueline |
author_facet |
Iracema Lenhart, Jaqueline Sanfelice, Gustavo Roese Branca Moron, Victória Bolzan Berlese, Denise da Silva Pinto, Aline |
author_role |
author |
author2 |
Sanfelice, Gustavo Roese Branca Moron, Victória Bolzan Berlese, Denise da Silva Pinto, Aline |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Iracema Lenhart, Jaqueline Sanfelice, Gustavo Roese Branca Moron, Victória Bolzan Berlese, Denise da Silva Pinto, Aline |
description |
A educação física escolar é um importante instrumento para promover a qualidade de vida e a educação integral do ser humano, através do desenvolvimento motor, social, cognitivo, afetivo e trazendo as aulas questões que permeiam o diversificado campo da saúde. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar as percepções dos docentes sobre o tema saúde e sua relação com saberes e experiências profissionais. Para tal foram realizadas entrevistas com 4 professores de educação física escolar, observações e análises de documentos em escolas municipais do Vale do Rio dos Sinos. Como resultado, foi possível constatar que no ambiente escolar os educadores físicos pouco recorrem ao uso do tema/conteúdo saúde, ao contrário, ministram aulas baseadas quase que exclusivamente em desportos coletivos. Assim fica sinalizado que no contexto escolar, as aulas são desconexas aos objetivos propostos nos Planos de Estudos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9189 10.20952/revtee.v12i30.9189 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9189 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v12i30.9189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9189/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 47-64 Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 47-64 Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 47-64 Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 47-64 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875182235484160 |