CONCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE O TEMA SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iracema Lenhart, Jaqueline
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sanfelice, Gustavo Roese, Branca Moron, Victória, Bolzan Berlese, Denise, da Silva Pinto, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9189
Resumo: A educação física escolar é um importante instrumento para promover a qualidade de vida e a educação integral do ser humano, através do desenvolvimento motor, social, cognitivo, afetivo e trazendo as aulas questões que permeiam o diversificado campo da saúde. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar as percepções dos docentes sobre o tema saúde e sua relação com saberes e experiências profissionais. Para tal foram realizadas entrevistas com 4 professores de educação física escolar, observações e análises de documentos em escolas municipais do Vale do Rio dos Sinos. Como resultado, foi possível constatar que no ambiente escolar os educadores físicos pouco recorrem ao uso do tema/conteúdo saúde, ao contrário, ministram aulas baseadas quase que exclusivamente em desportos coletivos. Assim fica sinalizado que no contexto escolar, as aulas são desconexas aos objetivos propostos nos Planos de Estudos.
id UFS-3_e5619e2db32c1049c32a81868a095b6c
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9189
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE O TEMA SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAISA educação física escolar é um importante instrumento para promover a qualidade de vida e a educação integral do ser humano, através do desenvolvimento motor, social, cognitivo, afetivo e trazendo as aulas questões que permeiam o diversificado campo da saúde. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar as percepções dos docentes sobre o tema saúde e sua relação com saberes e experiências profissionais. Para tal foram realizadas entrevistas com 4 professores de educação física escolar, observações e análises de documentos em escolas municipais do Vale do Rio dos Sinos. Como resultado, foi possível constatar que no ambiente escolar os educadores físicos pouco recorrem ao uso do tema/conteúdo saúde, ao contrário, ministram aulas baseadas quase que exclusivamente em desportos coletivos. Assim fica sinalizado que no contexto escolar, as aulas são desconexas aos objetivos propostos nos Planos de Estudos.Revista Tempos e Espaços em Educação2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/918910.20952/revtee.v12i30.9189Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 47-64Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 47-64Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 47-64Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 47-642358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9189/pdfCopyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessIracema Lenhart, JaquelineSanfelice, Gustavo RoeseBranca Moron, VictóriaBolzan Berlese, Deniseda Silva Pinto, Aline2022-02-09T17:12:28Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9189Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T17:12:28Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE O TEMA SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
title CONCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE O TEMA SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
spellingShingle CONCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE O TEMA SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
Iracema Lenhart, Jaqueline
title_short CONCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE O TEMA SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
title_full CONCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE O TEMA SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
title_fullStr CONCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE O TEMA SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE O TEMA SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
title_sort CONCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE O TEMA SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
author Iracema Lenhart, Jaqueline
author_facet Iracema Lenhart, Jaqueline
Sanfelice, Gustavo Roese
Branca Moron, Victória
Bolzan Berlese, Denise
da Silva Pinto, Aline
author_role author
author2 Sanfelice, Gustavo Roese
Branca Moron, Victória
Bolzan Berlese, Denise
da Silva Pinto, Aline
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Iracema Lenhart, Jaqueline
Sanfelice, Gustavo Roese
Branca Moron, Victória
Bolzan Berlese, Denise
da Silva Pinto, Aline
description A educação física escolar é um importante instrumento para promover a qualidade de vida e a educação integral do ser humano, através do desenvolvimento motor, social, cognitivo, afetivo e trazendo as aulas questões que permeiam o diversificado campo da saúde. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar as percepções dos docentes sobre o tema saúde e sua relação com saberes e experiências profissionais. Para tal foram realizadas entrevistas com 4 professores de educação física escolar, observações e análises de documentos em escolas municipais do Vale do Rio dos Sinos. Como resultado, foi possível constatar que no ambiente escolar os educadores físicos pouco recorrem ao uso do tema/conteúdo saúde, ao contrário, ministram aulas baseadas quase que exclusivamente em desportos coletivos. Assim fica sinalizado que no contexto escolar, as aulas são desconexas aos objetivos propostos nos Planos de Estudos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9189
10.20952/revtee.v12i30.9189
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9189
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v12i30.9189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9189/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 47-64
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 47-64
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 47-64
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 47-64
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182235484160