Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Míriam Martinez
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
DOI: 10.30681/reps.v6i2.9582
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9582
Resumo: Neste artigo, a partir de vozes teórico-metodológicas advindas da Educação e da Linguística Aplicada, objetiva-se abordar a complexa trama em que as concepções de homem, mundo e ciência entrecruzam com paradigmas ancorados em diferentes tempos-espaços. Essas compreensões refletem nas formas como se têm construído os saberes na docência. No contexto de ensino e aprendizagem atual, dentre os inúmeros saberes construídos pelo profissional docente, parece ser urgente que o letramento do professor compreenda o pensamento complexo como parte relevante de seu saber-fazer no contexto situado que é o seu local de trabalho. Palavras-chave: mudanças paradigmáticas; complexidade; letramento do professor.
id UNEMAT-1_c585e76de17ac6db2ed23583ac12f6ca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9582
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
spelling Implicação das concepções da ciência para os saberes docentesNeste artigo, a partir de vozes teórico-metodológicas advindas da Educação e da Linguística Aplicada, objetiva-se abordar a complexa trama em que as concepções de homem, mundo e ciência entrecruzam com paradigmas ancorados em diferentes tempos-espaços. Essas compreensões refletem nas formas como se têm construído os saberes na docência. No contexto de ensino e aprendizagem atual, dentre os inúmeros saberes construídos pelo profissional docente, parece ser urgente que o letramento do professor compreenda o pensamento complexo como parte relevante de seu saber-fazer no contexto situado que é o seu local de trabalho. Palavras-chave: mudanças paradigmáticas; complexidade; letramento do professor.Unemat Editora2015-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/958210.30681/reps.v6i2.9582Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 2 (2015): Articulação universidade e escola nas ações do ensino de matemática e ciências; 385-4002236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9582/5848Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuerra, Míriam Martinez2022-12-27T20:24:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9582Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:24:33Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes
title Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes
spellingShingle Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes
Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes
Guerra, Míriam Martinez
Guerra, Míriam Martinez
title_short Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes
title_full Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes
title_fullStr Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes
Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes
title_full_unstemmed Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes
Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes
title_sort Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes
author Guerra, Míriam Martinez
author_facet Guerra, Míriam Martinez
Guerra, Míriam Martinez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Míriam Martinez
description Neste artigo, a partir de vozes teórico-metodológicas advindas da Educação e da Linguística Aplicada, objetiva-se abordar a complexa trama em que as concepções de homem, mundo e ciência entrecruzam com paradigmas ancorados em diferentes tempos-espaços. Essas compreensões refletem nas formas como se têm construído os saberes na docência. No contexto de ensino e aprendizagem atual, dentre os inúmeros saberes construídos pelo profissional docente, parece ser urgente que o letramento do professor compreenda o pensamento complexo como parte relevante de seu saber-fazer no contexto situado que é o seu local de trabalho. Palavras-chave: mudanças paradigmáticas; complexidade; letramento do professor.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9582
10.30681/reps.v6i2.9582
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9582
identifier_str_mv 10.30681/reps.v6i2.9582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9582/5848
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 2 (2015): Articulação universidade e escola nas ações do ensino de matemática e ciências; 385-400
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1822181607822327809
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.30681/reps.v6i2.9582