Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
DOI: | 10.30681/reps.v6i2.9582 |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9582 |
Resumo: | Neste artigo, a partir de vozes teórico-metodológicas advindas da Educação e da Linguística Aplicada, objetiva-se abordar a complexa trama em que as concepções de homem, mundo e ciência entrecruzam com paradigmas ancorados em diferentes tempos-espaços. Essas compreensões refletem nas formas como se têm construído os saberes na docência. No contexto de ensino e aprendizagem atual, dentre os inúmeros saberes construídos pelo profissional docente, parece ser urgente que o letramento do professor compreenda o pensamento complexo como parte relevante de seu saber-fazer no contexto situado que é o seu local de trabalho. Palavras-chave: mudanças paradigmáticas; complexidade; letramento do professor. |
id |
UNEMAT-1_c585e76de17ac6db2ed23583ac12f6ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9582 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
spelling |
Implicação das concepções da ciência para os saberes docentesNeste artigo, a partir de vozes teórico-metodológicas advindas da Educação e da Linguística Aplicada, objetiva-se abordar a complexa trama em que as concepções de homem, mundo e ciência entrecruzam com paradigmas ancorados em diferentes tempos-espaços. Essas compreensões refletem nas formas como se têm construído os saberes na docência. No contexto de ensino e aprendizagem atual, dentre os inúmeros saberes construídos pelo profissional docente, parece ser urgente que o letramento do professor compreenda o pensamento complexo como parte relevante de seu saber-fazer no contexto situado que é o seu local de trabalho. Palavras-chave: mudanças paradigmáticas; complexidade; letramento do professor.Unemat Editora2015-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/958210.30681/reps.v6i2.9582Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 2 (2015): Articulação universidade e escola nas ações do ensino de matemática e ciências; 385-4002236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9582/5848Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuerra, Míriam Martinez2022-12-27T20:24:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9582Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:24:33Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes |
title |
Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes |
spellingShingle |
Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes Guerra, Míriam Martinez Guerra, Míriam Martinez |
title_short |
Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes |
title_full |
Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes |
title_fullStr |
Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes |
title_full_unstemmed |
Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes |
title_sort |
Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes |
author |
Guerra, Míriam Martinez |
author_facet |
Guerra, Míriam Martinez Guerra, Míriam Martinez |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Míriam Martinez |
description |
Neste artigo, a partir de vozes teórico-metodológicas advindas da Educação e da Linguística Aplicada, objetiva-se abordar a complexa trama em que as concepções de homem, mundo e ciência entrecruzam com paradigmas ancorados em diferentes tempos-espaços. Essas compreensões refletem nas formas como se têm construído os saberes na docência. No contexto de ensino e aprendizagem atual, dentre os inúmeros saberes construídos pelo profissional docente, parece ser urgente que o letramento do professor compreenda o pensamento complexo como parte relevante de seu saber-fazer no contexto situado que é o seu local de trabalho. Palavras-chave: mudanças paradigmáticas; complexidade; letramento do professor. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9582 10.30681/reps.v6i2.9582 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9582 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v6i2.9582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9582/5848 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 2 (2015): Articulação universidade e escola nas ações do ensino de matemática e ciências; 385-400 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1822181607822327809 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.30681/reps.v6i2.9582 |