Constituindo gêneros: sobre a produção de masculinidades e feminilidades na educação infantil
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5896 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivos compreender a relação entre educação, gênero e sexualidade e seus desdobramentos para a compreensão das relações de gênero na educação infantil; analisar as relações de gênero na educação infantil a partir da literatura produzida sobre essa questão e identifi car quaisdispositivos são acionados na constituição de masculinidades e feminilidades heteronormatizadas, além de refl etir acerca da necessidade de uma educação que esteja a serviço da igualdade entre os gêneros desde a educação infantil. Ancorados em autores como Finco (2011, 2012), Louro (2012, 2001, 2008), Felipe e Guizzo (2013), Auad (2006), Bicalho (2013), Bujes (2000), Meyer e Soares (2013), Penna (2015), dentre outros, buscamos demonstrar e ao mesmo tempo problematizar os diferentes dispositivos que as instituições escolares, especialmente as de educação infantil, acionam na produção de masculinidades e feminilidades hegemônicas. Com esta pesquisa, de cunho bibliográfi co, constatamos que as concepções, bem como as práticas educativas advindas de professores e professoras nas instituições de Educação infantil têm contribuído com a produção de estereótipos, rivalidades, exclusão e hierarquias no tratamento entre meninos e meninas e, nesse sentido, contribuem para acentuar as desigualdades de gênero que se reproduzem na sociedade, que ainda se apresenta permeada por práticas machistas, patriarcais, misóginas, homofóbicas e sexistas. |
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Constituindo gêneros: sobre a produção de masculinidades e feminilidades na educação infantilEsta pesquisa teve como objetivos compreender a relação entre educação, gênero e sexualidade e seus desdobramentos para a compreensão das relações de gênero na educação infantil; analisar as relações de gênero na educação infantil a partir da literatura produzida sobre essa questão e identifi car quaisdispositivos são acionados na constituição de masculinidades e feminilidades heteronormatizadas, além de refl etir acerca da necessidade de uma educação que esteja a serviço da igualdade entre os gêneros desde a educação infantil. Ancorados em autores como Finco (2011, 2012), Louro (2012, 2001, 2008), Felipe e Guizzo (2013), Auad (2006), Bicalho (2013), Bujes (2000), Meyer e Soares (2013), Penna (2015), dentre outros, buscamos demonstrar e ao mesmo tempo problematizar os diferentes dispositivos que as instituições escolares, especialmente as de educação infantil, acionam na produção de masculinidades e feminilidades hegemônicas. Com esta pesquisa, de cunho bibliográfi co, constatamos que as concepções, bem como as práticas educativas advindas de professores e professoras nas instituições de Educação infantil têm contribuído com a produção de estereótipos, rivalidades, exclusão e hierarquias no tratamento entre meninos e meninas e, nesse sentido, contribuem para acentuar as desigualdades de gênero que se reproduzem na sociedade, que ainda se apresenta permeada por práticas machistas, patriarcais, misóginas, homofóbicas e sexistas.Revista Tempos e Espaços em Educação2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/589610.20952/revtee.v9i20.5896Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 20 (2016): Setembro-Dezembro; 63-80Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 20 (2016): Setembro-Dezembro; 63-80Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 20 (2016): Setembro-Dezembro; 63-80Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 20 (2016): Setembro-Dezembro; 63-802358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5896/4911Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Santana, José Valdir JesusOliveira, Nakson Willian SilvaFerreira, Maria de Fátima de AndradeEugênio, Benedito Gonçalves2022-02-11T14:11:10Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5896Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T14:11:10Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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